A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli."— Transcrição da apresentação:

1 O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli

2 FORMAÇÃO DOS CONCEITOS 1- Transmissão de conhecimentos, informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim determinado, instrução; 2- Os métodos empregados para ministrar o ensino; 3- Magistério; 4- Esforço orientado para a formação ou a modificação da conduta humana; educação; 5- Adestramento, treinamento. Dicionário Aurélio Ensinar

3 Ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar condições para a sua construção. Paulo Freire Ensinar não significa transferir pacotes sucateados, nem mesmo significa meramente repassar saber: Seu conteúdo mesmo é motivar processo emancipatório com base em saber crítico,criativo, atualizado e competente. Pedro Demo

4 O que é fundamental para que um ensino seja de qualidade? 1- Uma organização inovadora, dinâmica e aberta; 2- um corpo de professores bem preparados; 3- boa remuneração e motivação; 4- boas condições de trabalho com infra-estrutura adequada; 5- Alunos interessados. Vamos refletir e discutir

5 FORMAÇÃO DAS HABILIDADES Habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. São as capacidades técnicas para realizar tarefas, desenvolvidas a partir da teoria e prática. Ex. dirigir um automóvel

6 FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS Faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. Exemplos: Saber orientar-se em uma cidade desconhecida mobiliza as capacidades de ler um mapa, localizar-se, pedir informações ou conselhos; e os seguintes saberes: ter noção de escala, elementos da topografia ou referências geográficas.

7 FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS Saber curar uma criança doente mobiliza as capacidades de observar sinais fisiológicos, tomar a temperatura, administrar um medicamento; e os seguintes saberes: identificar patologias e sintomas, primeiros socorros, terapias, os riscos, os remédios, os serviços médicos e farmacêuticos.

8 FORMAÇÃO DA COMPETÊNCIAS A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência (cognitivo).

9 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS VAMOS REFLETIR. Como a escola pode desafiar o aluno a pensar e construir as competências em Ciências? Apresentar situações problema; Contextualizar o conteúdo aprendido com situação do cotidiano; Desenvolver pesquisa.


Carregar ppt "O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google