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Prof. Fernando Lopes de Souza da Cunha QUANTO CUSTA UM BOM-DIA Quanto custa o luar a brisa da tarde o fascínio do mar e o mar? O nascer e pôr-do-sol.

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2 Prof. Fernando Lopes de Souza da Cunha

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4 QUANTO CUSTA UM BOM-DIA Quanto custa o luar a brisa da tarde o fascínio do mar e o mar? O nascer e pôr-do-sol. Quanto custa o sol? Caetano Ximenes Aragão

5 Quanto custa o ar O verde das árvores O azul do céu E o canto dos pássaros? E o milagre da vida quanto custa? E o partuir da terra E sua ressurreição? QUANTO CUSTA UM BOM-DIA

6 O sorriso de uma criança quanto custa? Quanto custa o amor se é dado de graça? Quanto custa a poesia se é antes de tudo um ato de amor de quem cria? QUANTO CUSTA UM BOM-DIA

7 Quanto custa o arco-íris a maciez das águas o fluir da seiva ao fruto? Um bom dia Quanto custa Quanto custa um bom-dia? As coisas boas da vida nada custam não tem preço não são mercadorias. QUANTO CUSTA UM BOM-DIA

8 Bom Dia !!!!!!

9 O hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade assistência à saúde, tanto curativa quanto preventiva, incluindo serviços à família, em seu domicílio e ainda é um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde e para pesquisas bio-sociais.

10 Administração de saúde é planejar, organizar, dirigir, controlar, coordenar e avaliar os recursos e procedimentos pelos quais a demanda por cuidados médicos e de saúde, e as necessidades de um ambiente saudável são atendidos, mediante a provisão de serviços a clientes individuais, organizações e comunidades (Charles J. Austrin)

11 A palavra LOGÍSTICA é de origem francesa, do verbo loger, que significa alojar. O termo é de origem militar e significa a arte de transportar, abastecer e alojar tropas, com um só objetivo: VENCER BATALHAS. Acrescentam que se pode definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. ORIGEM DA PALAVRA LOGÍSTICA ORIGEM DA PALAVRA LOGÍSTICA

12 CONCEITO DE LOGÍSTICA SEGUNDO CLM - CONCEITO DE LOGÍSTICA SEGUNDO CLM - Councial of Logisties Management, Na Visão de Bowersox e Closs É o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente.

13 OUTRO CONCEITO DE LOGÍSTICA Logística é o ato de gerir estrategicamente e racionalmente, com o máximo de eficiência e eficácia, recursos possuidores de valor econômico, sejam eles bens ou serviços, pertencentes a organizações públicas ou privadas, a partir de sua origem, passando pelo suprimento, armazenagem, administração de estoques e transporte, e os fluxos correlatos, com o fim de oferecer ao cliente produtos e serviços, no tempo certo, no lugar desejado, na qualidade exigida, e ao menor custo possível. (Fernando Cunha)

14 CONCEITO DE LOGÍSTICA HOSPITALAR A LOGÍSTICA HOSPITALAR É O PROCESSO DE GERENCIAR ESTRATEGICAMENTE E RACIONALMENTE A AQUISIÇÃO, MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS MÉDICO - HOSPITALARES, MEDICAMENTOS E OUTROS MATERIAIS NECESSERÁRIOS AO PERFEITO FUNCIONAMENTO DA UNIDADE HOSPITALAR (E OS FLUXOS DE INFORMAÇÕES CORRELATAS) DE MODO A PODER PRESERVAR A VIDA E / OU RESTUARAR A SAÚDE DOS CLIENTES (PACIENTES) COM ÓTIMA QUALIDADE, CUSTO BAIXO E RETORNO SATISFATÓRIO PARA A INSTITUIÇÃO. (FERNANDO CUNHA)

15 OUTRO CONCEITO DE LOGÍSTICA HOSPITALAR LOGÍSTICA HOSPITALAR É UMA OPERAÇÃO INTEGRADA PARA CUIDAR DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DESTINADOS AOS HOSPITAIS DE FORMA RACIONALIZADA, O QUE SIGNIFICA PLANEJAR, ORGANIZAR, COORDENAR E EXECUTAR TODO O PROCESSO, VISANDO À REDUÇÃO DE CUSTOS, A EFICIÊNCIA E RAPIDEZ NA ENTREGA, A PRESERVAÇÃO DA VIDA E O AUMENTO DA QUALIDADE E DA COMPETITIVIDADE HOSPITALAR. (F. CUNHA)

16 Fornecer quantidade desejada de serviços aos clientes, objetivando alcançar níveis de custos aceitáveis e competitivos. Proporcionar subsídios e condições para que os produtos hospitalares se movimentem da maneira mais rápida e eficaz possível. MISSÃO DA LOGÍSTICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DOS RECURSOS MATERIAIS NOS HOSPITAIS

17 Dispor o produto ou o serviço hospitalar certo, no lugar certo, no tempo certo, e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que se fornece a maior contribuição ao Hospital.

18 Þ AUMENTAR O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES OBJETIVOS DA LOGÍSTICA NOS HOSPITAIS Þ TORNAR DISPONÍVEIS PRODUTOS E SERVIÇOS NO LOCAL ONDE SÃO NECESSÁRIOS, NO MOMENTO EM QUE SÃO DESEJADOS. Þ ATINGIR UM NÍVEL DESEJADO DE SERVIÇO AO CLIENTE PELO MENOR CUSTO TOTAL POSSÍVEL.

19 Disponibilizar nas áreas solicitantes em tempo hábil os materiais e medicamentos necessários ao atendimento dos pacientes (clientes) dos hospitais.

20 NA PRAÇA Estava um senhor pregando na praça pública, rodeado de pessoas, quando aparece o bêbado. O bêbado aparece justamente na hora em que o pregador grita: - Irmãos, Jesus virá! - Esse não vem! Respondeu o bêbado. O pregador assusta-se: - Não acredite nesse infiel, irmãos. Eu disse que Jesus virá e ele virá! E o Bêbado: - Estou dizendo que se esse não vem, é porque não vem mesmo! Aí o pregador se zangou: - Vou ligar para a delegacia e pedir que venha um guarda buscar o senhor! E o bêbado: - Esse aí vem mesmo! E saiu de fininho.

21 ASPECTOS A CONSIDERAR NA GESTÃO LOGÍSTICA NOS HOSPITAIS - Os hospitais lidam com a vida do ser humano. - Como empresas os hospitais possuem recursos materiais, humanos, financeiros e informacionais que devem ser canalizados para os seus clientes. - A terminologia cliente deve ser usada no lugar de paciente.

22 O QUE É GERENCIAR EM LOGÍSTICA HOSPITALAR? AO DIZER GERENCIAR EM LOGÍSTICA HOSPITALAR QUEREMOS DIZER PLANEJAR, ORGANIZAR, CONTROLAR, COMANDAR E OTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS COM VISTA A ATENDER AO CLIENTE HOSPITALAR NO TEMPO E NO LUGAR CERTO AO MENOR CUSTO TOTAL POSSÍVEL E OTIMIZAR OS RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO.

23 Fonte - Adaptado da Internet

24 Um Hospital entendeu que estava no momento de mudar o estilo de gestão e contratou um novo gerente de logística. Este veio determinado a agitar nas bases e tornar a seu estilo, a Logística Hospitalar mais produtiva.

25 No primeiro dia, acompanhado dos dois principais assessores, fez uma inspeção em todos os setores de logística do hospital (almoxarifados, compras, farmácia, transportes...) Na CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) todos estavam trabalhando, mas um rapaz novo estava encostado na parede com as mãos no bolso.

26 Vendo uma boa oportunidade de demonstrar sua filosofia de trabalho, o gerente perguntou ao rapaz: Quanto que você ganha por mês ? Quatrocentos e setenta reais, porque ? Respondeu o rapaz sem saber do que se tratava.

27 O administrador tirou R$ 500,00 do bolso e deu ao rapaz, dizendo : O administrador tirou R$ 500,00 do bolso e deu ao rapaz, dizendo : - Aqui está o seu salário do mês, com sobra. - Aqui está o seu salário do mês, com sobra. - Agora desapareça e não volte nunca mais !!! Só quero aqui quem tiver disposto a trabalhar muito!!! O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas. O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas.

28 O gerente então, enchendo o peito, pergunta a um grupo de funcionários : O gerente então, enchendo o peito, pergunta a um grupo de funcionários : Algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui ? Algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui ? -Sim senhor -Responderam atônitos os funcionários. Ele veio entregar Pizzas.

29 Existem pessoas nas organizações de saúde e em outros tipos de organizações, que desejam tanto mandar, que se esquecem de pensar gerente Entregado r de Pizzas

30 ATIVIDADES DA GESTÃO DE MATERIAIS NO CONTEXTO HOSPITALAR EM UM ENFOQUE LOGÍSTICO 1.ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES. 2.ARMAZENAGEM: 3.TRANSPORTES 4.FLUXO DE INFORMAÇÃO E PROCESSAMENTO DE PEDIDOS 5.COMPRAS.

31 6. SERVIÇOS a) Ouvidoria de Materiais. b) Serviços de Farmácia. c) Proteção contra perdas e danos. ATIVIDADES DA GESTÃO DE MATERIAIS NO CONTEXTO HOSPITALAR EM UM ENFOQUE LOGÍSTICO d) Serviço de Nutrição. e) Eliminação de desperdícios. f) Serviço de Lavanderia Hospitalar,...

32 TESTE PARA AVERIGUAR A DEMÊNCIA CEREBRAL PRECOCE DE ADMINISTRADOR HOSPITALAR QUE TRABALHA OU NÃO COM LOGÍSTICA.

33 Esta é a época do ano em que fazemos nosso teste cerebral. Esta é a época do ano em que fazemos nosso teste cerebral. O exercício do cérebro é tão importante como exercitar os músculos A proporção que ficamos mais velhos é importante mantermo-nos mentalmente alerta. Se não usarmos o nosso cérebro, certamente o perderemos! A proporção que ficamos mais velhos é importante mantermo-nos mentalmente alerta. Se não usarmos o nosso cérebro, certamente o perderemos! Em seguida há uma forma de medir nossa perda de inteligência. Em seguida há uma forma de medir nossa perda de inteligência.

34 Faça o teste que lhe apresentamos para determinar se o seu cérebro está falhando. RELAXE E CONCENTRE-SE RELAXE E CONCENTRE-SE 1.– O que você põe em uma torradeira ?

35 Resposta: Pão Se você disse torradas, abandone o teste porque é melhor fazer outra coisa, para não sofrer mais. Comece a ler literatura mais apropriada, como Os Tres Porquinhos (brincadeira… pode continuar com a pergunta número 2)

36 2. Diga cinco vezes meite, meite, meite, meite, meite. Agora soletre meite. Diga-nos: O que bebem as vacas?

37 Resposta: As vacas bebem água. Se respondeu leite… Huuummm !!! Seu cérebro está muito estressado.

38 Se você respondeu água você está indo bem. Siga para a pregunta 3

39 3. Aconteceu há uns trinta anos atrás, e um avião estava voando a uns metros sobre a Alemanha (você se lembra que a Alemanha nessa época estava dividida politicamente em duas: Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental) Bem, seguindo a estória, durante o vôo um dos motores falhou.

40 O piloto, percebendo que o motor restante também estava falhando, decidiu uma aterrissagem forçada. Infelizmente o motor restante falhou antes que ele pudesse fazer essa manobra e o avião caiu no meio da terra de ninguém, entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. -Aonde você enterraria os sobreviventes ? Na Alemanha Oriental, na Ocidental ou na terra de ninguém ?

41 Resposta: Quem enterra SOBREVIVENTES ?! Se você respondeu não se enterram sobreviventes você continua bem. Se respondeu outra coisa você está mal da cabeça. Ainda quer continuar ?

42 4. Sem utilizar uma calculadora. Você está dirigindo um ônibus entre Salvador e Fortaleza Fortaleza

43 No início da viagem 17 pessoas sobem no ônibus Na chegada em Aracaju seis pessoas descem e nove sobem no ônibus Em Recife duas pessoas descem e quatro sobem Em João Pessoa onze pessoas sobem e dezesseis descem. Por fim o ônibus chega a Fortaleza. Por fim o ônibus chega a Fortaleza. Como se chama o motorista do ônibus? Como se chama o motorista do ônibus?

44 Resposta: Mas, por favor!!! NÃO SE LEMBRA NEM DO SEU PRÓPRIO NOME?

45 VOCÊ É QUE ERA O MOTORISTA !!!

46 IMPORTANTE: 95 % das pessoas falham em alguma das perguntas.

47 DESPERDÍCIO HOSPITALAR EM UM CONTEXTO LOGÍSTICO O QUE É DESPERDÍCIO? Desperdício é gastar sem proveito. Esbanjamento. Extravio. Perda. È a utilização incorreta dos recursos humanos e materiais que causam perdas de qualquer tipo a organização de saúde. É no linguajar popular, jogar dinheiro fora.

48 EXEMPLOS DE DESPERDÍCIOS NOS HOSPITAIS Ausência de padronização adequada de medicamentos e material médico hospitalar; Guarda desnecessária de material médico hospitalar e medicamentos nos postos de enfermagem e outros locais não apropriados do hospital ;

49 Acender luzes sem necessidade; Uso excessivo do telefone; Deixar torneiras pingando água; Deixar ventiladores ligados sem necessidade; Desperdício com ar condicionado; Tempo e material gasto sem necessidade; Utilização inadequada dos espaços físicos os hospitais; Baixa racionalidade no uso de equipamentos; Contratos de serviços mal feitos com prejuízos para o hospital;

50 O QUE É ESTOQUE? O QUE É GERENCIAMENTO DE ESTOQUE? QUANDO NÃO EXISTE NECESSIDADE DE ESTOCAGEM DE MATERIAIS? Quando a demanda para produtos de um hospital é totalmente conhecida e quando os produtos podem ser fornecidos imediatamente para satisfazê-la. São certas quantidades de itens mantidos em disponibilidade constante e renovados permanentemente, para produzir lucros e/ou serviços. É o ato de gerir recursos possuidores de valor econômico e destinados as necessidades futuras de material de uma empresa.

51 ALGUNS OBJETIVOS DOS ESTOQUES NOS HOSPITAIS F Melhorar o nível do serviço oferecido. F Permitir economias de escala nas compras e no transporte. F Proteção contra alterações de preço. F Proteção contra oscilações na demanda ou no tempo de ressuprimento. F Proteção contra contingências.

52 RAZÕES PARA ESTOCAGEM DE MATERIAIS 1. Reduzir custos de transporte. 2. Coordenar a oferta e a demanda. 3. Em um hospital se lida com a vida humana. 4. Incerteza da demanda futura e da sua variação ao longo do período do planejamento.

53 RAZÕES PARA ESTOCAGEM DE MATERIAIS 5. Disponibilidade imediata de material. 6. Cumprimento dos prazos de entrega. 7. Necessidade de continuidade operacional. 8. Necessidade de remuneração do capital investido.

54 No Escuro No Escuro O Joãozinho chegou da escola e perguntou: - Papai, você sabe escrever no escuro? - Acho que sim. O que você quer que eu escreva? - O seu nome no meu boletim!

55 Na avaliação contínua das variações sofridas pelo mesmo ao longo de um período de tempo considerado, bem como suas causas e efeitos. EM QUE CONSISTE A ANÁLISE DE ESTOQUE:

56 PREVISÃO DE ESTOQUES CONCEITO Projeção para o futuro em que determinada probabilidade é esperada. NOTE BEM: A previsão é o ponto de partida de todo planejamento de estoque. A previsão deve ser sempre considerada como a hipótese mais provável dos resultados.

57 ELEMENTOS DE CONTROLE DE ESTOQUE É a média de consumo de um artigo verificado em um determinado período de tempo, podendo ser diário, semanal, mensal, semestral, anual, etc. 1. Consumo Médio - (CM ou CMM) É o período compreendido desde a emissão da ordem de compra até a chegada de material no almoxarifado, pronto para uso. 2. Tempo de Ressuprimento - (TR)

58 ELEMENTOS DE CONTROLE DE ESTOQUE É a quantidade mínima de material destinada a evitar possíveis paralisações nos trabalhos da empresa. Também denominado estoque de segurança ou de proteção. Calculando proporcionalmente ao tempo de ressuprimento. 3. Estoque Mínimo- (E.MÍN) Fórmula: E.Mín. = X CMM TR 2

59 ELEMENTOS DE CONTROLE DE ESTOQUE É o momento que se deve proceder a uma nova aquisição. Também denominado Ponto de Reposição ou ponto de ressuprimento. 4. Ponto de Ressuprimento - (PR) Fórmula: PR = CMM X TR + E.MÍN

60 ELEMENTOS DE CONTROLE DE ESTOQUE É o período compreendido entre duas aquisições. 5. Intervalo de Ressuprimento - (I) Fórmula: Q = CMM X I É o correspondente ao que deve ser adquirido para que o estoque seja recomposto e atinja o nível de estoque desejado. 6. Quantidade de Ressuprimento - (Q)

61 ELEMENTOS DE CONTROLE DE ESTOQUE É a maior quantidade de material que deve ser estocada, para que a empresa dê continuidade às suas atividades. 7. Estoque Máximo - (EMáx) Fórmula: EMax = Q + EMín Fórmula: EM = + Emín. Q 2 É a quantidade intermediária entre os estoques mínimos e máximos. 8. Estoque Médio - (EM)

62 ELEMENTOS DE CONTROLE DE ESTOQUE Dá-se quando o consumo faz com que o estoque chegue a nível zero, e ainda continua a haver demanda do material. 9. Ruptura de Estoque OBS.: O objetivo do controle de material é evitar que isto aconteça.

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64 Exemplo: Uma empresa faz inventário no primeiro dia útil do ano e encontra o número 200 para o seu estoque. Durante o decorrer do ano comprou 800 e, no seu inventário final o número era de 400. Pergunta-se: quantas vezes girou seu estoque?

65 GE = (Inventário inicial + Compra) -inventário final Inventário inicial +inventário final 2 GE = ( ) GE = GE = 2

66 GE = Custo da mercadoria vendida Estoque médio GE = Valor de venda Estoque médio

67 O que é? Índice que mede o tempo médio de permanência dos estoques na organização. Fórmulas: CE = Período de tempo considerado Giro de estoque CE = ( Estoque médio) Período de Tempo ( Venda )

68 Lote Econômico de Compras Lec = 2. D. S I.C I.COu Lec = 2. D. S IOnde: D = Demanda no período S = Custo unitário do período I = Custo de manutenção de estoque/ano C = Custo unitário do produto

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70 CLASSIFICAÇÃO ABC - CURVA ABC DE CONTROLE DE ESTOQUE CLASSIFICAÇÃO ABC - CURVA ABC DE CONTROLE DE ESTOQUE RELAÇÃO 80/20 1. CONCEITO A TÉCNICA SELETIVA ABC – RELAÇÃO 80 / 20 (CURVA ABC) É UM MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS DE ESTOQUE DE UMA EMPRESA SOB O ÂNGULO ECONÔMICO FINANCEIRO, SEGUNDO SUAS IMPORTÂNCIAS RELATIVAS. O CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO É O VALOR ANUAL DE CONSUMO DE CADA ITEM COMPRADO, COM O VALOR ANUAL TOTAL DO CONSUMO DE MATERIAIS PELA EMPRESA

71 MÉTODOS DE ELABORAÇÃO Relacionar todos os materiais consumidos, registrando o preço médio unitário e a quantidade consumida no período. 1. Multiplicar o preço médio unitário pela quantidade consumida, obtendo o valor do consumo anual. 2. Relacionar os materiais por ordem decrescente do valor do consumo anual. 3. Calcular o valor acumulado do consumo. 4. Calcular o percentual do valor consumido acumulado sobre o consumo total. 5.

72 CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS DE ESTOQUE

73 HOSPITAL FURUSTRELÂNDIA CLASSIFICAÇÃO ABC / RELAÇÃO 80/20 CÓDPRODUTOPREÇO UNIT. QUANTIDADES VALOR CONSUMIDOCÓDIGOVALOR CONSUMIDO VALOR CONSUMI DOA CUMULADO % SOBRE VALOR CONSUMIDO 1 Omeprazol Josilene8, , ,00 19,54 2 Omeprazol Antonio José6, , , ,0038,06 3 Omeprazol Adriana9, , , ,0054,10 4 Omeprazol Ana Maria7, , , ,0067,87 5 Analgésico Andréia10, , , ,0075,34 6 Analgésico Aurivam11, , , ,0079,41 7 Analgésico Ana Paula8, , , ,0081,83 8 Analgésico Alexandre5, , , ,0084,17 9 Analgésico Cedric6, , , ,0086,38 10 Analgésico Raqueli7, , , ,0088,53 11 Analgésico Desirée8, , , ,0089,90 12 Xarope Enemir10, , , ,5091,21 13 Xarope Flávia9, , , ,5092,37 14 Xarope Fernanda7, , , ,5093,53 15 Xarope Hércilia13, , , ,5094,68 16 Vitamina A João Paulo10, , , ,5095,60 17 Vitamina A Kaliane7, , , ,5096,21 18 Vitamina A Kleber8, , , ,5096,98 19 Vitamina B Luciana11, , , ,5097,72 20 Vitamina B Leiana6, , , ,5098,26 21 Vitamina B Mª Célia12, , , ,0098,59 22 Vitamina C Mª Tereza7, , , ,0098,88 23 Vitamina C Luciene9, , , ,0099,08 24 Vitamina C Pedrinho8, , , ,0099,26 25 Colírio Renata11, , , ,0099,42 26 Colírio Rita5, , , ,5099,57 27 Colírio Rosângela10, , , ,2599,68 28 Pomada Sandra9, , , ,9099,80 29 Pomada Simonei14, , , ,9099,91 30 Pomada Virgínia7, , , ,70100 TOTAL ,70 -

74 79, , ,00 100

75 CONCEITO A gestão do Suplly Chain é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final, procurando administrar as relações na cadeia de logística de forma cooperativa e para benefício de todos os envolvidos.

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77 1) ELETRONIC DATA INTERCHANGE - EDI Tem como propósito executar a troca eletrônica de dados (de forma estruturada) entre computadores de empresas parceiras em determinados negócios. Os dados trocados costumam ser documentos com estrutura fixa, estruturada e envolvendo informação de uma cadeia de logística integrada (Supply Chain) como: Programa de Produção e EntregasPedidos de Produtos Avisos de Recebimentos Necessidade de Reposição de Estoque Lista de Faturas a Pagar etc.

78 No EDI a Comunicação entre os sistemas das empresas de saúde envolvidas é feita através da estrutura de rede e dos softwares de comunicação de dados que interligam estas empresas.

79 2) EFICIENT CONSUMER RESPONSE - ECR O ECR visa a um atendimento melhor das reais demandas dos clientes através de um sistema de reposição automática dos estoques consumidos nos pontos de venda. Imaginemos a situação comum de um consumidor fazendo uma compra em um supermercado. Quando ele passa com o produto pelo caixa e efetua o pagamento a informação de venda é contabilizada para efeito de faturamento do supermercado e de baixa no seu estoque. Essa mesma informação pode ser repassada ao fornecedor do produto (via um sistema de EDI trabalhando com processamento on line ou mesmo batch),que pode então planejar e providenciar a reposição do produto consumido no supermercado. Esse mesmo procedimento pode ser utilizado, com as adaptações devidas, nos hospitais, como por exemplo na saída de um produto da CAF (medicamento) para uma enfermaria. O sistema dara baixa no estoque da CAF e irá contabilizar o custo para esta enfermaria.

80 É importante ressaltar também que a implementação do ECR quase sempre requer algum investimento adicional em TIC, tal como Sistemas de Código de Barras, Scanners, EDI etc.

81 É indispensável para o sucesso da logística hospitalar, especialmente para os hospitais de médio e grande porte, a existência de um eficiente sistema informatizado em toda a cadeia de abastecimento hospitalar.

82 Em Gestão de estoque não esqueça o Provérbio Japonês:

83 A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, Porque as grandes a gente logo enxerga. (Provérbio Japonês)

84 OS ARMAZÉNS: CONCEITOS As instalações onde se estocam os bens nos hospitais são, genericamente, denominadas armazéns ou almoxarifados, ou central de abastecimento farmacêutico - CAF -. Eles são, assim, a parte do sistema logístico onde se estocam, se armazenam, medicamentos, material médico -hospitalar e outros produtos de uso nos hospitais, sendo o intermediário entre o ponto de origem e o ponto de consumo nos hospitais.

85 TIPOS DE ALMOXARIFADO/DEPÓSITO EM HOSPITAIS 1. Almoxarifado Central ou Geral 2. Almoxarifado de Farmácia (CAF) 3. Farmácia Hospitalar 4. Almoxarifado de Soro 5. Almoxarifado do Centro Cirúrgico 6. Central de Distribuição

86 TIPOS DE ALMOXARIFADO/DEPÓSITO EM HOSPITAIS 7. Farmácia Ambulatorial 8. Almoxarifado de Sucatas 9. Almoxarifado de Manutenção 10. Almoxarifado de Nutrição

87 NORMAS DE ESTOCAGEM DE MATERIAIS 1.OBJETIVO 2.QUAIS AS NORMAS? Efetuar a guarda carreta de materiais evitando desperdícios de toda ordem. Rotatividade dos materiais. Volume e peso. Ordem de entrada / saída. Similaridade. Valor. Carga Unitária. Acondicionamento e embalagem.

88 Isolamento para que nenhuma pessoa estranha tenha acesso a ele; Rigorosa disciplina de entrada de pessoas estranhas ao serviço, as quais só terão acesso se acompanhadas de funcionários do almoxarifado; Horário de atendimento preestabelecidos para forçar os usuários a planejar suas requisições para serem atendidas nesse horário, exceto para emergências justificadas;

89 Sistema de atendimento noturno para emergências; Atendimento sempre mediante requisições escritas e assinadas ou via sistema com senha; Numeração das prateleiras e células do almoxarifados (armazéns); Agrupamento de itens por natureza com os itens de maior movimentação em locais de mais fácil acesso.

90 Verificar por comparação entre a nota fiscal do fornecedor e a cópia do pedido, se os materiais entregues foram, de fato encomendados, no tipo, na quantidade, na qualidade e no preço estipulados na nota fiscal; Assinar os canhotos das notas fiscais dos fornecedores; Contagem e /ou pesagem de cada item recebido; Identificar com etiqueta, códigos ou sinais apropriados, os itens entregues que não estiverem claramente marcados;

91 Anotar, em documentos apropriados, entregas parciais ou em excesso ou discrepâncias, ou recusar receber estes materiais; Avisar os responsáveis pela inspeção de qualidade das mercadorias entregues; Enviar as notas fiscais e outros documentos, pertinentes ao almoxarifado, a contas a pagar, compras e outros setores; Providenciar a devolução de mercadorias defeituosas.

92 LOCALIZAÇÃO DO ALMOXARIFADO OU DEPÓSITO CONCEITO É o posicionamento do almoxarifado/depósito, ou seja, sua estrutura física no contexto do hospital ou fora dele.

93 FATORES A CONSIDERAR NA LOCALIZAÇÃO DO ALMOXARIFADO OU DEPÓSITO DE UM HOSPITAL ß Acesso fácil aos serviços do hospital. ß Segurança do local (fogo, furto, inundações, etc..). ß Congestionamento de tráfego nas redondezas do local. ß Ventilação adequada. ß Propiciar uma logística eficiente.

94 INSTALAÇÃO DO ALMOXARIFADO OU DEPÓSITO CONCEITO Posicionamento de tudo aquilo indispensável ao funcionamento de um almoxarifado/depósito em local previamente assentado no hospital.

95 FATORES QUE CONDICIONAM A INSTALAÇÃO DE UM ALMOXARIFADO OU DEPÓSITO HOSPITALAR 1.Existência de recursos financeiros. 2.Natureza e volume do material a ser armazenado no hospital. 3.Delimitação prévia da área disponível para estocagem no hospital.

96 CONSIDERAÇÕES SOBRE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS Num sistema de armazenagem de materiais as estantes devem ser identificadas por letras, cuja seqüência deverá ser da esquerda para a direita em relação a entrada principal.

97 CONSIDERAÇÕES SOBRE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS - Sistema de estocagem fixa. Normalmente são usados dois critérios de localização de material a saber: - Sistema de estocagem livre. Os escaninhos localizados nas prateleiras dos almoxarifados/depósitos devem ser identificados preferencialmente por números.

98 CONSIDERAÇÕES SOBRE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS O topo das pilhas de mercadorias deverá ficar a uma distância aproximada de um (1m) metro abaixo dos spinklers contra incêndios, colocados no teto do almoxarifado/depósito. Os pisos dos almoxarifados/depósitos devem ser construídos de concreto. As portas dos almoxarifados/depósitos dos hospitais devem permitir, quando necessário, a passagem de empilhadeiras carregadas, e neste caso devem ter de altura e largura aproximadamente dois metros e quarenta (2,40m) centímetros.

99 CONSIDERAÇÕES SOBRE ARMAZENAGEM DE MATERIAIS O local destinado a embarque de mercadorias do almoxarifado/depósito deve ter normalmente um metro e vinte e cinco (1,25m) centímetros de altura sobre o piso. Os escritórios dos almoxarifados/depósitos devem estar próximos aos locais de embarque dos produtos.

100 OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE INSTALAÇÃO DO ALMOXARIFADO OU DEPÓSITO 1.Duas portas - uma para entrada e outra para saída de materiais. 2.Espaço suficiente reservado para serviços de confrontos e registros. 3.Espaço para serviços administrativos do almoxarifado/depósito. Um almoxarifado ou depósito deve preferencialmente ter: 4.Equipamentos para combate a incêndio.

101 . IDADE DE SER FELIZ...

102 Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para utilizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

103 Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer.

104 ... Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.

105 Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo de novo, e quantas vezes foi preciso.

106 Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa... Mário Quintana

107 A ONÇA CRISTÃ Um padre foi caçar. Já sem munição, surgiu uma onça – e bem faminta, pelo jeito. O padre rezou, tremendo dos pés a cabeça: - Ó Sagrado Coração de Jesus, faça com que essa onça tenha sentimentos cristãos e não me devore. E a onça, surpreendentemente, ajoelhou e rezou: - Abençoai senhor este alimento que vou tomar! -

108 TRANSPORTES O QUE É UM SERVIÇO DE TRANSPORTES EM UM HOSPITAL? É um conjunto de características de desempenho adquiridas a um determinado preço. MODAIS DE TRANSPORTE: 1. Aquaviário. 2. Ferroviário. 3. Rodoviário. 4. Aeroviário. 5. Dutoviário.

109 ESCOLHA DE MODAIS DECISÕES SOBRE PROPRIEDADE DA FROTA SELEÇÃO E NEGOCIAÇÃO COM TRANSPORTADORES POLÍTICA DE CONSOLIDAÇÃO DE CARGAS

110 OBJETIVO DO ÓRGÃO DE COMPRAS O objetivo do órgão de compras hospitalar é adquirir os bens solicitados pelos usuários, na qualidade por eles especificada, na quantidade certa, no prazo de entrega pedido e nas melhores condições econômicas e financeiras possíveis.

111 ATIVIDADES TÍPICAS DE COMPRAS EM HOSPITAIS - Selecionar e qualificar os fornecedores. - Classificar o desempenho do fornecedor. - Negociar contratos. - Comparar preços, qualidade e serviços. - Pesquisar produtos e serviços. - Determinar quando comprar.

112 - Avaliar o valor recebido. - Medir a qualidade de entrada, se não for responsabilidade do controle de qualidade. - Prever preços, serviços e, algumas vezes, mudanças da demanda. - Especificar a forma na qual os produtos serão recebidos no hospital. ATIVIDADES TÍPICAS DE COMPRAS EM HOSPITAIS

113 Exemplo de um processo simplificado de compra de itens regulares

114 PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NUM PROCESSO DE COMPRAS TIPOS DE PREÇOS 1. PREÇO F Oferta. F Manipulados. F Competição.

115 PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NUM PROCESSO DE COMPRAS CONDIÇÕES QUE DEFINEM O PREÇO F Qualidade. F Quantidade. F Atendimento. F Utilidade. F Entrega. F Capacidade competitiva. F Integridade do fornecedor. F Termos de aceitação do pedido. F Política da empresa.

116 PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NUM PROCESSO DE COMPRAS A DEFINIÇÃO DA QUALIDADE DEVE SER EXPRESSA DE TAL MANEIRA QUE: 2. QUALIDADE FO comprador saiba exatamente o que está sendo desejado. FO contrato ou o pedido de compra seja emitido com uma descrição adequada do que se deseja. FO fornecedor seja devidamente posicionado das exigências de qualidade.

117 OUTROS FATORES QUE INFLUENCIAM NUM PROCESSO DE COMPRAS F QUANTIDADE. F PRAZOS DE ENTREGA. F PRAZOS DE PAGAMENTO. F ASSISTÊNCIA TÉCNICA. F CONCEITUAÇÃO DO FORNECEDOR NO MERCADO. F COMPLEXIDADE DO PRODUTO A SER ADQUIRIDO.

118 PESQUISA EM COMPRAS ELEMENTO BÁSICO DE UMA OPERAÇÃO DE COMPRAS: F A PESQUISA.

119 PESQUISA EM COMPRAS PRINCIPAL FUNÇÃO DA PESQUISA EM COMPRAS: F SUPRIR COM INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES ANALÍTICAS OS DEPARTAMENTOS INTERESSADOS.

120 COMPRAS NO SERVIÇO PÚBLICO LEI Nº 8666 F Dispensa de licitação. F Carta convite. F Cotação. F Concorrência. F Pregão.

121 Em compras lembre-se do Provérbio Africano:

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123 DESCONTRAINDO Inocente Inocente Joãozinho, assustado, pergunta: - Professora, alguém pode ser castigado por algo que não fez? - Não Joãozinho. Nunca... - Oba. Então eu estou livre... Eu NÃO fiz a lição.

124 É a associação de empresas que mantendo a sua individualidade se unem para obterem ganhos de escala e gerenciar em conjunto, estrategicamente e racionalmente, produtos e/ou serviços, a partir de sua origem, disponibilizando-os através da cadeia de suprimento ao consumidor final, no tempo e no lugar certo, ao melhor custo e qualidade possível 1. CONCEITO ALIANÇAS LOGÍSTICAS

125 As alianças logísticas são pois um somatório de estratégia, aliança e logística. Somatório porque a existência de uma aliança pressupõe uma estratégia sem a qual as alianças seriam inócuas. Não teriam rumo de ação, objetivos definidos, campos de ação determinados. Logística porque ao contrário de outros tipos de alianças estratégicas a racionalização do processo com vista ao cliente na cadeia de suprimento é muito mais aprimorada. Assim, na nossa opinião, numa visão correlata as aliança logísticas representam a interseção entre estratégia, aliança estratégica e logística, conforme demonstra a figura a seguir VEJA BEM: LOGÍSTICA ESTRATÉGIA ALIANÇA ESTRATÉGICA ALIANÇA LOGÍSTICA

126 2. OBJETIVOS F Reduzir duplicidades. F Eliminar desperdícios comuns. F Aumentar em conjunto a eficiência. F Obter ganhos de escala. F Otimizar tempo. F Otimizar o uso de instalações e equipamentos. F Otimizar a utilização dos recursos humanos. F Atender muito melhor ao cliente em todas as suas necessidades que a empresa possa atuar. ALIANÇAS LOGÍSTICAS

127 O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, mais conhecido pela população de Salvador como Hospital das Clínicas, presta serviços à comunidade, que se estendem pela prestação de assistência à saúde da população; a formação de recursos humanos na área de saúde - médicos, enfermeiros, nutricionistas e vários técnicos de nível médio - e à pesquisa científica. O suporte acadêmico de suas atividades é dado pelas Faculdades de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Farmácia da Universidade Federal da Bahia, cujos docentes integram seu corpo clínico.

128 A LOGÍSTICA - ANTES - HOJE

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131 Foi muito bom e uma grande honra estar com vocês neste encontro de saber nesta linda e aconchegante cidade de Salvador, cidade que amo muito e que me deixa sempre feliz quando aqui estou. Fernando Lopes de Souza da Cunha. Consultor e Professor Fones: Celular - (085) / Residência – (085) Escritório - (085) Santa Casa Fortaleza - (085)


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