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MOTIVAÇÃO E O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "MOTIVAÇÃO E O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 MOTIVAÇÃO E O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof. Rudy de Barros Ahrens

2 INTRODUÇÃO Uma definição simples de motivação poderia ser expressa na seguinte frase: “Levar as pessoas a fazer, bem e de boa vontade, aquilo que tem de ser feito”. A motivação positiva ocorre quando as pessoas visam satisfazer um impulso, e termina quando existe a “obrigação” de cumprir algo que é imposto.

3 ESTRATÉGIAS PARA MOTIVAR OS COLABORADORES
Co-responsabilização e co-participação na concepção e na execução; Clareza dos objetivos e percepção do objetivo comum; Percepção da possibilidade de êxito (objetivos nem muito fáceis nem inatingíveis); Proporcionar desafio, reconhecimento e realização; Recompensar e reforçar positivamente o desempenho.

4 Identificação das condições psicológicas que conduzem a
comportamentos desmotivantes Desvalorizar as suas capacidades para resolver problemas; Dizer para si próprio: “Não vou conseguir!”; Olhar para uma situação já passada e que foi frustrante e acreditar que vai ser sempre assim; Bloquear a atividade respiratória e acelerar o ritmo cardíaco; Desligar-se da realidade presente; Exagerar a dificuldade da situação; Aumentar o poder dos outros, diminuindo o seu próprio poder e importância.

5 Identificação dos comportamentos mobilizadores da
motivação Fazer uma lista dos seus recursos e capacidades relevando os seus pontos fortes; Procurar uma imagem ou situação onde teve sucesso e revê-la; Dizer a si próprio palavras estimulantes, motivadoras e calmantes; Fazer uma coisa de cada vez. Confie nas suas capacidades: deixe o passado; concentre-se no futuro; Respirar devagar e prolongadamente; descontrair-se; Desdramatizar a situação e confiar em si.

6 EXPRESSÕES A UTILIZAR PARA MOTIVAR OS COLABORADORES
“Eu sei que estou a pedir o impossível, mas também sei que esta equipa é capaz de fazê-lo!” “Obrigado pelo trabalho fantástico, penso que agora estão preparados para algo ainda mais importante!” “Se conseguirmos transpor esta contrariedade, atingir aquele objetivo vai parecer uma brincadeira de crianças!” “Porque falhamos na concretização daquele objetivo? Acham que precisamos rever o nosso plano original?”

7 FATORES MOTIVACIONAIS
1. Reconhecimento -Reconhecer / valorizar esforços; -Interessar-se pelos problemas profissionais; -Acompanhar nas tarefas mas não substituir; -Delegar na nossa ausência; -Felicitá-lo ou pedir ao chefe para o fazer; -Facultar-lhe informação. 2. Consecução de objetivos -Dar a conhecer objetivos pessoais e da empresa; -Facultar informação sobre a forma de trabalhar, os seus resultados (feedback) e a sua competência; -Minimizar erros; -Defendê-lo em frente de clientes, superiores ou outros departamentos;

8 FATORES MOTIVACIONAIS
3. Responsabilidade -Delegar mais; -Dar autonomia; -Respeitar o seu trabalho; -Não interferir desnecessariamente; -Pedir/seguir as suas sugestões. 4. Progresso/Desenvolvimento -Criticar construtivamente; -Proporcionar formação; -Dar oportunidade de trocar experiências com outros profissionais; -Assistir a eventos externos (seminários, feiras, etc.).

9 FATORES DE SATISFAÇÃO / INSATISFAÇÃO
Remuneração(tudo o que se refere a salário, incentivos, gratificações, comissões, etc.). Relações interpessoais(relações com superiores, colegas e colaboradores). Política e administração da organização(competência dos diretores, chefias, quadros, etc. e clarificação das políticas). Gestão técnica(capacidade dos chefes para responder a questões profissionais ou para resolver problemas de ordem técnica); Condições de trabalho(aspectos como a comodidade, iluminação, equipamentos, segurança, etc.).

10 FATORES DE SATISFAÇÃO / INSATISFAÇÃO
Reconhecimento (elogios e/ou críticas relativas ao trabalho procedente de outras pessoas). Realização(êxito no trabalho, consecução dos objetivos, solução de problemas, observação dos resultados do próprio trabalho). Conteúdo do trabalho(atrativo, variado, estimulante). Promoção (progresso, mudança de nível ou de posição, formação proporcionada pela empresa, possibilidades de promoção que oferece o posto de trabalho). Responsabilidade e autoridade para decidir (posto de trabalho importante, com muita supervisão, responsabilidade no seu próprio trabalho e no de outras pessoas).

11 RECOMENDAÇÕES PARA MAIOR MOTIVAÇÃO
Criar verdadeiros desafios no trabalho; Conceder liberdade e flexibilidade aos empregados para que estes produzam os resultados à sua maneira; Oferecer crescentes responsabilidades como recompensa pelo bom trabalho efetuado; Utilizar algum tempo para conhecer melhor os colaboradores e as suas reais capacidades e competências; Providenciar aos funcionários uma formação constante e novas oportunidades de aprendizagem; Oportunidades de progressão na carreira; Criar um agradável ambiente de trabalho; Flexibilidade no horário; Relacionar-se pessoalmente e de forma brincalhona com os restantes funcionários; Equilíbrio entre o papel de patrão e de funcionário; Tratar os seus funcionários com dignidade, tratá-los como colegas de trabalho;

12 RECOMENDAÇÕES PARA MAIOR MOTIVAÇÃO
Respeitar e ser respeitado; Dar um feedback consistente e construtivo; Reconhecer quando os seus funcionários fazem um bom trabalho; Deixar os seus colaboradores determinarem como fazer o seu trabalho. Não rejeitar propostas para uma nova abordagem sem mais nem menos. Mostrar receptividade; Encorajar as pessoas a tomarem responsabilidades. Mostrar-lhes que aprecia quando alguém se encarrega de uma tarefa e inova pela positiva; Ter uma atitude positiva em relação à interação social e ao trabalho de equipa, Manter as pessoas informadas sempre que é possível; Tolerar os erros das pessoas quando ainda não dominam totalmente uma tarefa ou uma função; Disponibilizar tempo para uma pequena conversa em vez de se limitar a dar o bom dia;

13 RECOMENDAÇÕES PARA MAIOR MOTIVAÇÃO
Encorajar as pessoas regularmente e mostrar-lhes apreço; Respeitar as suas combinações e promessas; Defender os colaboradores. Em caso de conflito, ouvir sempre a versão dos seus colaboradores antes de se pronunciar; Não esperar a reunião anual de avaliação para discutir o empenho de cada um; Deixar as pessoas falar sobre o que as motiva e escutá-las com atenção.


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