A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUATI Questionário de Avaliação Psicológica Psicologia – 4° período Profª Márcia Ebling.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUATI Questionário de Avaliação Psicológica Psicologia – 4° período Profª Márcia Ebling."— Transcrição da apresentação:

1 QUATI Questionário de Avaliação Psicológica Psicologia – 4° período Profª Márcia Ebling

2 QUATI Questionário de Avaliação Tipológica Questionário de Avaliação Tipológica José Jorge de Morais Zacharias José Jorge de Morais Zacharias Versão II- Manual Versão II- Manual Editora Vetor Editora Vetor 5ª edição ª edição

3 Aplicação Individual ou coletiva Individual ou coletiva Entregar folha respostas Entregar folha respostas Após preenchimento entregar cadernos de questões Após preenchimento entregar cadernos de questões Ler junto com testandos as Instruções Ler junto com testandos as Instruções Espaço para dúvidas – início teste Espaço para dúvidas – início teste Não há tempo limite; média 45 minutos Não há tempo limite; média 45 minutos

4 Avaliação Corrigir folha de respostas com os Crivos de Correção: Corrigir folha de respostas com os Crivos de Correção: Crivo R1: avalia a dimensão Introversão/Extroversão Crivo R1: avalia a dimensão Introversão/Extroversão Crivo R-2: Avalia a dimensão Intuição/ Sensação Crivo R-2: Avalia a dimensão Intuição/ Sensação Crivo R-3: Avalia a dimensão Pensamento/Sentimento Crivo R-3: Avalia a dimensão Pensamento/Sentimento

5 Avaliação Procedimento: Adaptar crivo R-1 e anotar somatória respostas a e b no local indicado Adaptar crivo R-1 e anotar somatória respostas a e b no local indicado Apontar letra-código da atitude que obteve maior pontuação, no segundo espaço ( I ou E ) Apontar letra-código da atitude que obteve maior pontuação, no segundo espaço ( I ou E ) Adaptar Crivos de Correção R-2 R-3 e proceder da mesma maneira Adaptar Crivos de Correção R-2 R-3 e proceder da mesma maneira

6 Avaliação Transportar os dados para parte inferior da Folha de Respostas : RESULTADO Transportar os dados para parte inferior da Folha de Respostas : RESULTADO Quadro QUALITATIVO: transcrever letras código encontradas Quadro QUALITATIVO: transcrever letras código encontradas Quadro QUANTITATIVO: transcrever valores encontrados para R-1, R-2 e R-3 Quadro QUANTITATIVO: transcrever valores encontrados para R-1, R-2 e R-3 ATITUDE: indicar atitude encontrada ( I ou E) ATITUDE: indicar atitude encontrada ( I ou E)

7 Avaliação FUNÇÃO PRINCIPAL: indicar função que obtiver maior pontuação entre R2-e R-3 FUNÇÃO PRINCIPAL: indicar função que obtiver maior pontuação entre R2-e R-3 FUNÇÃO AUXILIAR: indicar a função que obtiver menos pontuação entre R2 e R-3 FUNÇÃO AUXILIAR: indicar a função que obtiver menos pontuação entre R2 e R-3 FUNÇÃO INFERIOR será a função oposta à FUNÇÃO PRINCIPAL FUNÇÃO INFERIOR será a função oposta à FUNÇÃO PRINCIPAL

8 Avaliação Exemplo: Exemplo: ATITUDE E Tipo: Extrovertido FUNÇÃO PRINCIPAL In Intuição FUNÇÃO AUXILIAR St Sentimento FUNÇÃO INFERIOR Ss Sensação Procurar no manual a descrição de cada um dos dezesseis tipos possíveis

9 Avaliação Exceções: Exceções: Quando resultados de R-2 e R-3 forem iguais, deverá ser indicado como FUNÇÃO PRINCIPAL a letra-código de R-2, e como FUNÇÃO AUXILIAR a letra código de R-3

10 Avaliação Quando o resultado da subtração entre os totais das respostas a e b for 0, marcar os resultados da seguinte forma: R-1 1 I R-2 1 In R-3 1 St

11 Códigos de Conversão ATITUDES ATITUDES I Introversão E Extroversão FUNÇÕES PERCEPTUAIS (irracionais) FUNÇÕES PERCEPTUAIS (irracionais) Ss Sensação In Intuição FUNÇÕES AVALIATIVAS (racionais) FUNÇÕES AVALIATIVAS (racionais) Ps Pensamento St Sentimento

12 Tipologia O questionário pretende avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz O questionário pretende avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz Duas respostas são possíveis: uma entre duas possibilidades opostas de atuação ou escolha Duas respostas são possíveis: uma entre duas possibilidades opostas de atuação ou escolha Resultados: conjunto de três códigos que definirão a atitude consciente e as funções mais ou menos desenvolvidas (ou inconscientes) Resultados: conjunto de três códigos que definirão a atitude consciente e as funções mais ou menos desenvolvidas (ou inconscientes)

13 I – O foco de atenção ATITUDE 1. Introversão – I Orienta-se por fatores subjetivos Orienta-se por fatores subjetivos Dirige sua atenção para seu mundo interior de impressões acerca do mundo Dirige sua atenção para seu mundo interior de impressões acerca do mundo Introspectivo, aprecia mais companhia do livro que de pessoas Introspectivo, aprecia mais companhia do livro que de pessoas

14 ATITUDE - Introversão Certa hesitação diante da ação necessária Certa hesitação diante da ação necessária Tende à reflexão (refletir antes de agir) Tende à reflexão (refletir antes de agir) Em geral controlado e retraído, exceto em companhia de pessoas íntimas Em geral controlado e retraído, exceto em companhia de pessoas íntimas Mais voltado para atividades solitárias e que se processam em seu interior Mais voltado para atividades solitárias e que se processam em seu interior Prefere compreender a realidade antes de se posicionar-se nela Prefere compreender a realidade antes de se posicionar-se nela

15 ATITUDE – Extroversão Extrovertido orienta-se pelo que é objetivamente dado Extrovertido orienta-se pelo que é objetivamente dado Dirige sua atenção para o mundo externo de fatos, coisas e pessoas Dirige sua atenção para o mundo externo de fatos, coisas e pessoas Aprecia a ação Aprecia a ação Expressa-se melhor falando do que escrevendo Expressa-se melhor falando do que escrevendo Gosta mais de ouvir do que ler Gosta mais de ouvir do que ler

16 ATITUDE – Extroversão Certa impulsividade diante do mundo Certa impulsividade diante do mundo Precisa experimentar as coisas e situações Precisa experimentar as coisas e situações Gosta de movimento e mudanças constantes Gosta de movimento e mudanças constantes Pode ser agressivo e agir impensadamente Pode ser agressivo e agir impensadamente Gosta de arriscar Gosta de arriscar Sempre tem uma resposta imediata para qualquer situação Sempre tem uma resposta imediata para qualquer situação

17 II – Recebendo Informações FUNÇÕES PERCEPTIVAS 1. Intuição – In Intuitivo parte do que está percebendo no momento, mas está mais interessado nos significados, nas relações e nas possibilidades futuras inerentes ao que está percebendo Intuitivo parte do que está percebendo no momento, mas está mais interessado nos significados, nas relações e nas possibilidades futuras inerentes ao que está percebendo Observa o todo e não as particularidades de uma situação Observa o todo e não as particularidades de uma situação

18 FUNÇÕES PERCEPTIVAS - Intuição Busca novas soluções, novas estratégias para os problemas Busca novas soluções, novas estratégias para os problemas Tende a farejar possibilidades Tende a farejar possibilidades Tem atitudes imprevisíveis Tem atitudes imprevisíveis Prefere planejar do que executar Prefere planejar do que executar Útil quando é necessário avaliar uma situação sem dados suficientes Útil quando é necessário avaliar uma situação sem dados suficientes

19 FUNÇÕES PERCEPTIVAS - Sensação 2. Sensação – Ss Sensitivo confia em seus órgãos do sentido para compreender objetivamente uma situação Sensitivo confia em seus órgãos do sentido para compreender objetivamente uma situação Mais interessado no aqui e agora Mais interessado no aqui e agora Prefere trabalhar com dados reais e objetivos, sendo prático e realista Prefere trabalhar com dados reais e objetivos, sendo prático e realista

20 FUNÇÕES PERCEPTIVAS - Sensação Impressão do mundo não influenciada pela imaginação Impressão do mundo não influenciada pela imaginação Observa detalhes e não se prende à visão geral do todo Observa detalhes e não se prende à visão geral do todo Facilidade para lidar com objetos e máquinas que exijam precisão e cuidados Facilidade para lidar com objetos e máquinas que exijam precisão e cuidados Prefere executar do que planejar Prefere executar do que planejar Necessita dados concretos para avaliar uma situação Necessita dados concretos para avaliar uma situação

21 III – Tomando decisões FUNÇÕES AVALIATIVAS 1. Pensamento – Os Reflexivo está atento à causalidade lógica de seus atos e dos eventos Reflexivo está atento à causalidade lógica de seus atos e dos eventos Inclui na avaliação os prós e contras e busca padrão objetivo da verdade Inclui na avaliação os prós e contras e busca padrão objetivo da verdade Gosta da organização e lógica Gosta da organização e lógica

22 FUNÇÕES AVALIATIVAS - Pensamento Baseia julgamento em padrões universais e coerentes, em vez de valores pessoais Baseia julgamento em padrões universais e coerentes, em vez de valores pessoais Voltado para a razão Voltado para a razão Muitas vezes mostra-se frio nos julgamentos Muitas vezes mostra-se frio nos julgamentos Consegue análise isenta de julgamentos pessoais Consegue análise isenta de julgamentos pessoais

23 FUNÇÕES AVALIATIVAS - Sentimento 2. Sentimento – St Ligado à dimensão valorativa das pessoas e coisas Ligado à dimensão valorativa das pessoas e coisas Sentimental toma decisões com base em seus próprios valores pessoais (ou de outras pessoas) mesmo que não tenham lógica e objetividade alguma Sentimental toma decisões com base em seus próprios valores pessoais (ou de outras pessoas) mesmo que não tenham lógica e objetividade alguma Sempre leva em conta o que sente (valor) Sempre leva em conta o que sente (valor)

24 FUNÇÕES AVALIATIVAS - Sentimento Também leva em conta os sentimentos dos outros Também leva em conta os sentimentos dos outros Voltado para as relações pessoais Voltado para as relações pessoais Receptivo e bom para lidar com as pessoas Receptivo e bom para lidar com as pessoas Forte atração pela história e pelas tradições Forte atração pela história e pelas tradições


Carregar ppt "QUATI Questionário de Avaliação Psicológica Psicologia – 4° período Profª Márcia Ebling."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google