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Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada 053.02.06 Data: 19/04/2009 Responsável: Leandro Furtado Balestrini (

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1 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Data: 19/04/2009 Responsável: Leandro Furtado Balestrini ( Grupo: Patricia Roure – 08/42095 Letícia da Costa e Silva – 08/39825 Leandro Furtado – 08/34824 Henrique Vasconcelos - 06/34247

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3 Tempo Custos Qualidade Competitividade

4 O SISTEMA LOGÍSTICO COMO DEVE SER Responsabilidade e autonomia Comunicação transparente Satisfação do cliente Integração dos departamentos Otimização de processos

5 Papel da Logística na Empresa

6 Atividades Primárias São essenciais para o cumprimento da função logística. – Transportes – Gestão de estoques – Processamento de pedidos.

7 Atividades Secundárias Função de apoio às atividades primárias, diagnosticando as necessidades para o bom andamento do processo logístico. armazenagem manuseio de materiais embalagem de proteção programação de produtos manutenção de informação

8 Objetivos da Logística Integrada Agrupar diversas atividades da empresa relacionadas aos processos de produção até a distribuição aos consumidores finais. Logística empresarial: composto de organizações e indivíduos que se encarregam de levar os produtos ou serviços até o comprador pontencial no melhor tempo e menor custo em condições de transferir a posse.

9 Consequências da Logística Integrada Quando os processos são integrados e compatíveis entre si, a empresa economiza na cadeia geral de produção, armazenamento e distribuição do produto; e o consumidor final ganha na variedade de produtos ofertados, e ainda por um preço mais em conta.

10 1. Custos associados a estoques Custo de Pedir: custos administrativos para aquisição de estoque Custo Total: soma dos custos de pedir e de manter estoque Custo de manter estoque: custo para manter mercadorias por um período CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE CONTROLE DE ESTOQUE

11 2. Objetivos do Estoque Objetivos de custo: estabelecer níveis de estoque e sua localização, balanceando os custos de manter e de pedir estoque. Objetivos de nível de serviço: obter equilíbrio entre a produção e o custo total de estoque, e o nível de serviço prestado aos clientes.

12 3. Previsão de Incertezas Evolução no relacionamento com fornecedores relação de confiaça e credibilidade para estimar tempo e produção. Previsão de vendas futuras (pesquisas de intenção),de demanda e de tempo de ressuprimento.

13 Gestão de estoques versus Controle de estoques Visão tradicional: produtos devem ser mantidos em estoques gera mais custos de manutenção, menor tempo de resposta ao mercado e risco de material obsoleto. Aumentar a rotatividade do estoque libera ativo e economiza no custo de manutenção do inventário.

14 Gestão de estoque Cada ligação da cadeia de suprimentos é gerenciada e controlada de forma independente de qualquer outra parte. Altas taxas de juros e competição global cada vez maior forçam as empresas a requestionar as formas existentes de gestão de estoques. Organizações exigem estratégias mais proativas, pois passam a se basear nas necessidades dos clientes. FUNÇÃO DE COMPRAS, DE ACOMPANHAMENTO, GESTÃO DE ARMAZENAGEM, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO E GESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.

15 ESTRUTURA DO NEGÓCIO GLOBAL O diagrama fornece: O processo interativo; A interação dos diversos elementos; Relacionamento dos elementos de curto, médio e longo prazo. Objetivos da organização Plano de negócios Plano de produto e de vendas Plano das necessidades de recursos Plano financeiro Plano de produção Gerenciamento da demanda Programa mestre da produção Planejamento da capacidade Planejamento das necessidades de material Controle das atividades da produção Controle e planejamento das compras de material

16 Elementos da gestão de logística: Plano de negócios Plano de produção Plano das necessidades de recursos Depende dos equipamentos e processos Instalações Equipamentos Mão-de-obra

17 Plano financeiro Gerenciamento da demanda Vendas, produto e planejamento de produção Avaliação de receita e recursos necessários

18 Objetivos da gestão de estoques Gestão de estoques: planejamento do estoque, seu controle e sua retroalimentação sobre o planejamento.

19 TIPOS DE ESTOQUE: Matéria-prima: requer processamento Produtos em processo: diferentes etapas do processo de fabricação Materiais de emblagem: caixas para embalar produtos, recipientes, rótulos Produto acabado: produto final, pronto para venda Suprimentos

20 PALESTRA SOBRE O G 20

21 Logística em Nível Global No mundo capitalista, os países possuem lugares determinados dentro do processo produtivo.

22 Redução de Custos O custo de frete internacional faz o preço da mercadoria aumentar, o que traz perda no poder de competitividade do produto. Isso se devia bastante à concentração da tecnologia em países ricos da Europa, EUA e Japão.

23 Nova Ordem Econômica Mundial O capitalismo saiu da dinâmica bipolar e entrou na era multipolar, onde um grupo maior de países possuem maior poder de decisão e de influência.

24 Países Emergentes Países emergentes surgem como atores de peso nas decisões das rodas de negociação e ainda aceleram o ritmo de crescimento e começam a rivalizar o poder já estabelecido pelos países desenvolvidos.

25 Transferência de Tecnologia Países emergentes começam a deter mais fases no processo produtivo, não precisando mandar suas matérias-primas ao estrangeiro para manufaturação, diminuindo custos.

26 Poder de Influência E com a ascendente influência adquirida pelos países emergentes o poder de influência cresce exponencialmente e abre novos horizontes para as empresas nacionais expandirem seus negócios para outros países.

27 ESTUDOS DE CASO: OS CASOS DA DELL COMPUTADORES E DA HP

28 Características da DELL Configurações pessoais Nível de estoque baixissimo Integração virtual Relação estreita com fornecedores

29 HP- início da cadeia de suprimentos Grande volume de vendas Níveis altos de estoque Má previsão de vendas em algumas unidades Boa exploração de oportunidades no mercado

30 HP- mudanças na cadeia de suprimentos Adoção do método Just-in-time Alternativas de transporte Melhor previsão de vendas Criação de alternativas regionais

31 PERGUNTAS SOBRE A MATÉRIA: TEORIA APLICADA NA PRÁTICA

32 1.O processo de horizontalização de fornecedores utilizado pela DELL arrefeceu o tempo de resposta a pedidos de novas máquinas e trouxe maiores custos de logística e de produção à empresa (F) 2.No processo de globalização, os países possuem papéis específicos na linha de produção de certos produtos, o avanço tecnológico de países mergentes traz à tona vários fatores de peso, como o nível decrescente no preço de produtos, devido em boa parte à economia no valor do frete e de taxas alfandegárias (V) 3.Nível Zero de estoque não é um obetivo ideal para as organizações, pois limita o horizonte de previsibilidade macroeconômica e não permite uma resposta rápida às flutuações de mercado e de necessidade dos consumidores. (V)

33 4. O aumento constante dos níveis de estoque da HP relacionam-se com as conseqüências do enfoque fracionado das empresas: ciclos logísticos mais longos, altos custos logísticos e nível de serviço ao cliente abaixo do esperado. (V) 5. A dinâmica desenvolvida pela DELL para gerenciar estoque e fornecedores não pode ser comparada com os papéis desempenhados pelos países apresentados pelo G 20 considerando o processo produtivo. (F) 6. A recente medida tomada pelo governo de reduzir o IPI na compra de carros novos ajudou as empresas a reduzir custos com a logística no sentido de custos de manter estoque, mas não ajudou a reduzir os custos de pedir. (V)

34 7. Levando em conta a gestão por processos integrados verticalmente, onde todas as habilidades de pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição são desenvolvidas internamente pela empresa, pode-se exemplificar esse sistema com a gestão realizada pela DELL. (F) 8. Uma técnica proposta para resolução de problemas de distribuição da HP foi Estoque por demanda que propõe a previsão da demanda do item em determinado período e uma determinação do período de segurança a considerar pela incerteza da previsão da demanda. (V)

35 9. A possibilidade das grandes empresas abrirem filiais de suas fábricas atraídas por mão de obra mais barata e incentivos fiscais pode compensar os custos de transporte, e outros custos, pelo fato dos custos de produção serem bem menores. (V) 10.


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