A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSTORNOS ALIMENTARES. Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo (caquexia)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSTORNOS ALIMENTARES. Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo (caquexia)"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSTORNOS ALIMENTARES

2 Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo (caquexia) ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades. Os principais tipos de Transtornos Alimentares são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Essas duas patologias são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum: uma idéia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar. Em ambos os quadros os pacientes estabelecem um julgamento de si mesmos indevidamente baseado na forma física, a qual freqüentemente percebem de forma distorcida. O impacto que os Transtornos Alimentares exercem sobre as mulheres é mais prevalente, ainda que a incidência masculina esteja aumentando assustadoramente.

3 ANOREXIA

4

5

6

7

8 OBESIDADE MÓRBIDA A obesidade mórbida é uma doença crônica que alem do desconforto estético e psicológico pode provocar uma série de graves patologias associadas ao excesso de gordura, tais como: · diabetes, · hipertensão, · cardiopatias, · Colesterol elevado, · Doenças que, quando descompensadas, podem levar á morte. Um individuo é obeso mórbido quando a seu índice de Massa Corporal (IMC) é superior a 40 ou superior a 35 % quando já há doenças associadas á obesidade. O perfil do obeso mórbido é definido pelos fatores determinantes da doença: · Genética e hereditariedade, · Hábitos alimentares inadequados, · Ingestão de alimentos hipercalóricos · Gordura animal em excesso, · Falta de atividade física, · Distúrbio alimentar compulsivo, · Doença psiquiátrica.

9

10

11

12 O Brasil é mesmo o país dos contrastes. Ainda temos, em várias regiões mais pobres, crianças que morrem de inanição. Ou seja, de fome mesmo. De outro lado, o Ministério da Saúde registra que 43% cento dos brasileiros estão acima do peso. Pior ainda: 13% da população – mais de 23 milhões de pessoas - são obesos e os casos de obesidade mórbida continuam aumentando assustadoramente. Há os que passam fome – e felizmente esse número tem diminuído – e há os que não só comem demais, mas comem errado. Nos Estados Unidos, onde a obesidade transformou-se numa espécie de epidemia, os números relativos a obesos mórbidos são apavorantes. Aqui, além do Brasil rico onde a comilança abunda, também no Brasil pobre a gordura já é um problema cada vez mais agudo. A modernidade levou o brasileiro comum a trocar alimentos ricos em vitaminas e proteínas por gordura pura. É por isso que cresce – e aí só no Brasil rico – o número de cirurgias de redução de estômago, onde também caminhamos céleres para mais um título mundial, daqueles que ninguém quer. O sobrepeso e a obesidade mórbida são problemas graves de saúde pública. Ou se resolve agora ou não se resolve mais.

13

14 Eu preciso comer menos e praticar atividade fisica E u p r e c i s o c o n t i n u a r c u i d a n d o d a s a ú d e, m e a l i m e n t a n d o c o r r e t a m e n t e e p r a t i c a n d o e x e r c í c i o s f í s i c o s..

15 Os transtornos do comer são enfermidades condutuais devastadoras produzidas por uma complexa interação de fatores, que podem incluir transtornos emocionais e da personalidade, pressões familiares, uma possível sensibilidade genética ou biológica e o viver em uma cultura na qual há uma superabundância de comida e uma obsessão com a magreza. Os transtornos do comer geralmente se categorizam como bulimia nervosa e anorexia nervosa. Bulimia nervosa, que é mais comum, descreve um ciclo de compulsão alimentar e de purgação. Anorexia nervosa é um estado de inanição (fome) e emaciação, que pode ser realizado seguindo uma dieta severa ou purgatória. (Uma terceira categoria nova, a ingestão de alimento compulsivo e excessivo – sem purgação, não se descreve aqui, mas pode encontrar-se no relatório do Well-Connected sobre A Obesidade).

16 C u i d e m o s d a n o s s a s a ú d e e s t a é u m b e m i n a l i e n á v e l. C o m a b e m, m o d e r a d a m e n t e e c o r r e t a m e n t e. P r a t i q u e e x e r c í c i o s f í s i c o s

17 A atividade física traduz-se em inúmeros benefícios para a saúde como a redução e prevenção da osteoporose, patologias da coluna vertebral, morte prematura, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, hipertensão,… aumenta também o bem estar psicológico e a qualidade de vida dos indivíduos. No sentido de uma prevenção terciária, esta prática previne ainda a doença pulmonar obstrutiva crônica, asma brônquica, cardiopatia isquêmica, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica obesidade, …

18 Por: Lourdes Bernadete C. Bispo Imagens: Internet Musica: Kenny G


Carregar ppt "TRANSTORNOS ALIMENTARES. Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo (caquexia)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google