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Colégio Adventista de Telemaco Borba. Pode-se associar conjunto à ideia relacionada uma coleção qualquer de objetos, itens ou grupo de pessoas.

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1 Colégio Adventista de Telemaco Borba

2 Pode-se associar conjunto à ideia relacionada uma coleção qualquer de objetos, itens ou grupo de pessoas.

3 No ensino fundamental, estudamos procedimentos para encontrar raízes de equações de primeiro e segundo grau. Essas raízes podem ser representadas por um conjunto-solução. Ex: x 2 – 5x + 6 = 0 Logo temos, x = 2 e x = 3

4 S S = { 2, 3} S = { x / x é solução da equação x 2 – 5x + 6 = 0} ( pertence) e (ñ pertence ) – elementos associados ao conjunto. 2 3 Diagrama Entre chaves Propriedade

5 Dois conjuntos podem estar associados. Para tanto, usamos os símbolos (está contido) e (ñ está contido) ou (contém) e (ñ contém). Ex: Ex: A B e B A A B A B Nessa representação, o conjunto B não está contido em A.

6 Conjunto universo é o conjunto ao qual pertencem todos os elementos do contexto em estudo. Pode também ser definido como sendo o conjunto formado por todos os valores que a(s) variável(is) pode(m) assumir.

7 Um conjunto é vazio quando não possui elemento algum. Para representá-lo, existem duas maneiras: { } ou. Para você fazer: Em sua cidade, defina um conjunto A qualquer do qual você faça parte como membro. Em seguida, defina um subconjunto B contido em A, do qual você não faça parte:

8 Um conjunto unitário é constituído de um único elemento.

9 Dadas as afirmações a seguir, marque V para verdadeira e F para falsa: ( ) Se A = {m, n, p, q}, então m A. ( ) {2, 3} {2, 3, 4} ( ) {0, 2, 4, 6,...} {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6,...} ( ) Se A B e B C, então A C. ( ) A, qualquer que seja A. ( ) {x} = x ( ) Se A B e B A, então A = B. ( ) Se A = {x/x é maior que 4}, então A = {5, 6, 7, 8,...}.

10 - União - Intersecção Ex: Considere os conjuntos A = {1, 2, 4} e B = {2, 3, 4, 5}. Vamos encontrar A B e A B. A B = {1, 2, 4} {2, 3, 4, 5} = {1, 2, 3, 4, 5} A B = {1, 2, 4} {2, 3, 4, 5} = {2, 4} Elementos de A ou B. Elementos de A e B.

11 Dados dois conjuntos, A e B, não vazios, temos: A B = {x/x A ou x B} A B = {x/x A e x B} Diagrama: A = {1, 2, 4} e B = {2, 3, 4, 5} AB


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