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Origem: Estudos e experiências na Western Eletric em Hawthorne a partir de 1927: Analisava a relação entre produtividade e iluminação Utilizava o paradigma.

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1 Origem: Estudos e experiências na Western Eletric em Hawthorne a partir de 1927: Analisava a relação entre produtividade e iluminação Utilizava o paradigma de Taylor (produtividade relacionada com movimentos ineficientes, fatiga e deficiência do ambiente físico) Ciências Comportamentais, Freud: Dicotomia entre indivíduo e sociedade (homem induzido pelos instintos e a sociedade agiria com um limitador Os outros homens seriam meios para atingir os objetivos

2 Teóricos da Escola de Relações Humanas:
O grupo primário é mais importante que os instintos A personalidade: Central é formada pela socialização do indivíduo Periférica é formada pela participação no grupo primário Mudanças periféricas são mais fáceis de efetuar que mudanças centrais (é mais eficiente tentar mudar o grupo que o indivíduo) Possíveis métodos de solução de divergências: Força (Administração Cientifica) Barganha Integração (a melhor segundo Mary Follet), a qual fundamentou a Escola de Relações Humanas buscando aumentar a lucratividade diminuindo os conflitos

3 Pensadores da Escola de Relações Humanas:
Follet: métodos de solução de conflitos Stuart Chasse: o reconhecimento como fator motivador a organização gera produtos (econômico) e satisfação (social) Roethlisberger e Dickson: liderança natural limitação dos incentivos financeiros Barnard: valorização da organização informal Mayo: aspectos humanos da Administração, grupos informais e suas relações Produtividade depende da satisfação no trabalho Ignora conflito entre indivíduo e grupo

4 Idéias Centrais: Substituição do homem econômico pelo homem social: O homem é um ser complexo Condicionado social e biologicamente Necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestigio e auto-realização Reconhecimento da importância do grupo informal Grupo informal emerge pela tecnologia adotada e semelhança de interesses Participação nas Decisões: Favorece a motivação e conseqüentemente a produtividade Liderança democrática onde fosse permitido: Opinar, Contribuir e Controlando por resultados A Organização formal recebeu pouca atenção da Escola de Relações Humanas

5 Conclusões: O trabalho é uma atividade coletiva Os grupo influenciam o trabalho do indivíduo O mundo social do adulto é estruturado em relação ao trabalho Reconhecimento, segurança senso de pertencer são mais importantes que as condições físicas Uma reclamação não anuncia somente um fato, mas releva um distúrbio relacionado ao indivíduo As demandas sociais de dentro e de fora influenciam a produtividade no trabalho A colaboração coletiva não ocorre por acaso, necessita ser desenvolvida

6 Críticas: Essas conclusões são “obvias” Dilemas: Interesses da organização X trabalhadores Interesses dos trabalhador x consumidores Favorece a Administração Aparentemente não se reconhece o conflito de interesses entre as classes Não aprofunda as questões sociais Possibilidade de manipulação dos trabalhadores


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