A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIDADE LINGUÍSTICA. Características fundamentais que asseguram a qualidade da linguagem: -Clareza: precisão, ordem, propriedade; -Correcção: rigor;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIDADE LINGUÍSTICA. Características fundamentais que asseguram a qualidade da linguagem: -Clareza: precisão, ordem, propriedade; -Correcção: rigor;"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE LINGUÍSTICA

2 Características fundamentais que asseguram a qualidade da linguagem: -Clareza: precisão, ordem, propriedade; -Correcção: rigor; -Harmonia: elegância; -Pureza: vernaculidade

3 CLAREZA Precisão: uso exacto da linguagem, não exagerando, nem no sentido da acumulação de palavras, nem na falta das que são indispensáveis à sua compreensão. Exemplo: Errado: Camões é um bom e excelente escritor que nos deixou uma obra invulgar e extraordinária. Certo: Camões é um excelente escritor que nos deixou uma obra extraordinária.

4 CLAREZA Ordem: colocação das palavras na posição relativa adequada aos nexos que entre elas se quer estabelecer, para que, assim, estes se tornem facilmente compreensíveis. Exemplo: Errado: O homem leu o livro com interesse que lhe tinha sido oferecido. Certo: O homem leu, com interesse, o livro que lhe tinha sido oferecido.

5 CLAREZA Propriedade: justeza no uso das palavras adequadas ao que se quer significar, garantindo, assim, a sua correcta compreensão. Exemplo: Errado: Referia-se a professores muito sabedores e com muitos anos de experiência no terreno. Certo: Referia-se a professores muito sabedores e com muitos anos de experiência de ensino.

6 CORRECÇÃO Rigor: é o princípio em que assenta a correcção da linguagem. obtém-se quando o uso da linguagem obedece às regras gramaticais da língua. -Vícios que prejudicam a correcção da linguagem: Erros de concordância; Erros de regência; Erros de construção, formação, flexão; Erros lexicais

7 HARMONIA Elegância: cuidado com a selecção e colocação das palavras, de modo que a linguagem utilizada se estruture em frases elegantes, fluentes, variadas. -Vícios que prejudicam a harmonia da linguagem: Cacofonia (encontro de sílabas que formam som desagradável, embaraçoso ou grosseiro) Exemplo: Estou a tocar só com uma mão. A neve verás no alto do monte.

8 HARMONIA Parequema (repetição de sílabas com o memso som): Exemplo: O sapo pula. Fez o ataque que queria. Hiato (encontro de vogais que não formam ditongo): Exemplo: Quero que beba a água. O poema até é épico.

9 PUREZA Vernaculidade: constante entrada na língua portuguesa de elementos provindos doutras línguas não deve impedir que, em cada momento, se tenha a noção clara dos limites do conceito de vernaculidade e se use uma linguagem respeitadora do carácter da língua. -Vícios que prejudicam a pureza da linguagem: galicismos (palavras ou construções francesas) Ex. Venho de constatar que as demarches realizadas; Anglicismos (palavras ou construções inglesas) Ex. Só agora realizei que ela estava a reportar sobre

10 PUREZA Italianismos (palavras ou construções italianas); Espanholismos (palavras ou construções espanholas); Arcaísmos (palavras ou expressões antiquadas e caídas em desuso); Neologismos (termos novos, criados num dado momento, para designar novas realidades); Provincianismos (termos e expressões peculiares de certas províncias, deslocados para o registo corrente).

11


Carregar ppt "QUALIDADE LINGUÍSTICA. Características fundamentais que asseguram a qualidade da linguagem: -Clareza: precisão, ordem, propriedade; -Correcção: rigor;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google