A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Geral de Sistemas Enfoque Sistêmico é......uma forma de pensamento, uma prática filosófica e uma metodologia de mudança, talvez seja a melhor forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Geral de Sistemas Enfoque Sistêmico é......uma forma de pensamento, uma prática filosófica e uma metodologia de mudança, talvez seja a melhor forma."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral de Sistemas Enfoque Sistêmico é......uma forma de pensamento, uma prática filosófica e uma metodologia de mudança, talvez seja a melhor forma de alcançar sucesso na solução de problemas complexos.

2 Teoria Geral de Sistemas Holismo O holismo significa que o homem é um ser indivisível, que não pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes. Com a globalização (integração do mundo; povos e cultura) compartilhamos não somente as oportunidades que ela oferece mas também os problemas. E para sua compreensão exige a aplicação da teoria sistêmica. Na busca de uma sabedoria sistêmica, que bem podemos interpretar como sendo a busca de uma visão holística, onde essa visão pode ser considerada a forma de perceber a realidade e a abordagem sistêmica, o primeiro nível de operacionalização desta visão.

3 Teoria Geral de Sistemas Enfoque Sistêmico O enfoque sistêmico exige dos indivíduos uma nova forma de pensar; de que o conjunto não é mera soma de todas as partes, mas as partes compõem o todo, e é o todo que determina o comportamento das partes. Uma nova visão de mundo, que lhes permitirá perceber com todos os sentidos a unicidade de si mesmo e de tudo que os cerca. Portanto para e empresa o lucro deixa de ser o objetivo, para se tornar uma conseqüência de todo os processos da empresa; o RH deixa de ser custo e os consumidores deixam de ser receitas, para se tornarem parte do todo da empresa.

4 Teoria Geral de Sistemas Continuando... A empresa ganha uma nova visão, valorizando todos os processos e departamentos, e tendo consciência que todos têm a sua importância e que todos compõem a empresa, que a empresa não é mera soma de departamentos e processos, mas que são eles a empresa. Traz a percepção da organização como uma série de processos e atividades interligadas. Uma empresa é um processo que contém vários processos, de manufatura e/ou serviços.

5 Teoria Geral de Sistemas O pensamento sistêmico O mundo está passando por inúmeras mudanças e essas mudanças provocam uma enorme gama de problemas como: desmatamento, poluição, criminalidade, desemprego, pobreza, inflação, o aparecimento de doenças, etc. Lidar com os problemas que surgem é uma difícil tarefa e precisa ser analisada sobre uma perspectiva sistêmica e global e não com o enfoque específico e particular, ou seja, uma análise das causas e não das suas partes isoladas.

6 Teoria Geral de Sistemas Muitas vezes, os problemas são encarados como particular e independente de tudo, e isso propicia soluções que não funcionam ou que agravam ainda mais os problemas. A análise sistêmica proporciona uma maior compreensão das causas e uma visão real para que possamos ser capazes de tomar as decisões corretas. Um exemplo bem prático é quando uma pessoa começa a ter uma forte dor de cabeça e o médico, sem nenhuma análise mais aprofundada das causas do problema, receita um remédio para dor. Contudo a dor de cabeça pode ser apenas um dos sintomas de algo muito mais sério.

7 Teoria Geral de Sistemas Assim para se ter uma maior compreensão do mundo a nossa volta, uma disciplina foi desenvolvida a partir da década de 50 no MIT – Massachussets Institute of Technology, EUA, sob a supervisão do Dr. Jay W. Forrester, O Pensamento Sistêmico. De imensa importância, essa metodologia apresenta uma nova maneira de pensar e analisar problemas. Ela propicia uma interligação de conhecimentos isolados para uma maior compreensão do todo e análise mais profunda das causas de problemas complexos do mundo ao nosso redor. Não quer dizer que o estudo das partes isoladas não seja importante, mas que a aplicação da metodologia para ampliação da visão global propicia uma análise mais profunda do mundo.

8 Teoria Geral de Sistemas Exercício Crie o enfoque sistêmico com maior expansão possível sobre os seguintes assuntos: 1.Copa do mundo no Brasil 2.Olimpíadas no Brasil 3.Eleições municipais

9 Teoria Geral de Sistemas Dúvidas?


Carregar ppt "Teoria Geral de Sistemas Enfoque Sistêmico é......uma forma de pensamento, uma prática filosófica e uma metodologia de mudança, talvez seja a melhor forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google