A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento."— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento de Educação – CAC/UFG Profª Drª Eliza Maria Barbosa Departamento de Psicologia da Educação – FCLAr/Unesp

2 Formação Continuada: fazer em busca da aprendizagem Sujeitos e Contexto Objetivo: refletir sobre suas práticas cotidianas, para compreender que metodologias eficientes podem ser desenvolvidas desde que agregadas a uma exigência teórica com base para realização daquelas. Teoria metodologias de = ensino Condição indispensável para promover mudanças duradouras para além dos momentos de intervenção

3 Metodologia de Intervenção Ponto de partida: elaboração das próprias professoras e socialização da compreensão a respeito das finalidades e função social que acreditavam estar desenvolvendo. Apresentação de exemplos de planos de aula e atividades desenvolvidas com crianças, julgadas boas e passíveis de mudanças. Filmagem em VHS de situações cotidianas para serem debatidas e avaliadas pelo grupo.

4 Objetivo das filmagens e análise Favorecer para que o professor percebesse elementos que indicam, implícita ou explicitamente, como suas práticas reforçam ou alteram as diversas concepções que se configuram nos campos dos saberes da educação que historicamente caracterizam a dinâmica escolar, seus métodos, organização curricular, etc.

5 Critérios para análise das filmagens 1º Que as observações não se concentrassem em eventos secundários: interesse ou disciplina das crianças e professora. 2º Observassem e destacassem elementos que indicassem o perfil educativo das práticas tais como: -A atividade proposta exige interação -Considera-se os conhecimentos prévios das crianças? -Há coerência entre o grau de desafio da atividade e as possibilidades de ensino oferecidas pela professora e pelo ambiente e educativo? -O conteúdo da atividade faz sentido para a criança? -As crianças dependem de uma efetiva intervenção das professoras para ampliar sua expressão de conhecimento? C - C C - P ?

6 Dinâmica dos Cartões Fazer as professoras refletirem sobre a inadequação de propostas de atividades cujos sentidos culturais não são esclarecidos ou encontram-se fragmentados. Situações similares àquelas vividas pelas crianças. Tal dinâmica, mais as análises realizadas ajudaram a consolidar, mesmo que de forma incipiente mas progressiva, uma nova ordenação de critérios e recursos teórico- metodológicos com potencial suficiente para alterar aquela

7 Demais atividades permanentes Orientações e escolhas curriculares semestrais; Assessoria quinzenal durantes as atividades de planejamento; Leitura e debate de textos da área da Didática, Currículo e da Psicologia da Educação;

8 Conclusões Consideramos as avaliações positivas e conscientes das professoras de que o esforço de romper com uma tendência circular de simples reprodução de conhecimentos informais ou desvinculados do seu sentido histórico e cultural tinha valido a pena. Foi com bastante entusiasmo, porém não sem tensão, que acompanhamos uma visível e cotidiana evolução das práticas daquelas professoras. (BARBOSA, 2007)


Carregar ppt "Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google