A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Educacional
CURSO: PEDAGOGIA Avaliação Educacional Profª Ms.: Solange Brito

2 Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico;
Eixo Temático: Ação Docente e Sala de Aula; Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: Tendências atuais da Avaliação Educacional Conteúdo : - avaliação formativa ou formadora - avaliação mediadora - avaliação dinâmica - avaliação apreciativa - a meta-avaliação

3 Avaliação Educacional
Tendências atuais da Avaliação Educacional viabilizam o desenvolvimento humano convergem à descrição, crítica e análise respeitam a diversidade cultural rompem com o tradicionalismo e com o processo classificatório criam novos parâmetros avaliativos

4 PARÂMETROS ESTABELECIDOS PELAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA AVALIAÇÃO
avaliação formativa ou formadora avaliação mediadora avaliação dinâmica avaliação apreciativa meta-avaliação

5 AVALIAÇÃO FORMATIVA OU FORMADORA:
“Uma avaliação formativa ajuda o aluno a compreender e se desenvolver. Colabora para a regulação de suas aprendizagens, para o desenvolvimento de suas competências e o aprimoramento de suas habilidades em favor de um projeto. Um professor comprometido com a aprendizagem de seus alunos utiliza os erros,inevitáveis sobretudo no começo, como uma oportunidade de observação e intervenção. Com base neles, propõe situações-problema cujo enfrentamento requer uma nova e melhor aprendizagem, possível e querida para quem a realiza.” (MACEDO, 2007).

6 AVALIAÇÃO FORMATIVA OU FORMADORA

7 AVALIAÇÃO MEDIADORA: ação docente no processo avaliativo.

8 AVALIAÇÃO DINÂMICA: o foco da atuação está no estudante é quantitativa num primeiro momento e, depois, qualitativa, permitindo ao professor e aos alunos conhecerem seus potenciais. “Mais do que uma nota pelo conjunto de tarefas resolvidas, a avaliação dinâmica quer saber porque razão uma ou outra tarefa não foi possível de ser resolvida e, principalmente, como ajudar esse aluno a resolver tais tarefas,consideradas a princípio difíceis.” (MÉIER, 2007).

9 AVALIAÇÃO DINÂMICA

10 AVALIAÇÃO APRECIATIVA:
valoriza o trabalho do autor a ênfase na direção positiva não elimina a percepção dos aspectos negativos

11 avaliação da avaliação
META-AVALIAÇÃO: avaliação da avaliação “Avaliadores profissionais precisam de um retorno sobre a qualidade de seu trabalho para assegurar um constante aperfeiçoamento da sua prática profissional. Os diferentes usuários dos resultados da avaliação precisam saber a qualidade das informações que recebem.” (LETICHEVSKY, 2007).


Carregar ppt "Avaliação Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google