A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina da Bahia PET- Medicina Ana Souza Marques Acidente Vascular Cerebral ( AVC)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina da Bahia PET- Medicina Ana Souza Marques Acidente Vascular Cerebral ( AVC)"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina da Bahia PET- Medicina Ana Souza Marques Acidente Vascular Cerebral ( AVC)

2 O que é ? Grupo de doenças com início abrupto que provocam danos neurológicos. Pode ser de dois tipos: – Dependendo do mecanismo que o gerou. Isquêmico (84 %) - OCLUSÃO Hemorrágico (16%) - RUPTURA

3 Tipos de AVC

4 Isquêmico – Processo no qual o tecido não recebe nutrientes, especialmente oxigênio. – Causado por redução do fluxo sanguíneo em uma artéria que irrige uma parte do cérebro. – Associado à aterosclerose. – Classificações: Trombose – processo local. Embolia.

5 Tipos de AVC

6 Hemorrágico – Extravasamento de sangue para fora dos vasos. – O sangue pode derramar para: O interior do cérebro O espaço entre o cérebro e sua membrana (aracnoide) – Muito mais relacionado com a hipertensão. – Altas taxas de mortalidade. – Prevenção é o pilar de conduta.

7 Tipos de AVC

8 Números Segunda maior causa de mortalidade mundial. Brasil: é um dos países com maior taxa de mortalidade por AVC. As taxas de AVC dobram a cada década depois dos 55 anos de idade.

9 Fatores de risco Hipertensão: – Principal fator de risco. – No Brasil, a alimentação com uma quantidade elevada de sal faz com que a HAS seja um fator de risco diferenciado. – Em torno de 85% dos pacientes com AVC são hipertensos.

10 Fatores de risco Diabetes – Associado principalmente com o AVC isquêmico. – Parece ser o segundo fator de risco mais importante. – Potencialização de risco pela combinação: diabetes, hipertensão e dislipidemias.

11 Fatores de risco Fumo – Fumantes de mais que 40 cigarros/dia apresentaram risco relativo 2 vezes maior que fumantes de menos que 10 cigarros/dia. – O fumantes pesados mostram risco relativo de AVC 2 a 4 vezes maior que não fumantes.

12 Fatores de risco Castro JAB, Epstein MG, Sabino GB e col., 2009

13 Fatores de risco (Chaves, 2000)

14 Conseqüências Alterações decorrentes das lesões neurológicas podem ser: – Motoras; – sensoriais; – Perceptivas; – De comunicação; – De comportamento.

15 Prevenção Controle do tabagismo. Atividade física regular. Controle da obesidade. Controle do uso de álcool. Controle da HAS, DM, dislipidemia.


Carregar ppt "Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina da Bahia PET- Medicina Ana Souza Marques Acidente Vascular Cerebral ( AVC)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google