A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares Turismo: sector de serviços Produto singular ao produto compósito Serviço: noção de conjunto Destino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares Turismo: sector de serviços Produto singular ao produto compósito Serviço: noção de conjunto Destino."— Transcrição da apresentação:

1 1 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares Turismo: sector de serviços Produto singular ao produto compósito Serviço: noção de conjunto Destino turístico Vários produtos turísticos junção de serviços Gestão da qualidade dos serviços (micro) e destinos (macro) Prestação de serviços num contexto de competitividade, internacionalização e globalização Competitividade através da diferenciação (sobretudo) Sector de serviços: dinâmica das parcerias e trabalho em rede Rever a cadeia do turismo (sectores envolventes)

2 2 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares Turismo: produto versus experiência Recurso Recurso turístico Serviço Produto EXPERIÊNCIA Serviço = Satisfação das necessidades básicas (elementares a um serviço) = Utilidade funcional Experiência = Surpreender o turista = Ultrapassar expectativas = Provocar emoções e sensações = Turismo de sensações = Turismo que marca O turista compra a experiência e leva para a casa as memórias Turismo experiencial: um novo patamar conceptual

3 3 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares Contem-me que eu ESQUECEREI Mostrem-me que eu talvez possa RECORDAR Envolvam-me que eu COMPREENDEREI! Benjamim Franklim

4 4 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares Turismo Experiencial…o que significa? Nova Era a considerar na lógica de concepção de produtos turísticos Necessidade de tematização da experiência Produtos turísticos baseados em experiências/momentos/sensações = LIGAÇÃO EMOCIONAL COM O CLIENTE Turismo Experiencial é uma forma de renovar e inovar a oferta Procura dar resposta a uma sociedade de sonhos que todos idealizamos alcançar Experienciar significa Marcar que, por sua vez, leva à MEMORIZAÇÃO E RECORDAÇÃO Pretende fazer do turista alguém especial e único (marketing relacional/personalização) = estratégias de fidelização Utiliza como ferramenta uma nova área do marketing: o marketing experiencial Análise do texto Marketing: Fim do Conceito? disponível no material de apoio (página da UC)

5 5 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares Turismo Experiencial Procura dar resposta às novas tendências do turismo- Globalização/mercados abertos/competitividade - Democratização da informação - Terrorismo: maior segurança - Retorno a velhosvalores e princípios - Alterações demográficas (envelhecimento) - Alteração nos níveis de educação - Competitividade pela diferenciação e não tanto pela liderança de custos - A um novo perfil do turista (consultar estudo Futur Traveller Tribes 2020, Amadeus) Análise em aula do Estudo Futur TravelTribes 2020, Consumer Trends, págs.10 e 11.

6 6 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares O perfil do turista que procura este tipo de actividade experiencial tem por norma ter um comportamento que vai para além da viagem por si própria, ou seja, deixa para trás toda a passividade de umas férias standardizadas, procurando envolver-se em actividades que realçam as suas experiências individuais e expandam os seus horizontes pessoais. Ele é exigente, gosta de lugares pouco explorados direccionando a sua procura para produtos diferenciados, gerando um nicho de mercado que faz quebrar com a criação normal» de qualquer pacote turístico Fonte: Trabalho realizado no semestre anterior sobre Turismo Experiencial (Rita Guerreiro e João Rolha)

7 7 Nas horas destinadas a trabalho autónomo, os alunos deverão (algumas indicações:. Rever conteúdos como: produto turístico, noção e características de serviço, o factor humano na prestação do serviço em turismo, destino turístico, procura/oferta turística, natureza compósita de produto, sistema turístico. Rever a importância de se identificar e perceber o perfil do turista. Reflectir sobre: - turismo como experiência/turismo interpretativo/turismo de conhecimento - a relação entre autenticidade e turismo experiencial - Turismo como busca de sensações. Mais do que ver e comprar o turista quer vivenciar, sentir, envolver-se com o produto. Leitura e reflexão sobre o estudo Futur TravelTribes 2020 (versão completa). Outros tópicos que o aluno considerar importantes face às temáticas discutidas em aula


Carregar ppt "1 Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares Turismo: sector de serviços Produto singular ao produto compósito Serviço: noção de conjunto Destino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google