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UNIDADE 6 TEORIA DA CONTINGÊNCIA Prof. Wagner Rios

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Apresentação em tema: "UNIDADE 6 TEORIA DA CONTINGÊNCIA Prof. Wagner Rios"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 6 TEORIA DA CONTINGÊNCIA Prof. Wagner Rios

2 1 - CONCEITO É A RELAÇÃO FUNCIONAL ENTRE AS CONDIÇÕES DO AMBIENTE E AS TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS UTILIZADAS PELAS ORGANIZAÇÕES PARA O ALCANCE DE SEUS OBJETIVOS

3 2 - PRINCIPAIS VULTOS WILLIAM R. DILL WILLIAM STARBUCK
JAMES R. THOMPSON PAUL R. LAWRENCE JAY W. LORSCH TOM BURNS

4 NADA HÁ DE NOVO NAS ORGANIZAÇÕES
3 - ENTENDIMENTO NADA HÁ DE NOVO NAS ORGANIZAÇÕES TUDO É RELATIVO TUDO DEPENDE

5 4 - VARIÁVEIS VARIÁVEIS DO AMBIENTE :
SÃO AS VARIÁVEIS INDEPENDENTES NÃO DEPENDEM DA VONTADE DAS ORGANIZAÇÕES VARIÁVEIS / TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS : SÃO AS VARIÁVEIS DEPENDENTES DEPENDEM DA VONTADE DA ORGANIZAÇÃO

6 5 - ABORDAGEM AÇÕES ADMINISTRATIVAS CARACTERÍSTICAS SITUACIONAIS
RESULTADOS OPERACIONAIS

7 6 - ORIGEM DA TEORIA CONTINGENCIAL
ORIGINOU-SE DE UMA SÉRIE DE PESQUISAS QUE BUSCARAM IDENTIFICAR QUAIS ERAM AS ESTRUTURAS E OS MÉTODOS IDEAIS QUE PERMITIRAM ÀS ORGANIZAÇÕES SUA SOBREVIVÊNCIA AO LONGO DOS ANOS

8 7 - CONFIRMAÇÃO AS PESQUISAS BUSCARAM CONFIRMAR ALGUNS PRESSUPOSTOS DA ABORDAGEM CLÁSSICA : DIVISÃO DO TRABALHO AMPLITUDE DE CONTROLE HIERARQUIA DE AUTORIDADE

9 8 - CONCLUSÕES PESQUISAS
A estrutura organizacional é resultante de sua interface com o meio ambiente externo Não há uma única forma de se organizar / administrar A grande influência das contingências externas As oportunidades e as restrições influenciam os processos internos

10 9 - PESQUISA DE CHANDLER CONSISTIU EM UM ESTUDO
SOBRE GRANDES ORGANIZAÇÕES CONSTATOU QUE AS ORGANIZAÇÕES APRESENTAM ESTRUTURAS CONTÍNUAMENTE ADAPTADAS O QUE SEMPRE ENFOCOU ESTAS MUDANÇAS FOI A ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA DA ORGANIZAÇÃO

11 QUATRO FASES ACUMULAÇÃO DE RECURSOS RACIONALIZAÇÃO DO USO DOS RECURSOS
CONTINUAÇÃO DO CRESCIMENTO RECURSOS EM EXPANSÃO

12 AMBIENTES DIFERENTES NOVAS ESTRATÉGIAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS

13 10 - PESQUISA DE BURNS & STALKER
BUSCOU IDENTIFICAR A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DAS ORGANIZAÇÕES E SEU AMBIENTE EXTERNO CONCLUSÃO : É O AMBIENTE QUE DETERMINA A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

14 11 - DOIS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
SISTEMAS MECANÍSTICOS SISTEMAS ORGÂNICOS

15 SISTEMAS MECANÍSTICOS
Estrutura organizacional burocrática , permanente , rígida e definitiva Autoridade baseada na hierarquia e no comando Desenho de cargos e de tarefas definitivo , cargos estáveis e definidos . os ocupantes são especialistas e univalentes

16 Processo decisorial no qual as decisões são
centralizadas na cúpula da organização Apresenta comunicações quase sempre verticais Confiabilidade colocada sobre as regras e os regulamentos formalizados por escrito e impostos pela empresa Seus princípios predominantes são os princípios gerais da teoria clássica O seu ambiente é estável e permanente

17 SISTEMAS ORGÂNICOS Sua estrutura organizacional é flexível
mutável , adaptativa e transitória Sua autoridade está baseada no conhecimento e na consulta Seu desenho de cargos e tarefas é provisório , seus cargos são mutáveis , redefinidos constantemente e seus ocupantes são polivalentes

18 O seu processo decisorial tem suas
decisões descentralizadas , aqui e agora Suas comunicações são quase sempre horizontais Sua confiabilidade está colocada sobre as pessoas e as comunicações informais entre as pessoas

19 Seus princípios predominantes são
os aspectos democráticos da teoria de relações humanas Seu ambiente é instável e dinâmico

20 TUDO O QUE ENVOLVE EXTERNAMENTE UMA ORGANIZAÇÃO
12 - ÊNFASE : AMBIENTE TUDO O QUE ENVOLVE EXTERNAMENTE UMA ORGANIZAÇÃO AMBIENTE GERAL AMBIENTE DE TAREFA

21 AMBIENTE GERAL MACRO AMBIENTE COMUM A TODAS AS ORGANIZAÇÕES
ESTÃO SUJEITAS A TODAS AS CONDIÇÕES : TECNOLÓGICAS , LEGAIS , POLÍTICAS , ECONÔMICAS , DEMOGRÁFICAS , ECOLÓGICAS , CULTURAIS , ETC

22 A ORGANIZAÇÃO COMPARTILHA
AMBIENTE DE TAREFA AMBIENTE DE OPERAÇÃO A ORGANIZAÇÃO COMPARTILHA OS MESMOS : FORNECEDORES , CLIENTES , USUÁRIOS , CONCORRENTES E AS ENTIDADES REGULADORAS

23 AMBIENTE UMA ORGANIZAÇÃO EXERCE DOMÍNIO SOBRE SEU AMBIENTE QUANDO AS SUAS DECISÕES AFETAM TERCEIROS UMA ORGANIZAÇÃO TEM DEPENDÊNCIA , QUANDO AS SUAS DECISÕES DEPENDEM DAS DECISÕES DE TERCEIROS

24 AS ORGANIZAÇÕES BUSCAM :
AUMENTAR O SEU PODER REDUZIR A SUA DEPENDÊNCIA ESTABELECER O SEU DOMÍNIO

25 TIPOS DE AMBIENTES CONCORRÊNCIA PURA : NÚMERO INFINITO DE EMPRESAS
CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA GRANDE NÚMERO DE EMPRESAS OLIGOPÓLIO : PEQUENO NÚMERO EMPRESAS MONOPÓLIO PURO : UMA OU POUCAS EMPRESAS

26 13 - ÊNFASE :TECNOLOGIA TODA ORGANIZAÇÃO DEPENDE DE
UM TIPO DE TECNOLOGIA PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS PODEMOS DEFINIR TECNOLOGIA COMO O CONHECIMENTO ACUMULADO E DESENVOLVIDO AO LONGO DO TEMPO PARA A EXECUÇÃO DE TAREFAS ENCONTRADA EM MÁQUINAS , EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

27 TECNOLOGIA TRANSFORMA ELEMENTOS MATERIAIS - MATÉRIAS PRIMAS - E ELEMENTOS SIMBÓLICOS - INFORMAÇÕES - EM BENS E SERVIÇOS , MODIFICANDO SUAS CARACTERÍSTICAS

28 TECNOLOGIA INCORPORADA : NÃO INCORPORADA :
ESTÁ CONTIDA NOS BENS DE CAPITAL , MATERIAIS , COMPONENTES , HARDWARE NÃO INCORPORADA : ESTÁ CONTIDA NAS PESSOAS , NO CONHECIMENTO INTELECTUAL , SOFTWARE

29 ELOS EM SEQUÊNCIA MEDIADORA INTENSIVA
14 - TIPOS DE TECNOLOGIA ELOS EM SEQUÊNCIA MEDIADORA INTENSIVA

30 ELOS EM SEQUÊNCIA INTERDEPENDENCIA SERIAL ENTRE DIFERENTES TAREFAS
ÊNFASE NO PRODUTO TECNOLOGIA FIXA E ESTÁVEL REPETITIVIDADE DO PROCESSO PRODUTIVO , QUE É CÍCLICO ABORDAGEM TÍPICA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

31 MEDIADORA DIFERENTES TAREFAS PADRONIZADAS SÃO DISTRIBUIDAS
EXTENSIVAMENTE EM DIFERENTES LOCAIS ÊNFASE EM CLIENTES SEPARADOS , MAS INTERDEPENDENTES , QUE SÃO MEDIADOS PELA EMPRESA TECNOLOGIA FIXA E ESTÁVEL , COM PRODUTO ABSTRATO

32 REPETITIVIDADE NO PROCESSO PRODUTIVO , QUE É PADRONIZADO E SUJEITO A NORMAS E PROCEDIMENTOS ABORDAGEM TÍPICA DA TEORIA DA BUROCRACIA

33 INTENSIVA DIFERENTES TAREFAS SÃO FOCALIZADAS E CONVERGIDAS
SOBRE CADA CLIENTE TOMADO INDIVIDUALMENTE ÊNFASE NO CLIENTE TECNOLOGIA FLEXIVEL

34 PROCESSO PRODUTIVO ENVOLVENDO VARIEDADE E HETEROGENEIDADE DE TÉCNICAS QUE SÃO DETERMINADAS ATRAVÉS DA RETROAÇÃO FORNECIDA PELO PRÓPRIO CLIENTE ABORDAGEM TÍPICA DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA

35 15 - NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
INSTITUCIONAL INTERMEDIÁRIO OPERACIONAL

36 INSTITUCIONAL FUNÇÃO : INTERCÂMBIO E INTERAÇÃO COM O AMBIENTE
PAPEL : DECISORIAL PONTO DE VISTA : SATISFACIENTE PROCEDIMENTO : NÃO PROGRAMÁVEL - ALEATÓRIO

37 INTERMEDIÁRIO FUNÇÃO : INTEGRAÇÃO E ARTICULAÇÃO INTERNA
PAPEL : ADMINISTRATIVO PONTO DE VISTA : COORDENAÇÃO PROCEDIMENTO : ENTRE NÃO PROGRAMÁVEL E PROGRAMÁVEL

38 OPERACIONAL FUNÇÃO : EXECUÇÃO DAS TAREFAS E OPERAÇÕES COTIDIANAS
PAPEL : TÉCNICO PONTO DE VISTA : OTIMIZANTE PROCEDIMENTO PROGRAMÁVEL REGULARIDADE

39 INSTITUCIONAL INTERMEDIÁRIO OPERACIONAL

40 16 - CONCLUSÕES CADA TEORIA REPRESENTA A SOLUÇÃO ENCONTRADA PARA
DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA TENTATIVA DE COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE TENTATIVA DE DEFINIR OS PADRÕES DE RELAÇÕES ENTRE AS VARIÁVEIS

41 ÊNFASE NA NATUREZA MULTIVARIADA DAS ORGANIZAÇÕES PERCEPÇÃO DA CONSONÂNCIA ENTRE A EMPRESA E O AMBIENTE NA BUSCA DA EFICIÊNCIA ABORDAGEM ECLÉTICA E INTEGRATIVA > ABSORVE OS CONCEITOS DAS DIVERSAS TEORIAS

42 EXTREMOS DE DOIS ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
17 - CRÍTICAS VISÃO DO CONTIUNUUM : TEORIA X TEORIA Y EXTREMOS DE DOIS ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO

43 EXTREMOS DE DOIS TIPOS DE
VISÃO DO CONTINUUM TAREFA TAREFA ROTINEIRA NÃO ROTINEIRA EXTREMOS DE DOIS TIPOS DE TAREFAS

44 EXTREMOS DE DOIS TIPOS DE
VISÃO DO CONTINUUM AMBIENTE AMBIENTE ESTÁVEL INSTÁVEL EXTREMOS DE DOIS TIPOS DE AMBIENTES

45 NA ATUALIDADE AS FRONTEIRAS ENTRE AS TEORIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PERMEÁVEIS
NA ATUALIDADE OCORRE UM INTERCÂMBIO DE IDÉIAS ENTRE AS DIVERSAS TEORIAS

46 19 - TRÊS CASOS DE ABORDAGEM CONTINGENCIAL
MODELO SUECO MODELO JAPONÊS MODELO ITALIANO

47 NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DIFERENTES PAÍSES E EMPRESAS TÊM TENTADO SE ESTRUTURAR DE MODO A FAZER FACE ÀS IMPOSIÇÕES DO MEIO AMBIENTE

48 MODELO SUECO

49 EXPERIÊNCIA > USO DE GRUPOS SEMI-AUTÔNOMOS DE TRABALHO
FÁBRICA VOLVO - CIDADE DE KALMAR - DÉCADA DE 70 FABRICAÇÃO DE AUTOMÓVEIS COMERCIAIS

50 FOI UMA TENTATIVA BEM SUCEDIDA DE COMBINAR SATISFATÓRIAMENTE PRODUTIVIDADE E CONDIÇÕES DE TRABALHO
MODELO DE PRODUÇÃO QUE SE OPÔS À LINHA DE MONTAGEM CLÁSSICA DO MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO

51 NECESSIDADES ERGONÔMICAS NECESSIDADES PSICOSOCIAIS
A PLANTA INDUSTRIAL TINHA OS SEGUINTES OBJETIVOS A SEREM ATENDIDOS EM RELAÇÃO AO TRABALHADOR : NECESSIDADES ERGONÔMICAS NECESSIDADES FÍSICAS NECESSIDADES PSICOSOCIAIS

52 FOI O PASSO INICIAL DA PROPOSTA DE ESTRUTURAR UM MODELO PRODUTIVO CAPAZ DE ALIAR :
EFICIÊNCIA BEM ESTAR DO OPERÁRIO APROVEITAMENTO DA CAPACIDADE MENTAL DO TRABALHADOR

53 MODIFICAÇÕES INTRODUZIDAS
DIVISÃO DO TRABALHO EM GRUPOS COM RELATIVA AUTONOMIA SOBRE REVEZAMENTOS E PAUSAS REDUÇÃO DA FADIGA DO TRABALHADOR ATRAVÉS DE SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE TRANSPORTE DE PEÇAS

54 POSSIBILIDADE DE VARIAÇÃO NO RÍTIMO DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DO USO DE ESTOQUES INTERMEDIÁRIOS
MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE LIMPEZA , ILUMINAÇÃO , NÍVEL DE RUIDOS , INSTALAÇÃO DE LOCAIS DE DESCANSO DAS EQUIPES DE TRABALHO

55 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA
USO DE DOCAS PARA CARGA E DESCARGA DE SUPRIMENTOS ABANDONO COMPLETO DA LINHA DE MONTAGEM > PRODUTO É FEITO IMÓVEL GRUPOS DE 05 A 10 TRABALHADORES SÃO RESPONSÁVEIS PELA MONTAGEM INTEGRAL DO PRODUTO

56 O GRUPO DE TRABALHO TEM RESPONSABILIDADE SOBRE :
VOLUME DIÁRIO PRODUÇÃO CONTROLE DE QUALIDADE MANUTENÇÃO FERRAMENTAS

57 USO DE TECNOLOGIA ATUALIZADA , COM MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA > P.L.C. + ROBÔS
PARTICIPAÇÃO DO SINDICATO DURANTE TODO O PROCESSO DE MONTAGEM DA PLANTA E OPERAÇÃO DA FÁBRICA

58 MANUTENÇÃO DE TODOS OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO < LINHAS DE MONTAGEM > EM OUTRAS UNIDADES DA EMPRESA CONJUGAÇÃO DE TODOS OS MÉTODOS DE TRABALHO VISANDO MELHORES RESULTADOS > TEORIA DA CONTINGÊNCIA

59 CONCLUSÕES NÃO HÁ FORMAS UNIVERSAIS DE SE ORGANIZAR A PRODUÇÃO E O TRABALHO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS DE PERFORMANCE INDUSTRIAL E COMPETITIVIDADE PODEM CONVIVER COM A PRESENÇA DO SINDICATO

60 GANHOS COM A REDUÇÃO DE ESTOQUES EM PROCESSO , OS QUAIS CHEGAM ÀS UNIDADES DE PRODUÇÃO , NO TEMPO AJUSTADO PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DO PRODUTO

61 MODELO JAPONÊS INDUSTRIA JAPONESA NOVO PARADIGMA ? TRÊS DIMENSÕES

62 PRIMEIRA DIMENSÃO USO DE TÉCNICAS E MÉTODOS DE TRABALHO / PRODUÇÃO
JUST-IN-TIME KANBAN C.C.Q. T.Q.C.

63 TÉCNICAS E MÉTODOS PRATICADOS EM ATIVIDADES DE GRUPOS
OS GRUPOS DE TRABALHO SÃO SEMI-AUTÔNOMOS , TENDO RESPONSABILIDADE PELA EXECUÇÃO DO TRABALHO INEXISTÊNCIA DE ESTRUTURAÇÃO POR POSTOS DE TRABALHO

64 PRÁTICA DA POLIVALÊNCIA GENERALIZADA DO OPERÁRIO , QUE CUIDA DA FABRICAÇÃO , MANUTENÇÃO , CONTROLE DA QUALIDADE E GESTÃO DO FLUXO DE PRODUÇÃO UTILIZAÇÃO DA ROTATIVIDADE DE TAREFAS , UMA VEZ QUE O OPERÁRIO E MULTIFUNCIONAL

65 MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO OPERÁRIO EM TODAS AS ATIVIDADES DA EMPRESA
ENVOLVIMENTO DE TODO O PESSOAL NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

66 ELEVADO NÍVEL DE ESCOLARIDADE FORMAL DO OPERÁRIO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL SISTEMÁTICA , DENTRO E FORA DA EMPRESA

67 SEGUNDA DIMENSÃO MODELO ESPECÍFICO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS
PROPORCIONA EMPREGO VITALÍCIO PREDOMÍNIO DA MÃO-DE-OBRA MASCULINA

68 PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO
SINDICATO ESPECÍFICO PARA CADA EMPRESA O EMPREGO ESTÁVEL PERMITE ACUMULAR EXPERIÊNCIA AO LONGO DA CARREIRA NA EMPRESA

69 TERCEIRA DIMENSÃO PROCESSO DE INTER-RELAÇÕES INDUSTRIAIS
INTERCÂMBIO ENTRE EMPRESA CLIENTE E EMPRESAS FORNECEDORAS SUBCONTRATAÇÃO COM MÉDIAS E PEQUENAS EMPRESAS

70 EXCLUSIVIDADE NAS PRÁTICAS DE NEGÓCIOS ADOTADAS
COLABORAÇÃO TECNOLÓGICA ENTRE A EMPRESA CONTRATANTE E AS EMPRESAS CONTRATADAS FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA PARA AS EMPRESAS CONTRATADAS

71 CONCLUSÕES MODELO INDUSTRIAL BASEADO EM :

72 MODELO DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS >
SISTEMA DE EMPREGO MODELO DE RELAÇÕES ENTRE EMPRESA CLIENTE E EMPRESAS FORNECEDORAS > SUBCONTRATAÇÃO

73 MODELO DE RELAÇÕES SOCIAIS NO TRABALHO >
PARTICIPAÇÃO COLETIVA CARACTERÍSTICA BÁSICA > TIPO DE RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO NA EMPRESA

74 MODELO ITALIANO

75 BASE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EMPRESAS LOCALIZADAS EM
DISTRITOS INDUSTRIAIS NÚMERO DE EMPREGADOS : ATÉ 250

76 FATORES CONDICIONANTES
DIFERENCIAÇÃO REGIONAL NORTE X SUL MOVIMENTOS COOPERATIVOS INFLUÊNCIA DO PARTIDO COMUNISTA NO APÔIO ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

77 CARACTERÍSTICAS FORTE MOVIMENTO OPERÁRIO SINDICATOS ATIVOS
LIMITAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS DOS EMPREGADOS DE EMPRESAS COM MENOS DE 16 FUNCIONÁRIOS

78 ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA
REGIONAL BAIXA PRESENÇA DE GRUPOS ESTRANGEIROS PRODUÇÃO VOLTADA PARA EXPORTAÇÃO AUTONOMIA DAS PEQUENAS EMPRESAS EM RELAÇÃO ÀS GRANDES EMPRESAS

79 AS INDÚSTRIAS PREDOMINANTES SÃO DO RAMO METALMECÂNICO UTILIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA EXTREMAMENTE QUALIFICADA EMPREGO DE TECNOLOGIA ATUAL E DE PONTA

80 PRODUÇÃO BAIXOS VOLUMES ESPECIALIZADA TEM ELEVADO CONTEÚDO TECNOLÓGICO
PRODUTOS INOVADORES FLEXIBILIDADE PRODUTIVA PEQUENOS LOTES TRADICIONAL POR ENCOMENDA

81 ATUAÇÃO SINDICAL NEGOCIAÇÕES BASEADAS METAS : PRODUTIVIDADE
TEMPO DE PROCESSAMENTO INOVAÇÃO DO PRODUTO GRUPO DE FÁBRICA É QUEM DEFINE A FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO AUSÊNCIA DE CHEFIAS

82 CONCLUSÕES SOBRE OS TRÊS MODELOS

83 CARACTERÍSTICAS COMUNS
FORÇA DE TRABALHO DE ALTO NÍVEL FORÇA DE TRABALHO COM ELEVADA FORMAÇÃO ESCOLAR ÓTIMO NÍVEL DAS ECOLAS PÚBLICAS

84 RELAÇÕES DE TRABALHO ESTABILIDADE NO EMPREGO
PEQUENA DIFERENCIAÇÃO SALARIAL TRABALHO EM EQUIPE ATUAÇÃO DO SINDICATO BAIXO NÍVEL DESEMPREGO

85 20 - BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO , Idalberto . Teoria Geral da Administração . São Paulo : Makron Books do Brasil Editora Ltda , SILVA , Reinaldo O. . Teorias da Administração . São Paulo : Pioneira Thomsom Learning ,


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