A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO. Planejar um parágrafo é organizar de maneira sequencial as idéias no texto, fixando objetivos para cada período e para cada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO. Planejar um parágrafo é organizar de maneira sequencial as idéias no texto, fixando objetivos para cada período e para cada."— Transcrição da apresentação:

1 O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO

2 Planejar um parágrafo é organizar de maneira sequencial as idéias no texto, fixando objetivos para cada período e para cada parágrafo.

3 CARACTERÍSTICAS DO PARÁGRAFO: unidade de objetivo – significa delimitar o conjunto de informações que ocorrerão nesta unidade; deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão;

4 Criando ideias e planejando parágrafos Em primeiro lugar é importante esclarecer que as ideias não surgem do nada. As ideias não existem em um lugar específico, do qual, por algum exercício, todos podem obtê-las. As ideias existem nos livros, textos, artigos, televisão, jornais, nas pessoas, nos diálogos, etc.

5 A verdadeira fonte das ideias é a leitura constante. Desenvolver o espírito criativo e o raciocínio investigativo e curioso são importantes reforços da capacidade de expressão. É necessário fazer uma reflexão crítica da nossa enciclopédia mental, no sentido de questionarmos a quantidade e a qualidade das informações armazenadas em nossa memória.

6 Como planejar e criar ideias para um texto Investigar sobre o que eu já sei sobre o assunto – os conhecimentos prévios, os meus registros sobre o assunto. Evitar tão somente escrever espontaneamente, esperando pela iluminação ou inspiração divina.Isso pode funcionar com pessoas experientes no ramo.

7 Planejar antes de mais nada. Fazer um esboço dos tópicos e itens que sustentarão o desenvolvimento do texto (parágrafo)

8 TÓPICO FRASAL Refere-se ao fato de iniciar um parágrafo ou período que encerra uma ideia básica.

9 EXEMPLO: (tópico frasal) A racionalidade técnico- científica trouxe grande progresso material e, consequentemente, desenvolvimento que beneficiou muita gente/. Contudo, inúmeros problemas também podem ser relacionados a essa questão

10

11 O resultado da árvore é, de certa forma, um retrato de sua enciclopédia mental sobre o assunto proposto. A dificuldade em construir uma árvore temática revela que há necessidade de mais leitura e pesquisa a respeito do assunto(tema).

12 Conseguir construir a árvore e organizar os tópicos (galhos da árvore), pode significar que o texto poderá sair com mais organização, clareza(coesão), coerência, lógica, enfim, racionalidade. Sem isso, só resta a espontaneidade, que não necessariamente satisfaz os critérios de coerência, maturidade e complexidade acadêmica.

13 Outra forma de construir uma árvore é destacar um ou outro aspecto interessante. Veja o exemplo:

14

15 VAMOS CONSTRUIR UMA ÁRVORE TEMÁTICA A PARTIR DOS MACROTEMAS PROPOSTOS NO TEXTO: Problemas sociais brasileiros Política social e cultural Aspectos da televisão brasileira Ética e política Violência urbana Cidadania e responsabilidade

16 PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL No campo Na cidade Subemprego Fome Trabalho escravo Prostituição Desemprego violência Subemprego Contrato Seca Fazendas de carvão Infantil Na indústria Roubos sem carteira Assaltos assinada Tráfico

17 Como Planejar Objetivos para os parágrafos Organizar bem os parágrafos em um texto pressupõe a definição prévia de objetivos para cada um deles, planejando as idéias e desenvolvendo- as em momentos apropriados e predeterminados. Há 8 formas de planejarmos um parágrafo:

18

19 Parágrafo organizado por tempo e espaço (histórico) Dependendo do tema é importante situá-lo no tempo, dentro do seu contexto histórico, fazendo referência a sua origem.

20 Esse tipo de parágrafo (tempo e espaço) tem por função fornecer no texto uma informação cronológica, histórica, temporal sobre eventos e também informações sobre espaço.

21 O período temporal pode ser preciso (datas precisa e completas) ou impreciso (época ou sequência de eventos).

22

23 Parágrafo organizado por definição O objetivo aqui é definir um conceito teórico, uma teoria, um termo técnico, um objeto de natureza complexa, etc. Assim ele torna-se mais explicitado e o leitor passa a entendê-lo melhor. A compreensão do significado de um termo-chave é fundamental para o desenvolvimento da leitura.

24

25 Parágrafo organizado por enumeração Seu objetivo principal é listar princípios, exemplos, características fatos e eventos. A explicação se dá por itens. Veja o exemplo:

26

27 Parágrafo organizado por comparação Neste caso estabelece-se relações de comparação (associação) e de contraste (dissociação), idéias similares ou diferentes entre dois ou mais objetos eventos ou conceitos. Veja o exemplo:

28

29 No parágrafo acima há a possibilidade de se comparar uma teoria com outra, apontando semelhanças e diferenças (divergências).

30 Parágrafo organizado por causa e efeito Neste caso, o objetivo é fazer esclarecimentos sobre a questão (tema), quanto sua origem e seus resultados. Questionamentos: o quê? Por quê? Com quais resultados?

31 Parágrafo organizado por exemplificação. Assemelha-se ao parágrafo organizado por enumeração, mas diferencia-se, de maneira sutil, na intenção expressa de fornecer exemplos (concretos e não inventados) que sustentem alguma afirmação contida em um parágrafo anterior.

32

33 Parágrafo organizado por conclusão-dedução O objetivo é finalizar o texto com a argumentação na forma de uma dedução geral dos objetivos e das informações apresentadas e discutidas nos parágrafos anteriores. Não deve introduzir elementos novos. Deve limitar-se apenas em elaborar uma síntese global, uma dedução das informações dos parágrafos anteriores.

34

35 Atividade de avaliação – AV2 – 1 Selecione um dos temas propostos. Construa a partir dele uma árvore de idéias, com seqüência bem lógica, seguindo o modelo da p. 89 ou da p. 90. Redija, a partir dessa árvore, um texto de no mínimo 25 e no máximo 30 linhas, com pelo menos 4 parágrafos. A atividade deve ser entregue na próxima aula, dia ___/___/___. Qualquer atraso na entrega, terá tolerância de até uma aula, sendo que será descontado 30% da nota (ou seja, nota máxima possível será 7.0 = sete.


Carregar ppt "O PLANEJAMENTO DO PARÁGRAFO. Planejar um parágrafo é organizar de maneira sequencial as idéias no texto, fixando objetivos para cada período e para cada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google