Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMariane Reveles Alterado mais de 10 anos atrás
1
UNIDADE 6 TEORIA DA CONTINGÊNCIA Prof. Wagner Rios
2
1 - CONCEITO É A RELAÇÃO FUNCIONAL ENTRE AS CONDIÇÕES DO AMBIENTE E AS TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS UTILIZADAS PELAS ORGANIZAÇÕES PARA O ALCANCE DE SEUS OBJETIVOS
3
2 - PRINCIPAIS VULTOS WILLIAM R. DILL WILLIAM STARBUCK
JAMES R. THOMPSON PAUL R. LAWRENCE JAY W. LORSCH TOM BURNS
4
NADA HÁ DE NOVO NAS ORGANIZAÇÕES
3 - ENTENDIMENTO NADA HÁ DE NOVO NAS ORGANIZAÇÕES TUDO É RELATIVO TUDO DEPENDE
5
4 - VARIÁVEIS VARIÁVEIS DO AMBIENTE :
SÃO AS VARIÁVEIS INDEPENDENTES NÃO DEPENDEM DA VONTADE DAS ORGANIZAÇÕES VARIÁVEIS / TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS : SÃO AS VARIÁVEIS DEPENDENTES DEPENDEM DA VONTADE DA ORGANIZAÇÃO
6
5 - ABORDAGEM AÇÕES ADMINISTRATIVAS CARACTERÍSTICAS SITUACIONAIS
RESULTADOS OPERACIONAIS
7
6 - ORIGEM DA TEORIA CONTINGENCIAL
ORIGINOU-SE DE UMA SÉRIE DE PESQUISAS QUE BUSCARAM IDENTIFICAR QUAIS ERAM AS ESTRUTURAS E OS MÉTODOS IDEAIS QUE PERMITIRAM ÀS ORGANIZAÇÕES SUA SOBREVIVÊNCIA AO LONGO DOS ANOS
8
7 - CONFIRMAÇÃO AS PESQUISAS BUSCARAM CONFIRMAR ALGUNS PRESSUPOSTOS DA ABORDAGEM CLÁSSICA : DIVISÃO DO TRABALHO AMPLITUDE DE CONTROLE HIERARQUIA DE AUTORIDADE
9
8 - CONCLUSÕES PESQUISAS
A estrutura organizacional é resultante de sua interface com o meio ambiente externo Não há uma única forma de se organizar / administrar A grande influência das contingências externas As oportunidades e as restrições influenciam os processos internos
10
9 - PESQUISA DE CHANDLER CONSISTIU EM UM ESTUDO
SOBRE GRANDES ORGANIZAÇÕES CONSTATOU QUE AS ORGANIZAÇÕES APRESENTAM ESTRUTURAS CONTÍNUAMENTE ADAPTADAS O QUE SEMPRE ENFOCOU ESTAS MUDANÇAS FOI A ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA DA ORGANIZAÇÃO
11
QUATRO FASES ACUMULAÇÃO DE RECURSOS RACIONALIZAÇÃO DO USO DOS RECURSOS
CONTINUAÇÃO DO CRESCIMENTO RECURSOS EM EXPANSÃO
12
AMBIENTES DIFERENTES NOVAS ESTRATÉGIAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
13
10 - PESQUISA DE BURNS & STALKER
BUSCOU IDENTIFICAR A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DAS ORGANIZAÇÕES E SEU AMBIENTE EXTERNO CONCLUSÃO : É O AMBIENTE QUE DETERMINA A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
14
11 - DOIS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
SISTEMAS MECANÍSTICOS SISTEMAS ORGÂNICOS
15
SISTEMAS MECANÍSTICOS
Estrutura organizacional burocrática , permanente , rígida e definitiva Autoridade baseada na hierarquia e no comando Desenho de cargos e de tarefas definitivo , cargos estáveis e definidos . os ocupantes são especialistas e univalentes
16
Processo decisorial no qual as decisões são
centralizadas na cúpula da organização Apresenta comunicações quase sempre verticais Confiabilidade colocada sobre as regras e os regulamentos formalizados por escrito e impostos pela empresa Seus princípios predominantes são os princípios gerais da teoria clássica O seu ambiente é estável e permanente
17
SISTEMAS ORGÂNICOS Sua estrutura organizacional é flexível
mutável , adaptativa e transitória Sua autoridade está baseada no conhecimento e na consulta Seu desenho de cargos e tarefas é provisório , seus cargos são mutáveis , redefinidos constantemente e seus ocupantes são polivalentes
18
O seu processo decisorial tem suas
decisões descentralizadas , aqui e agora Suas comunicações são quase sempre horizontais Sua confiabilidade está colocada sobre as pessoas e as comunicações informais entre as pessoas
19
Seus princípios predominantes são
os aspectos democráticos da teoria de relações humanas Seu ambiente é instável e dinâmico
20
TUDO O QUE ENVOLVE EXTERNAMENTE UMA ORGANIZAÇÃO
12 - ÊNFASE : AMBIENTE TUDO O QUE ENVOLVE EXTERNAMENTE UMA ORGANIZAÇÃO AMBIENTE GERAL AMBIENTE DE TAREFA
21
AMBIENTE GERAL MACRO AMBIENTE COMUM A TODAS AS ORGANIZAÇÕES
ESTÃO SUJEITAS A TODAS AS CONDIÇÕES : TECNOLÓGICAS , LEGAIS , POLÍTICAS , ECONÔMICAS , DEMOGRÁFICAS , ECOLÓGICAS , CULTURAIS , ETC
22
A ORGANIZAÇÃO COMPARTILHA
AMBIENTE DE TAREFA AMBIENTE DE OPERAÇÃO A ORGANIZAÇÃO COMPARTILHA OS MESMOS : FORNECEDORES , CLIENTES , USUÁRIOS , CONCORRENTES E AS ENTIDADES REGULADORAS
23
AMBIENTE UMA ORGANIZAÇÃO EXERCE DOMÍNIO SOBRE SEU AMBIENTE QUANDO AS SUAS DECISÕES AFETAM TERCEIROS UMA ORGANIZAÇÃO TEM DEPENDÊNCIA , QUANDO AS SUAS DECISÕES DEPENDEM DAS DECISÕES DE TERCEIROS
24
AS ORGANIZAÇÕES BUSCAM :
AUMENTAR O SEU PODER REDUZIR A SUA DEPENDÊNCIA ESTABELECER O SEU DOMÍNIO
25
TIPOS DE AMBIENTES CONCORRÊNCIA PURA : NÚMERO INFINITO DE EMPRESAS
CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA GRANDE NÚMERO DE EMPRESAS OLIGOPÓLIO : PEQUENO NÚMERO EMPRESAS MONOPÓLIO PURO : UMA OU POUCAS EMPRESAS
26
13 - ÊNFASE :TECNOLOGIA TODA ORGANIZAÇÃO DEPENDE DE
UM TIPO DE TECNOLOGIA PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS PODEMOS DEFINIR TECNOLOGIA COMO O CONHECIMENTO ACUMULADO E DESENVOLVIDO AO LONGO DO TEMPO PARA A EXECUÇÃO DE TAREFAS ENCONTRADA EM MÁQUINAS , EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES
27
TECNOLOGIA TRANSFORMA ELEMENTOS MATERIAIS - MATÉRIAS PRIMAS - E ELEMENTOS SIMBÓLICOS - INFORMAÇÕES - EM BENS E SERVIÇOS , MODIFICANDO SUAS CARACTERÍSTICAS
28
TECNOLOGIA INCORPORADA : NÃO INCORPORADA :
ESTÁ CONTIDA NOS BENS DE CAPITAL , MATERIAIS , COMPONENTES , HARDWARE NÃO INCORPORADA : ESTÁ CONTIDA NAS PESSOAS , NO CONHECIMENTO INTELECTUAL , SOFTWARE
29
ELOS EM SEQUÊNCIA MEDIADORA INTENSIVA
14 - TIPOS DE TECNOLOGIA ELOS EM SEQUÊNCIA MEDIADORA INTENSIVA
30
ELOS EM SEQUÊNCIA INTERDEPENDENCIA SERIAL ENTRE DIFERENTES TAREFAS
ÊNFASE NO PRODUTO TECNOLOGIA FIXA E ESTÁVEL REPETITIVIDADE DO PROCESSO PRODUTIVO , QUE É CÍCLICO ABORDAGEM TÍPICA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
31
MEDIADORA DIFERENTES TAREFAS PADRONIZADAS SÃO DISTRIBUIDAS
EXTENSIVAMENTE EM DIFERENTES LOCAIS ÊNFASE EM CLIENTES SEPARADOS , MAS INTERDEPENDENTES , QUE SÃO MEDIADOS PELA EMPRESA TECNOLOGIA FIXA E ESTÁVEL , COM PRODUTO ABSTRATO
32
REPETITIVIDADE NO PROCESSO PRODUTIVO , QUE É PADRONIZADO E SUJEITO A NORMAS E PROCEDIMENTOS ABORDAGEM TÍPICA DA TEORIA DA BUROCRACIA
33
INTENSIVA DIFERENTES TAREFAS SÃO FOCALIZADAS E CONVERGIDAS
SOBRE CADA CLIENTE TOMADO INDIVIDUALMENTE ÊNFASE NO CLIENTE TECNOLOGIA FLEXIVEL
34
PROCESSO PRODUTIVO ENVOLVENDO VARIEDADE E HETEROGENEIDADE DE TÉCNICAS QUE SÃO DETERMINADAS ATRAVÉS DA RETROAÇÃO FORNECIDA PELO PRÓPRIO CLIENTE ABORDAGEM TÍPICA DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA
35
15 - NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
INSTITUCIONAL INTERMEDIÁRIO OPERACIONAL
36
INSTITUCIONAL FUNÇÃO : INTERCÂMBIO E INTERAÇÃO COM O AMBIENTE
PAPEL : DECISORIAL PONTO DE VISTA : SATISFACIENTE PROCEDIMENTO : NÃO PROGRAMÁVEL - ALEATÓRIO
37
INTERMEDIÁRIO FUNÇÃO : INTEGRAÇÃO E ARTICULAÇÃO INTERNA
PAPEL : ADMINISTRATIVO PONTO DE VISTA : COORDENAÇÃO PROCEDIMENTO : ENTRE NÃO PROGRAMÁVEL E PROGRAMÁVEL
38
OPERACIONAL FUNÇÃO : EXECUÇÃO DAS TAREFAS E OPERAÇÕES COTIDIANAS
PAPEL : TÉCNICO PONTO DE VISTA : OTIMIZANTE PROCEDIMENTO PROGRAMÁVEL REGULARIDADE
39
INSTITUCIONAL INTERMEDIÁRIO OPERACIONAL
40
16 - CONCLUSÕES CADA TEORIA REPRESENTA A SOLUÇÃO ENCONTRADA PARA
DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA TENTATIVA DE COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE TENTATIVA DE DEFINIR OS PADRÕES DE RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS
41
ÊNFASE NA NATUREZA MULTIVARIADA DAS ORGANIZAÇÕES PERCEPÇÃO DA CONSONÂNCIA ENTRE A EMPRESA E O AMBIENTE NA BUSCA DA EFICIÊNCIA ABORDAGEM ECLÉTICA E INTEGRATIVA > ABSORVE OS CONCEITOS DAS DIVERSAS TEORIAS
42
EXTREMOS DE DOIS ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
17 - CRÍTICAS VISÃO DO CONTIUNUUM : TEORIA X TEORIA Y EXTREMOS DE DOIS ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
43
EXTREMOS DE DOIS TIPOS DE
VISÃO DO CONTINUUM TAREFA TAREFA ROTINEIRA NÃO ROTINEIRA EXTREMOS DE DOIS TIPOS DE TAREFAS
44
EXTREMOS DE DOIS TIPOS DE
VISÃO DO CONTINUUM AMBIENTE AMBIENTE ESTÁVEL INSTÁVEL EXTREMOS DE DOIS TIPOS DE AMBIENTES
45
NA ATUALIDADE AS FRONTEIRAS ENTRE AS TEORIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PERMEÁVEIS
NA ATUALIDADE OCORRE UM INTERCÂMBIO DE IDÉIAS ENTRE AS DIVERSAS TEORIAS
46
19 - TRÊS CASOS DE ABORDAGEM CONTINGENCIAL
MODELO SUECO MODELO JAPONÊS MODELO ITALIANO
47
NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DIFERENTES PAÍSES E EMPRESAS TÊM TENTADO SE ESTRUTURAR DE MODO A FAZER FACE ÀS IMPOSIÇÕES DO MEIO AMBIENTE
48
MODELO SUECO
49
EXPERIÊNCIA > USO DE GRUPOS SEMI-AUTÔNOMOS DE TRABALHO
FÁBRICA VOLVO - CIDADE DE KALMAR - DÉCADA DE 70 FABRICAÇÃO DE AUTOMÓVEIS COMERCIAIS
50
FOI UMA TENTATIVA BEM SUCEDIDA DE COMBINAR SATISFATÓRIAMENTE PRODUTIVIDADE E CONDIÇÕES DE TRABALHO
MODELO DE PRODUÇÃO QUE SE OPÔS À LINHA DE MONTAGEM CLÁSSICA DO MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO
51
NECESSIDADES ERGONÔMICAS NECESSIDADES PSICOSOCIAIS
A PLANTA INDUSTRIAL TINHA OS SEGUINTES OBJETIVOS A SEREM ATENDIDOS EM RELAÇÃO AO TRABALHADOR : NECESSIDADES ERGONÔMICAS NECESSIDADES FÍSICAS NECESSIDADES PSICOSOCIAIS
52
FOI O PASSO INICIAL DA PROPOSTA DE ESTRUTURAR UM MODELO PRODUTIVO CAPAZ DE ALIAR :
EFICIÊNCIA BEM ESTAR DO OPERÁRIO APROVEITAMENTO DA CAPACIDADE MENTAL DO TRABALHADOR
53
MODIFICAÇÕES INTRODUZIDAS
DIVISÃO DO TRABALHO EM GRUPOS COM RELATIVA AUTONOMIA SOBRE REVEZAMENTOS E PAUSAS REDUÇÃO DA FADIGA DO TRABALHADOR ATRAVÉS DE SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE TRANSPORTE DE PEÇAS
54
POSSIBILIDADE DE VARIAÇÃO NO RÍTIMO DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DO USO DE ESTOQUES INTERMEDIÁRIOS
MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE LIMPEZA , ILUMINAÇÃO , NÍVEL DE RUIDOS , INSTALAÇÃO DE LOCAIS DE DESCANSO DAS EQUIPES DE TRABALHO
55
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA
USO DE DOCAS PARA CARGA E DESCARGA DE SUPRIMENTOS ABANDONO COMPLETO DA LINHA DE MONTAGEM > PRODUTO É FEITO IMÓVEL GRUPOS DE 05 A 10 TRABALHADORES SÃO RESPONSÁVEIS PELA MONTAGEM INTEGRAL DO PRODUTO
56
O GRUPO DE TRABALHO TEM RESPONSABILIDADE SOBRE :
VOLUME DIÁRIO PRODUÇÃO CONTROLE DE QUALIDADE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS
57
USO DE TECNOLOGIA ATUALIZADA , COM MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA > P.L.C. + ROBÔS
PARTICIPAÇÃO DO SINDICATO DURANTE TODO O PROCESSO DE MONTAGEM DA PLANTA E OPERAÇÃO DA FÁBRICA
58
MANUTENÇÃO DE TODOS OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO < LINHAS DE MONTAGEM > EM OUTRAS UNIDADES DA EMPRESA CONJUGAÇÃO DE TODOS OS MÉTODOS DE TRABALHO VISANDO MELHORES RESULTADOS > TEORIA DA CONTINGÊNCIA
59
CONCLUSÕES NÃO HÁ FORMAS UNIVERSAIS DE SE ORGANIZAR A PRODUÇÃO E O TRABALHO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS DE PERFORMANCE INDUSTRIAL E COMPETITIVIDADE PODEM CONVIVER COM A PRESENÇA DO SINDICATO
60
GANHOS COM A REDUÇÃO DE ESTOQUES EM PROCESSO , OS QUAIS CHEGAM ÀS UNIDADES DE PRODUÇÃO , NO TEMPO AJUSTADO PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DO PRODUTO
61
MODELO JAPONÊS INDUSTRIA JAPONESA NOVO PARADIGMA ? TRÊS DIMENSÕES
62
PRIMEIRA DIMENSÃO USO DE TÉCNICAS E MÉTODOS DE TRABALHO / PRODUÇÃO
JUST-IN-TIME KANBAN C.C.Q. T.Q.C.
63
TÉCNICAS E MÉTODOS PRATICADOS EM ATIVIDADES DE GRUPOS
OS GRUPOS DE TRABALHO SÃO SEMI-AUTÔNOMOS , TENDO RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DO TRABALHO INEXISTÊNCIA DE ESTRUTURAÇÃO POR POSTOS DE TRABALHO
64
PRÁTICA DA POLIVALÊNCIA GENERALIZADA DO OPERÁRIO , QUE CUIDA DA FABRICAÇÃO , MANUTENÇÃO , CONTROLE DA QUALIDADE E GESTÃO DO FLUXO DE PRODUÇÃO UTILIZAÇÃO DA ROTATIVIDADE DE TAREFAS , UMA VEZ QUE O OPERÁRIO E MULTIFUNCIONAL
65
MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO OPERÁRIO EM TODAS AS ATIVIDADES DA EMPRESA
ENVOLVIMENTO DE TODO O PESSOAL NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
66
ELEVADO NÍVEL DE ESCOLARIDADE FORMAL DO OPERÁRIO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL SISTEMÁTICA , DENTRO E FORA DA EMPRESA
67
SEGUNDA DIMENSÃO MODELO ESPECÍFICO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS
PROPORCIONA EMPREGO VITALÍCIO PREDOMÍNIO DA MÃO-DE-OBRA MASCULINA
68
PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO
SINDICATO ESPECÍFICO PARA CADA EMPRESA O EMPREGO ESTÁVEL PERMITE ACUMULAR EXPERIÊNCIA AO LONGO DA CARREIRA NA EMPRESA
69
TERCEIRA DIMENSÃO PROCESSO DE INTER-RELAÇÕES INDUSTRIAIS
INTERCÂMBIO ENTRE EMPRESA CLIENTE E EMPRESAS FORNECEDORAS SUBCONTRATAÇÃO COM MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS
70
EXCLUSIVIDADE NAS PRÁTICAS DE NEGÓCIOS ADOTADAS
COLABORAÇÃO TECNOLÓGICA ENTRE A EMPRESA CONTRATANTE E AS EMPRESAS CONTRATADAS FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA PARA AS EMPRESAS CONTRATADAS
71
CONCLUSÕES MODELO INDUSTRIAL BASEADO EM :
72
MODELO DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS >
SISTEMA DE EMPREGO MODELO DE RELAÇÕES ENTRE EMPRESA CLIENTE E EMPRESAS FORNECEDORAS > SUBCONTRATAÇÃO
73
MODELO DE RELAÇÕES SOCIAIS NO TRABALHO >
PARTICIPAÇÃO COLETIVA CARACTERÍSTICA BÁSICA > TIPO DE RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO NA EMPRESA
74
MODELO ITALIANO
75
BASE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EMPRESAS LOCALIZADAS EM
DISTRITOS INDUSTRIAIS NÚMERO DE EMPREGADOS : ATÉ 250
76
FATORES CONDICIONANTES
DIFERENCIAÇÃO REGIONAL NORTE X SUL MOVIMENTOS COOPERATIVOS INFLUÊNCIA DO PARTIDO COMUNISTA NO APÔIO ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
77
CARACTERÍSTICAS FORTE MOVIMENTO OPERÁRIO SINDICATOS ATIVOS
LIMITAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS DOS EMPREGADOS DE EMPRESAS COM MENOS DE 16 FUNCIONÁRIOS
78
ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA
REGIONAL BAIXA PRESENÇA DE GRUPOS ESTRANGEIROS PRODUÇÃO VOLTADA PARA EXPORTAÇÃO AUTONOMIA DAS PEQUENAS EMPRESAS EM RELAÇÃO ÀS GRANDES EMPRESAS
79
AS INDÚSTRIAS PREDOMINANTES SÃO DO RAMO METALMECÂNICO UTILIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA EXTREMAMENTE QUALIFICADA EMPREGO DE TECNOLOGIA ATUAL E DE PONTA
80
PRODUÇÃO BAIXOS VOLUMES ESPECIALIZADA TEM ELEVADO CONTEÚDO TECNOLÓGICO
PRODUTOS INOVADORES FLEXIBILIDADE PRODUTIVA PEQUENOS LOTES TRADICIONAL POR ENCOMENDA
81
ATUAÇÃO SINDICAL NEGOCIAÇÕES BASEADAS METAS : PRODUTIVIDADE
TEMPO DE PROCESSAMENTO INOVAÇÃO DO PRODUTO GRUPO DE FÁBRICA É QUEM DEFINE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO AUSÊNCIA DE CHEFIAS
82
CONCLUSÕES SOBRE OS TRÊS MODELOS
83
CARACTERÍSTICAS COMUNS
FORÇA DE TRABALHO DE ALTO NÍVEL FORÇA DE TRABALHO COM ELEVADA FORMAÇÃO ESCOLAR ÓTIMO NÍVEL DAS ECOLAS PÚBLICAS
84
RELAÇÕES DE TRABALHO ESTABILIDADE NO EMPREGO
PEQUENA DIFERENCIAÇÃO SALARIAL TRABALHO EM EQUIPE ATUAÇÃO DO SINDICATO BAIXO NÍVEL DESEMPREGO
85
20 - BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO , Idalberto . Teoria Geral da Administração . São Paulo : Makron Books do Brasil Editora Ltda , SILVA , Reinaldo O. . Teorias da Administração . São Paulo : Pioneira Thomsom Learning ,
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.