A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO 8: M- COMMERCE : C ASO O I P AGGO Camilla Takegami Adania 16/06/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO 8: M- COMMERCE : C ASO O I P AGGO Camilla Takegami Adania 16/06/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO 8: M- COMMERCE : C ASO O I P AGGO Camilla Takegami Adania 16/06/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA P RODUÇÃO S ISTEMA DE I NFORMAÇÃO E T ECNOLOGIA - FEQ 0411

2 Cadeia de Valor PAGGO Coleta de Dados OrganizaçãoSeleçãoConsolidaçãoDistribuição Opção do cliente em utilizar o celular como forma de pagamento de compras ou serviços. O estabelecimento envia via SMS para a Oi Paggo o valor da transação, o nº do estabelecimento e o nº do celular Oi do cliente. A Oi Paggo envia um SMS para o cliente com as informações da transação e solicita a senha pessoa para confirmação da transação. A Oi Paggo confirma a transação via SMS tanto para o estabelecimento quanto para o cliente. O valor é lançado na próxima fatura. Com a confirmação da transação, é autorizada a entrega do bem ou serviço. O cliente não precisa estar fisicamente presente.

3 Verticalização da cadeia Vantagens: Dispensa a necessidade de um leitor magnético; Oferece economia, simplicidade e conveniência tanto para usuários como para os estabelecimentos; Inovação no mercado de pagamento mundial (mobile payment); Mobilidade dos pagamentos – não há necessidade de presença física; Mais seguro que cartão de crédito; Desafios: Desconfiança dos clientes e estabelecimentos; Concorrência das gigantes operadoras de crédito e transações; Unir as demais operadoras móveis em torno de uma única rede da captura de transação rentabilidade para todos.

4 Tecnologia Mobile Payment Vantagens do Pioneirismo: Não há concorrentes; Possibilidade de fidelização dos clientes; Dono do know-how da tecnologia Associação do nome da Marca Oi Paggo à tecnologia. Riscos associados: A entrada dos grandes players pode diminuir bem a rentabilidade da nova tecnologia; Aumento do uso da tecnologia pode congestionar o sistema de transferência de dados da telefonia móvel (problema de infraestrutura na telecomunicação no Brasil);

5 Realidade do consumidor Brasileiro Quando a Oi Paggo foi lançada, o crédito no Brasil era mais restrito. Após a crise em 2008, o Brasil foi obrigado a facilitar o crédito para manter o crescimento através do consumo das famílias. Nesse momento, o sistema da Oi Paggo proporcionou mais uma alternativa de crédito aos consumidores. Minha única ressalva é que, apesar da Oi Paggo estar totalmente adaptada à realidade do consumidor brasileiro (crédito cada vez mais abundante e facilitado), o consumidor brasileiro ainda não está adaptada ao sistema da Oi Paggo. Ainda vejo uma certa resistência em usar esse novo sistema. Penso que ele só vai se tornar uma realidade no modo de compra quando estiver disponível para São Paulo.

6 Vantagens e Obstáculos para Clientes Vantagens Competitivas: Anuidade grátis; Compras remotas; Maior segurança – menor risco de clonagem; Obstáculos: Área de cobertura não abrange todo o s estados brasileiros; Quebra de paradigma – dinheiro de plástico; Dificuldade no controle das despesas: se mantem os SMS no celular, corre o risco de ter sua movimentação $$ revelada em caso de perda e/ou roubo do celular. Para superar os obstáculos acima, é necessário uma grande campanha de publicidade, para popularizar o nova sistema. Além disso, é necessário maior investimento de expansão para abrigar todos os estados brasileiros.

7 Vantagens e Obstáculos para Varejistas Vantagens Competitivas: Dispensa a necessidade do tradicional terminal POS; Taxas cobradas pelos serviços menores (3% x 7 a 10%); Obstáculos: Necessidade de ter mais um equipamento para recebimento; Poucos clientes que utilizam o sistema, torna o sistema menos rentável, mesmo com taxas menores. Para superar os obstáculos acima, assim como os clientes, é necessário uma grande campanha de publicidade, para popularizar o nova sistema para adquirir novos adeptos da tecnologia.


Carregar ppt "TRABALHO 8: M- COMMERCE : C ASO O I P AGGO Camilla Takegami Adania 16/06/2012 UNICAMP- F ACULDADE DE E NGENHARIA Q UÍMICA E SPECIALIZAÇÃO EM G ESTÃO DA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google