A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Origem: –Estudos e experiências na Western.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Origem: –Estudos e experiências na Western."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Origem: –Estudos e experiências na Western Eletric em Hawthorne a partir de 1927: Analisava a relação entre produtividade e iluminação Utilizava o paradigma de Taylor (produtividade relacionada com movimentos ineficientes, fatiga e deficiência do ambiente físico) Ciências Comportamentais, Freud: –Dicotomia entre indivíduo e sociedade (homem induzido pelos instintos e a sociedade agiria com um limitador –Os outros homens seriam meios para atingir os objetivos

2 Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Teóricos da Escola de Relações Humanas: –O grupo primário é mais importante que os instintos –A personalidade: Central é formada pela socialização do indivíduo Periférica é formada pela participação no grupo primário –Mudanças periféricas são mais fáceis de efetuar que mudanças centrais (é mais eficiente tentar mudar o grupo que o indivíduo) Possíveis métodos de solução de divergências: –Força (Administração Cientifica) –Barganha –Integração (a melhor segundo Mary Follet), a qual fundamentou a Escola de Relações Humanas buscando aumentar a lucratividade diminuindo os conflitos

3 Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Pensadores da Escola de Relações Humanas: –Follet: métodos de solução de conflitos –Stuart Chasse: o reconhecimento como fator motivador a organização gera produtos (econômico) e satisfação (social) –Roethlisberger e Dickson: liderança natural limitação dos incentivos financeiros –Barnard: valorização da organização informal –Mayo: aspectos humanos da Administração, grupos informais e suas relações Produtividade depende da satisfação no trabalho Ignora conflito entre indivíduo e grupo

4 Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Idéias Centrais: –Substituição do homem econômico pelo homem social: O homem é um ser complexo Condicionado social e biologicamente Necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestigio e auto-realização Reconhecimento da importância do grupo informal Grupo informal emerge pela tecnologia adotada e semelhança de interesses Participação nas Decisões: –Favorece a motivação e conseqüentemente a produtividade –Liderança democrática onde fosse permitido: Opinar, Contribuir e Controlando por resultados A Organização formal recebeu pouca atenção da Escola de Relações Humanas

5 Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Conclusões: –O trabalho é uma atividade coletiva –Os grupo influenciam o trabalho do indivíduo –O mundo social do adulto é estruturado em relação ao trabalho –Reconhecimento, segurança senso de pertencer são mais importantes que as condições físicas –Uma reclamação não anuncia somente um fato, mas releva um distúrbio relacionado ao indivíduo –As demandas sociais de dentro e de fora influenciam a produtividade no trabalho –A colaboração coletiva não ocorre por acaso, necessita ser desenvolvida

6 Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Críticas: –Essas conclusões são obvias –Dilemas: Interesses da organização X trabalhadores Interesses dos trabalhador x consumidores –Favorece a Administração –Aparentemente não se reconhece o conflito de interesses entre as classes –Não aprofunda as questões sociais –Possibilidade de manipulação dos trabalhadores


Carregar ppt "Faculdade de Ciências Econômicas TGA – Escola de Relações Humanas Jessé Alves Amâncio Origem: –Estudos e experiências na Western."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google