A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Data: 19/04/2009 Responsável: Leandro Furtado Balestrini ( ) Grupo: Patricia Roure – 08/42095 Letícia da Costa e Silva – 08/39825 Leandro Furtado – 08/34824 Henrique Vasconcelos - 06/34247

2 Nova visão: Logística Integrada

3 Benefícios Tempo Custos Qualidade Competitividade

4 O SISTEMA LOGÍSTICO COMO DEVE SER
Responsabilidade e autonomia Comunicação transparente Satisfação do cliente Integração dos departamentos Otimização de processos

5 Papel da Logística na Empresa

6 Atividades Primárias São essenciais para o cumprimento da função logística. Transportes Gestão de estoques Processamento de pedidos.

7 Atividades Secundárias
Função de apoio às atividades primárias, diagnosticando as necessidades para o bom andamento do processo logístico. programação de produtos armazenagem embalagem de proteção manutenção de informação manuseio de materiais

8 Objetivos da Logística Integrada
Agrupar diversas atividades da empresa relacionadas aos processos de produção até a distribuição aos consumidores finais. Logística empresarial: composto de organizações e indivíduos que se encarregam de levar os produtos ou serviços até o comprador pontencial no melhor tempo e menor custo em condições de transferir a posse.

9 Consequências da Logística Integrada
Quando os processos são integrados e compatíveis entre si, a empresa economiza na cadeia geral de produção, armazenamento e distribuição do produto; e o consumidor final ganha na variedade de produtos ofertados, e ainda por um preço mais em conta.

10 1. Custos associados a estoques
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE CONTROLE DE ESTOQUE 1. Custos associados a estoques Custo de manter estoque: custo para manter mercadorias por um período Custo Total: soma dos custos de pedir e de manter estoque Custo de Pedir: custos administrativos para aquisição de estoque

11 2. Objetivos do Estoque Objetivos de custo: estabelecer níveis de estoque e sua localização, balanceando os custos de manter e de pedir estoque. Objetivos de nível de serviço: obter equilíbrio entre a produção e o custo total de estoque, e o nível de serviço prestado aos clientes.

12 3. Previsão de Incertezas
Evolução no relacionamento com fornecedores relação de confiaça e credibilidade para estimar tempo e produção. Previsão de vendas futuras (pesquisas de intenção),de demanda e de tempo de ressuprimento.

13 Gestão de estoques versus Controle de estoques
Visão tradicional: produtos devem ser mantidos em estoques gera mais custos de manutenção, menor tempo de resposta ao mercado e risco de material obsoleto. Aumentar a rotatividade do estoque libera ativo e economiza no custo de manutenção do inventário.

14 Gestão de estoque FUNÇÃO DE COMPRAS, DE ACOMPANHAMENTO, GESTÃO DE ARMAZENAGEM, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO E GESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. • Cada ligação da cadeia de suprimentos é gerenciada e controlada de forma independente de qualquer outra parte. • Altas taxas de juros e competição global cada vez maior forçam as empresas a requestionar as formas existentes de gestão de estoques. • Organizações exigem estratégias mais proativas, pois passam a se basear nas necessidades dos clientes.

15 ESTRUTURA DO NEGÓCIO GLOBAL
Objetivos da organização Plano das necessidades de recursos Plano de negócios Plano de produto e de vendas Plano financeiro Plano de produção O diagrama fornece: O processo interativo; A interação dos diversos elementos; Relacionamento dos elementos de curto, médio e longo prazo. Planejamento da capacidade Gerenciamento da demanda Programa mestre da produção Planejamento das necessidades de material Controle das atividades da produção Controle e planejamento das compras de material

16 Elementos da gestão de logística:
Plano de negócios Plano de produção Plano das necessidades de recursos Depende dos equipamentos e processos Instalações Mão-de-obra Equipamentos

17 Plano financeiro Gerenciamento da demanda
Vendas, produto e planejamento de produção Avaliação de receita e recursos necessários

18 Objetivos da gestão de estoques
Gestão de estoques: “planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação sobre o planejamento”.

19 TIPOS DE ESTOQUE: Materiais de emblagem: caixas para embalar produtos, recipientes, rótulos Suprimentos Matéria-prima: requer processamento Produtos em processo: diferentes etapas do processo de fabricação Produto acabado: produto final, pronto para venda

20 PALESTRA SOBRE O G 20

21 Logística em Nível Global
No mundo capitalista, os países possuem lugares determinados dentro do processo produtivo.

22 Redução de Custos O custo de frete internacional faz o preço da mercadoria aumentar, o que traz perda no poder de competitividade do produto. Isso se devia bastante à concentração da tecnologia em países ricos da Europa, EUA e Japão.

23 Nova Ordem Econômica Mundial
O capitalismo saiu da dinâmica bipolar e entrou na era multipolar, onde um grupo maior de países possuem maior poder de decisão e de influência.

24 Países Emergentes Países emergentes surgem como atores de peso nas decisões das rodas de negociação e ainda aceleram o ritmo de crescimento e começam a rivalizar o poder já estabelecido pelos países desenvolvidos.

25 Transferência de Tecnologia
Países emergentes começam a deter mais fases no processo produtivo, não precisando mandar suas matérias-primas ao estrangeiro para manufaturação, diminuindo custos.

26 Poder de Influência E com a ascendente influência adquirida pelos países emergentes o poder de influência cresce exponencialmente e abre novos horizontes para as empresas nacionais expandirem seus negócios para outros países.

27 ESTUDOS DE CASO: OS CASOS DA DELL COMPUTADORES E DA HP

28 Características da DELL
Configurações pessoais Nível de estoque baixissimo Integração virtual Relação estreita com fornecedores

29 HP- início da cadeia de suprimentos
Grande volume de vendas Níveis altos de estoque Má previsão de vendas em algumas unidades Boa exploração de oportunidades no mercado

30 HP- mudanças na cadeia de suprimentos
Adoção do método Just-in-time Alternativas de transporte Melhor previsão de vendas Criação de alternativas regionais

31 PERGUNTAS SOBRE A MATÉRIA: TEORIA APLICADA NA PRÁTICA

32 O processo de horizontalização de fornecedores utilizado pela DELL arrefeceu o tempo de resposta a pedidos de novas máquinas e trouxe maiores custos de logística e de produção à empresa (F) No processo de globalização, os países possuem papéis específicos na linha de produção de certos produtos, o avanço tecnológico de países mergentes traz à tona vários fatores de peso, como o nível decrescente no preço de produtos, devido em boa parte à economia no valor do frete e de taxas alfandegárias (V) Nível Zero de estoque não é um obetivo ideal para as organizações, pois limita o horizonte de previsibilidade macroeconômica e não permite uma resposta rápida às flutuações de mercado e de necessidade dos consumidores. (V)

33 4. O aumento constante dos níveis de estoque da HP relacionam-se com as conseqüências do enfoque fracionado das empresas: ciclos logísticos mais longos, altos custos logísticos e nível de serviço ao cliente abaixo do esperado. (V) 5. A dinâmica desenvolvida pela DELL para gerenciar estoque e fornecedores não pode ser comparada com os papéis desempenhados pelos países apresentados pelo G 20 considerando o processo produtivo. (F) 6. A recente medida tomada pelo governo de reduzir o IPI na compra de carros novos ajudou as empresas a reduzir custos com a logística no sentido de custos de manter estoque, mas não ajudou a reduzir os custos de pedir. (V)

34 7. Levando em conta a gestão por processos integrados verticalmente, onde todas as habilidades de pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição são desenvolvidas internamente pela empresa, pode-se exemplificar esse sistema com a gestão realizada pela DELL. (F) 8. Uma técnica proposta para resolução de problemas de distribuição da HP foi “Estoque por demanda” que propõe a previsão da demanda do item em determinado período e uma determinação do período de segurança a considerar pela incerteza da previsão da demanda. (V)

35 9. A possibilidade das grandes empresas abrirem filiais de suas fábricas atraídas por mão de obra mais barata e incentivos fiscais pode compensar os custos de transporte, e outros custos, pelo fato dos custos de produção serem bem menores. (V) 10.


Carregar ppt "Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google