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Temas preliminares Prof.(a): Larissa Costa Disc.: PEX I.

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1 Temas preliminares Prof.(a): Larissa Costa Disc.: PEX I

2 A finalidade dos parâmetros iniciais As etapas iniciais do plano delineiam os contornos e o raio da ação a ser proposta e informam o leitor também dos objetivos e da finalidade do trabalho.

3 Parâmetros iniciais As duas primeira páginas, denominadas Capas de Face I e II, cuja construção obedece a algumas técnicas de formatação; O Índice, onde são localizados os temas que compõem o plano de marketing.

4 Sumário Executivo, que reúne as partes mais relevantes do plano e permite, ao ser lido, se ter uma visão geral do trabalho; a descrição da trajetória cumprida pela empresa, está no tópico denominado Histórico;

5 Os Valores Empresariais, que agregam as orientações de caráter ético que regem o comportamento da organização.

6 Capas de Face I e II Transmitem ao leitor as informações básicas relativas ao plano estratégico de marketing e cumprem exigência técnica quanto a conteúdo e forma.

7 Capa de face I Nome da escola, do curso, da disciplina. Nome da empresa estudada. Nome da atividade desenvolvida: Plano Estratégico de Marketing. Justificativa para a realização do trabalho. Local de realização do trabalho: cidade/estado. Período em que a atividade foi realizada: Mês/ano.

8 Capa de face II A capa de face II repete as informações da anterior e acrescenta a finalidade para qual foi elaborado o trabalho acadêmico.

9 Índice Serve para a localização dos temas e deve conter os tópicos, capítulos e divisões, sem se tornar um aglomerado de informações que mais dificulta do que auxilia o leitor.

10 Sumário executivo Embora seja o primeiro tópico do trabalho, o sumário é o ultimo a ser redigido. Não há roteiro predefinido para a montagem do sumário.

11 Fica por conta da percepção do autor do plano inserir o necessário para que o sumário seja, de fato, uma síntese eficiente para se ter as principais informações contidas no trabalho. O sumário não comporta narrativas longas e abordagem do que não seja estritamente necessário para estrutura básica do trabalho.

12 O sumário articula o estado atual da organização com a visão de futuro: de onde viemos, o que somos, como estamos e onde pretendemos chegar.

13 Uma possível estrutura do sumário: Nome da empresa e negócio onde atua. Missão, políticas e demais valores principais. Breve descrição do histórico. Principais resultados alcançados. Questão crucial do negócio (fato ou aspecto mais marcante da empresa)

14 Apresentação dos objetivos e estratégias principais. Síntese das conclusões.

15 Histórico O histórico descreve a empresa-alvo, sua trajetória, desde os primórdios até o ponto em que o trabalho começa a ser desenvolvido. O histórico não tem regras predeterminadas.

16 Em geral o histórico contém: Nomes dos fundadores. Objetivos iniciais. Dificuldades. Outras informações sobre a evolução da empresa.

17 Assim, o histórico aborda: Os valores que justificam o surgimento da organização; Os propósitos e os objetivos iniciais; Esboça a evolução ocorrida com datas e fatos relevantes e joga luz sobre as possibilidades futuras.

18 Valores empresariais Definição do negócio. Declaração da missão. Formulação das políticas. Explicitação dos princípios éticos e morais. Formulação da visão empresarial

19 Negócio Definir o negócio é identificar a área de atuação da empresa. Dependendo da natureza do negócio ou dos propósitos atribuídos à empresa, esta identificação parte de um conceito, que pode ser amplo ou restrito.

20 Ex.: Conceito amplo: o negócio da Gillete é toalete. Conceito restrito: uma empresa que só vende pneus. Seu negócio e pneus.

21 Missão No contexto do negócio, a missão estabelece a forma como a empresa irá se posicionar. A missão acrescenta ao negócio o modus operandi, os benefícios e beneficiados pela ação da empresa.

22 Exemplo Natura Missão - Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. Bem-Estar é a relação harmoniosa agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar Bem é a relação empática, bem- sucedida, prazerosa do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.

23 Mc Donalds Missão - Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável. FORD "Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas."

24 Políticas Os procedimentos da empresa para se adaptar às condições externas são chamadas políticas. Não há uma linha bem definida que separe as políticas de outras ações, podendo mesmo ser confundidas com estratégias.

25 Um modo de diferenciar uma da outra é considerar que política é genérica, uma orientação geral, para a empresa se adaptar às condições externas. E estratégia é ação, dinâmica, específica, direta, visa a determinado objetivo.

26 Princípios São a reserva moral da organização, o cerne ético com o qual a empresa não transgride sob nenhuma hipótese. Os princípios são o aval, a garantia da organização à sociedade quanto a sua conduta no mundo dos negócios.

27 Visão A médio e longo prazo, os objetivos da empresa são chamados de visão. A visão deve mostrar à empresa que ainda há muito por fazer, mas também cumpre o papel de determinar o rumo da organização, o que se pretende ser num horizonte de médio e longo prazo.

28 Visão - A Natura, por seu comportamento empresarial, pela quantidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

29 "Ser a melhor empresa de varejo do Brasil." - Lojas Americanas "Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse." - Petrobrás


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