Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Avaliação Educacional
CURSO: PEDAGOGIA Avaliação Educacional Profª Ms.: Solange Brito
2
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico;
Eixo Temático: Ação Docente e Sala de Aula; Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: Tendências atuais da Avaliação Educacional Conteúdo : - avaliação formativa ou formadora - avaliação mediadora - avaliação dinâmica - avaliação apreciativa - a meta-avaliação
3
Avaliação Educacional
Tendências atuais da Avaliação Educacional viabilizam o desenvolvimento humano convergem à descrição, crítica e análise respeitam a diversidade cultural rompem com o tradicionalismo e com o processo classificatório criam novos parâmetros avaliativos
4
PARÂMETROS ESTABELECIDOS PELAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA AVALIAÇÃO
avaliação formativa ou formadora avaliação mediadora avaliação dinâmica avaliação apreciativa meta-avaliação
5
AVALIAÇÃO FORMATIVA OU FORMADORA:
“Uma avaliação formativa ajuda o aluno a compreender e se desenvolver. Colabora para a regulação de suas aprendizagens, para o desenvolvimento de suas competências e o aprimoramento de suas habilidades em favor de um projeto. Um professor comprometido com a aprendizagem de seus alunos utiliza os erros,inevitáveis sobretudo no começo, como uma oportunidade de observação e intervenção. Com base neles, propõe situações-problema cujo enfrentamento requer uma nova e melhor aprendizagem, possível e querida para quem a realiza.” (MACEDO, 2007).
6
AVALIAÇÃO FORMATIVA OU FORMADORA
7
AVALIAÇÃO MEDIADORA: ação docente no processo avaliativo.
8
AVALIAÇÃO DINÂMICA: o foco da atuação está no estudante é quantitativa num primeiro momento e, depois, qualitativa, permitindo ao professor e aos alunos conhecerem seus potenciais. “Mais do que uma nota pelo conjunto de tarefas resolvidas, a avaliação dinâmica quer saber porque razão uma ou outra tarefa não foi possível de ser resolvida e, principalmente, como ajudar esse aluno a resolver tais tarefas,consideradas a princípio difíceis.” (MÉIER, 2007).
9
AVALIAÇÃO DINÂMICA
10
AVALIAÇÃO APRECIATIVA:
valoriza o trabalho do autor a ênfase na direção positiva não elimina a percepção dos aspectos negativos
11
avaliação da avaliação
META-AVALIAÇÃO: avaliação da avaliação “Avaliadores profissionais precisam de um retorno sobre a qualidade de seu trabalho para assegurar um constante aperfeiçoamento da sua prática profissional. Os diferentes usuários dos resultados da avaliação precisam saber a qualidade das informações que recebem.” (LETICHEVSKY, 2007).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.