Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomas Alegre Alterado mais de 9 anos atrás
2
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ENTÃO, COMO JÁ VIMOS: MORAL: são os valores que nos orientam a cada instante de nossa vida. ÉTICA: é o modo social de agirmos de acordo com valores morais. É a base usada na tomada de decisões. A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
3
Ética empresarial refere-se a
padrões e princípios que orientam o comportamento e as relações das empresas e de seus negócios. Código de Ética - é documento formal que tem como objetivo guiar/orientar o comportamento e a tomada de decisão pelos integrantes de uma empresa.
4
DIFERENÇA ENTRE... Modo pessoal de agir Modo social de agir
MORAL Lida com o Certo x Errado ÉTICA DIREITO Modo pessoal de agir (É adquirida e formada ao longo da vida, por experiências) Modo social de agir (Implica no consenso e na adesão da sociedade) Modo legal de agir (É imposta aos cidadãos; exige cumprimento e obediência) Normas e regras pessoais (É guiada pela consciência) Normas e regras sociais (É guiada pela cultura da sociedade) Normas e regras legais (É guiada pelas instituições jurídicas/leis) Individual (é o que fundamenta a ética) Grupal e/ou coletivo (Se constrói a partir do consenso de várias ‘morais’) Jurídico (Torna lei um pensamento geral)
5
POR QUE O ASSUNTO ÉTIDA ESTÁ EM EVIDÊNCIA?
Desencanto: não cremos naquilo que gostaríamos de crer [religião, tradição,horóscopo]. Democratização: transparência e evidenciação
6
Descrédito dos políticos e governantes.
Novos relacionamentos: globalização, novas formas de organização, novas formas de trabalho. Economicidade das organizações; custos de controle; imagem.
8
A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
tem por natureza preservar a vida onde quer que ela esteja ameaçada. Por isso, falamos em bioética, ecoética, etc.
9
O que realmente interessa é a vida do grupo e todos os esforços para mudar comportamentos e alterar normas caducas. Nessa concepção, as normas não devem ter um status de dogma, mas sim, de guia (kanôn, no sentido de guiar), pelas quais a comunidade dos humanos percorre seu itinerário nesta oikoumene.
10
a) Visão utilitarista da ética toma as decisões com base em resultados ou conseqüências dos resultados. O objetivo do utilitarismo é extrair os maiores benefícios para a maior quantidade possível de pessoas. b) Visão legal da ética procura respeitar e proteger os direitos básicos dos indivíduos.
11
c) Visão da teoria da justiça da ética procura impor e fazer cumprir as regras de forma justa e imparcial. d) Visão altruísta da ética procura atender os interesses da sociedade visando o bem comum, onde todos podem usufruir do benefício.
12
Responsabilidade é: a condição por ser responsável por algo ou alguém;
Segundo dicionário Aurélio: Responsabilidade é: a condição por ser responsável por algo ou alguém; a condição de cumprir com suas obrigações ou deveres; Social é: da sociedade (grupos de pessoas que vivem por vontade própria sob normas comuns). Profissional é: atividade ou ocupação especializada, da qual se podem tirar os meios de subsistência.
13
Responsabilidade x Social x Profissional
As pessoas convivem em espaços: da comunidade (ambiente fora do espaço de trabalho) e da organização (ambiente de trabalho). Diante disso, não existe a separação ou diminuição de responsabilidade como cidadão e como profissional.
14
Responsabilidade Social
A empresa com responsabilidade social assume atitude condizente junto a toda cadeia produtiva da empresa, incluindo-se clientes, funcionários, fornecedores e ambiente. A responsabilidade atinge a todas as partes interessadas que são impactados por suas atividades.
15
Grau de envolvimento das organizações
Obrigação Social: são as empresas que buscam apenas satisfazer as obrigações sociais mínimas impostas pela lei. Ex: refeitório, vale refeição, transporte, doações.
16
Responsabilidade Social:
são as empresas que procuram receber ganhos financeiros com o seu trabalho e ganhos de aceitação das partes interessadas. Desde que estes ganhos de responsabilidade social não gerem despesas para empresa. Ex: programas educativos e ambientais.
17
Sensibilidade Social:
são as empresas que atuam com responsabilidade social, mas também estão se antecipando aos problemas sociais do futuro. São empresas que querem garantir a sua permanência no mercado em que atua socialmente.
18
Responsabilidade Social
As atividades e atitudes de uma empresa socialmente responsável precisam caracterizar- se por: preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas que afetam todas as partes interessadas. promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os padrões universais de direitos humanos e de cidadania e de participação na sociedade.
19
Responsabilidade Social
respeito ao meio ambiente e contribuição para sua sustentabilidade em todo o mundo. maior envolvimento nas comunidades em que se insere a organização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano dos indivíduos ou até atuando diretamente na área social, em parcerias com governos ou isoladamente.
20
Responsabilidade Social
A Responsabilidade Social pode estar apoiada no: Assistencialismo (doações, ajudas pontuais) Sustentabilidade (capacidade de transformação e continuidade)
21
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Os pilares da SUSTENTABILIDADE Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Maximização do retorno do capital do investidor Empreendedorismo Lucratividade SOCIAL Preservação de recursos naturais Eco-eficiência Energia renovável DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AMBIENTAL ECONÔMICO
22
O desafio da Responsabilidade Social
Internalizar a Responsabilidade Social como parte integrante do negócio: faz parte da cultura organizacional. Compromisso de todos e de longo prazo: expressa os valores éticos da empresa.
23
O desafio da Responsabilidade Social
Responsabilidade Social possa trazer uma vantagem competitiva: é bom para o negócio. Visão de longo prazo: processo progressivo e permanente. Transversalidade: não é a criação de um novo departamento dentro da empresa.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.