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Alimentação e Saúde Alimentos Funcionais Maria Risoneide Vasconcelos Nutricionista.

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Apresentação em tema: "Alimentação e Saúde Alimentos Funcionais Maria Risoneide Vasconcelos Nutricionista."— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação e Saúde Alimentos Funcionais Maria Risoneide Vasconcelos Nutricionista

2 Alimentação e Saúde A Alimentação e a Nutrição constituem requisitos básicos para a Promoção e a Proteção à Saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de Crescimento e Desenvolvimento Humano com Qualidade de Vida e Cidadania. (Declaração Universal dos Direitos Humanos )

3 Alimentos Funcionais Alimento funcional é aquele que além das funções nutritivas básicas, apresenta uma ou mais substâncias com funções fisiológicas e benéficas à saúde do homem, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças.

4 Alimentos Funcionais AVEIA Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ajuda a melhorar a prisão de ventre - fator de risco para o câncer de intestino. Quantidade recomendada: 3 colheres de sopa por dia de farelo de aveia; 4 colheres de sopa de aveia.

5 Alimentos Funcionais ALHO Reduz a pressão arterial; Protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim; Aumenta os níveis do colesterol bom, o HDL; Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos; Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

6 Alimentos Funcionais AZEITE DE OLIVA Auxilia na redução do LDL – Colesterol ruim; Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração; Substitua a manteiga e margarina pelo azeite de oliva, procure o extra virgem; Use-o com: pão, biscoito, inhame, aipim, cuscuz, saladas, sopas, etc; Quantidade recomendada: uma colher de sopa

7 Alimentos Funcionais CASTANHA-DO-PARÁ Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Rica em Selênio – mineral presente em mais de 300 enzimas do organismo. Quantidade recomendada: 1 unidade por dia

8 Alimentos Funcionais CHÁ VERDE Auxilia na prevenção de tumores malignos além de retardar o envelhecimento. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade. Quantidade recomendada: De 4 a 6 xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer de esôfago).

9 Alimentos Funcionais FRUTAS E VERDURAS Ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. O consumo regular de frutas e verduras variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças como catarata. 4ª causa de morte no mundo - o baixo consumo de frutas e verduras. Quantidade recomendada: três a cinco frutas e pelo menos 3 tipos de verduras diferentes por dia.

10 Alimentos Funcionais PEIXES Peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau), previnem infartos e derrames – protegem o coração, reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL); Podem reduzir dores de artrite, melhorar a depressão e proteger o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer; Quantidade recomendada: 180 gramas por semana (p/ reduzir risco de doenças do coração); Substituir a carne 2 a 3 vezes por semana, COZIDO, ASSADO OU GRELHADO FRITURAS E MOQUECAS inativam o efeito protetor

11 Alimentos Funcionais SOJA Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol LDL; Ajuda a reduzir o risco de doenças do coração; Ajuda a regular o intestino; Pode ajudar a amenizar incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon; Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia (uma xícara de chá).

12 Alimentos Funcionais TOMATE Auxilia na prevenção do câncer de próstata; Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia Outros alimentos fontes de licopeno: Melancia Goiaba Mamão Caqui

13 Alimentos Funcionais UVA VERMELHA Substância: RESVERATROL - presente no vinho tinto seco ou no suco de uva vermelha; Ajuda a aumentar o colesterol bom; Evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração; Quantidade recomendada : dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto SECO por dia.

14 Obesidade: Doença Inflamatória A obesidade é uma doença de causa multifatorial, onde vários fatores estão envolvidos, os genéticos e os desequilíbrios nutricionais. Sabe-se que apenas 30% da influência para o desenvolvimento da obesidade são genéticos e que em indivíduos onde existe esta tendência, a expressão ainda depende de 70 % de fatores ambientais, como: alto consumo alimentar, diminuição do gasto calórico, deficiência de micronutrientes envolvido na regulação de processos hormonais e metabólicos. Assim sendo, as alterações nutricionais promovem diversas modificações metabólicas, que conjuntamente levam ao excesso de gordura corporal – aumento na síntese e deposição de gordura, diminuição de sua oxidação, aumento no nº de adipócitos, redução da termogênese, diminuição da massa magra, aumento do consumo alimentar - levando o risco de várias co-morbidades.

15 DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA Um dieta anti-inflamatória consiste em incluir alimentos com propriedades funcionais e nutrientes antioxidantes, proteínas de qualidade, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras insaturadas, proporcionar hidratação ao organismo, por meio da ingestão de boas quantidades de água filtrada e incluir bebidas antioxidantes como o chá verde. O consumo excessivo de carboidratos de alto índice glicêmico, como a farinha refinada e açúcar de mesa, geram constante inflamação celular, são digeridos com rapidez, convertendo- se rapidamente em açúcar na corrente sanguínea, liberando quantidades altas de insulina pela pâncreas, afim de controlar o excesso de açúcar lançado ao sangue, o que gera sobrecarga metabólica e predispõe ao acúmulo de gordura corporal.

16 PIRÂMIDE

17 ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIO

18 ALIMENTOS E HUMOR

19 Os alimentos e o Humor Cafeína (em excesso) A cafeína produz um "boost" de energia, ou seja, um aumento no estado de alerta, por isso as algumas pessoas consomem e café para permanecerem em estado de alerta. A cafeína causa dependência física e psicológica. Opera por mecanismos similares às anfetaminas e à cocaína agindo nos mesmos receptores do sistema nervoso central (SNC).Seus efeitos, contudo, são mais fracos. O mais importante é o efeito que a cafeína tem sobre o sono.

20 Os alimentos e o Humor Álcool É um agente depressivo do sistema nervoso central (SNC) Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. O efeitos do uso prolongado do álcool são doenças do fígado, coração e do sistema digestivo. Além disso, o uso crônico abusivo do álcool, acarreta perda de apetite, deficiências vitamínicas, impotência sexual ou irregularidades do ciclo menstrual.

21 Os alimentos e o Humor Ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode afetar negativamente o humor. Assim, o ideal (também para o bom humor) é alimentar-se seis vezes ao dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia.

22 Os alimentos e o Humor

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