A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves Raquel Luz Fatores de pressão da mudança do papel da logística com enfoque na DrogaFuji.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves Raquel Luz Fatores de pressão da mudança do papel da logística com enfoque na DrogaFuji."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves Raquel Luz Fatores de pressão da mudança do papel da logística com enfoque na DrogaFuji

2 DrogaFuji A DrogaFuji é uma das maiores redes de drogaria do Distrito Federal. Para isso, conta com 27 lojas funcionando em Brasília e entorno e ainda tem a previsão de abrir mais duas: uma no Gama e outra em Taguatinga. Ela dispõe de lojas com atendimento 24 horas, com showroom hospitalar (que vendem e alugam equipamentos hospitalares) e com farmácia popular. Sua missão é servir e oferecer produtos com qualidade.

3 Objetivo do trabalho Com o intuito de determinar quais são os fatores que pressionam as mudanças na logística da DrogaFuji, utilizamos quatro elementos: Racionalização da base de fornecedores, Ciclo de vida do produto, Clientes Competição externa

4 Racionalização da base de fornecedores Ao diminuir a quantidade de fornecedores, há uma criação de um vínculo de confiança e credibilidade com o fornecedor. Ao ser feita tal ação o poder de barganha com a indústria farmacêutica aumenta, possibilitando à drogaria melhor margem de lucro e preços mais atraentes, tornando-a mais competitiva. Além disso, quanto maior o volume de pedido, maior o desconto oferecido pela indústria farmacêutica.

5 Ciclo de vida dos medicamentos No setor farmacêutico os produtos comercializados não se tornam obsoletos rapidamente e sua vida útil, em relação a produtos de outros setores, não diminui muito ao longo do tempo. Isso acaba por não exigir da empresa um marketing tão agressivo e não a obriga a inovar sua linha de produtos de forma tão intensa Mas vale ressaltar que toda vez que forem lançados novos produtos no mercado a Drogaria vai procurar adquiri-los para colocar a disposição de seus clientes e conseqüentemente se manter como referência no seu ramo

6 Consumidores Os clientes estão cada vez mais exigentes e mais bem informados, pesquisam preço, características, qualidade, garantia, assistência técnica, entre outros. Isso faz com que as empresas, entre elas a DrogaFuji, desenvolvam cada vez mais sua logística de produção, tendo que oferecer aos clientes produtos e serviços com menor preço e melhor qualidade.

7 Competição externa Na competição entre empresas diversos fatores como: preço, qualidade, entrega rápida e confiável, produtos e serviços inovadores e variedade de produtos influenciam a escolha do cliente nas suas compras.No mercado farmacêutico esses fatores tem provocado o diferencial entre a concorrência que não pára de crescer. A empresa DrogaFuji está no mercado desde 1968 no entanto, hoje a tradição não é considerada um dos fatores determinantes na decisão do cliente por esse motivo foi necessário que a empresa inovasse através de mecanismos que agreguem valor ao cliente.

8 Comparativo com outras empresas Existem empresas no ramo farmacêutico que possuem uma concorrência diferenciada em relação às outras.Isso se deve ao fato da receita recebida a partir das vendas ser usada na aplicação em investimentos. Ou seja, ao invés de obter lucro com as atividades operacionais, a empresa optou por investimentos o que caracteriza uma concorrência desleal.

9 Conclusão Entre os principais fatores de pressão da mudança da logística nas empresas no setor farmacêutico estão: a racionalização da base de fornecedores, clientes mais exigentes e mais bem informados e a competição externa por outro lado, o ciclo de vida do produto foi o que menos apresentou alguma influência nesse mercado. Também foi possível perceber que a empresa adotada para o estudo de caso tem se preocupado com esse tema e tenta através de diferentes métodos agregar valor ao cliente para criar um diferencial no mercado. No comparativo com as outras empresas, pôde ser observado que existem casos de concorrência desleal.


Carregar ppt "Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves Raquel Luz Fatores de pressão da mudança do papel da logística com enfoque na DrogaFuji."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google