A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Questões socioantropológicas atuais e suas repercussões na prática educativa Conteúdo: - Interculturalidade, multiculturalismo, pluralidade cultural, igualdade, diferença e educação: perspectivas antropológicas

4 Referência Bibliográfica: TRINDADE, Azoilda L. da. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A, p CANDAU, Vera Maria. Sociedade, Educação e Cultura(s): questões e propostas. 2 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, p / HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós- Modernidade / Stuart Hall: tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro - 10ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

5 Questões socioantropológicas atuais e suas repercussões na prática educativa

6 Interculturalidade, multiculturalismo, pluralidade cultural, igualdade, diferença e educação: perspectivas antropológicas: Pensar o multiculturalismo, tema complexo, controverso e de modo geral considerado indefinido – sobretudo quando o relacionamos à educação e mais especificamente à escola – coloca-nos diante de desafios do nosso tempo: 1)a percepção da diversidade humana; 2) a desconstrução de verdades; 3) a integração/interação de saberes; 4) a desierarquização das diferenças e visões de mundo, dentre outros desafios e, sobretudo, um profundo amor e respeito pela Vida. Azoilda Trindade (1999)

7 O multiculturalismo é um fenômeno complexo, contraditório e atravessado por múltiplas questões, concepções e tensões. (...) Quanto aos cursos de formação de professores, esses abordam alguns temas geralmente de modo episódico e de acordo com as opções de cada professor(a), mas a questão multicultural ainda não é assumida como um dos princípios orientadores da formação docente, inicial e continuada. (...) A interculturalidade aposta na relação entre grupos sociais e étnicos. Não elude os conflitos. Enfrenta a conflitividade inerente a essas relações. Favorece os processos de negociação cultural, a construção de identidades de "fronteira", "híbridas", plurais e dinâmicas, nas diferentes dimensões da dinâmica social.

8 A perspectiva intercultural quer promover uma educação para o reconhecimento do "outro", para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais. Uma educação para a negociação cultural. Uma educação capaz de favorecer a construção de um projeto comum, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas. Vera Maria Ferrão Candau (2002)

9 Stuart Hall - A Identidade em Questão: CELEBRAÇÃO MÓVEL;

10 Três concepções de identidade: a)sujeito do Iluminismo: A identidade formada pelo centro essencial do eu; b)sujeito sociológico: O sujeito sociológico refletia a crescente complexidade do mundo moderno e a consciência de que este centro essencial do eunão era autônomo e auto-suficiente, mas formado e transformado a partir dos outros; c)sujeito pós-moderno: Conceito de identidade como processo de celebração móvel. Não há identidade fixa, essencial ou permanente. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos.


Carregar ppt "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google