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Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing.

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Apresentação em tema: "Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing."— Transcrição da apresentação:

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2 Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing

3 Por que? Foco no cliente

4 Um pouco de história...

5

6 Como?

7 Detectando oportunidades - Perfil do consumidor - Segmentação de mercado - Hábitos de uso - Atributos ou benefícios desejados - Conhecimento das marcas - Preço - Embalagem - Posicionamento da concorrência

8 Gerando conceitos - nome/associação - Avaliação de mix de Marketing - Levantamento de espaços vazios - Teste de hipóteses p/ melhorar a marca - Descobrir a subjetividade da categoria do produto - Definir a personalidade do produto

9 Desenvolvimento de novos produtos - Especificação da oportunidade - Definir perfil do produto - Definição de atributos do produto - Definição da embalagem - Definição do Mix de Marketing - Teste de produto - Teste de Mercado

10 Definindo estratégias de comunicação - Diagnóstico da marca e da concorrência - Definição do conceito de comunicação - Avaliação prévia da publicidade - Levantamento de recall da propaganda

11 Tipos de pesquisa Quantitativa Qualitativa Quali-quanti*

12 Quantitativa Baseada em números Tem como principal objetivo quantificar os dados. Ideal para testar hipóteses.

13 Podem ser: - Censo - Amostragem

14 Também podem ser:

15 Objetivo de pesquisa - Respeito ao Briefing - Claro e conciso - Pode e deve ter objetivos secundários

16 Instrumentos de pesquisa Questionário, roteiro telefônico, formulário, roteiro de observação Para que? Padronizar a coleta de informações

17 Obrigatoriamente tem que: - Atender aos objetivos - Claros e concisos - Não tendenciosos - Possuir estrutura de funil

18 A importância do campo É a base de um trabalho acertado - Mão de obra treinada e qualificada - Supervisão de campo eficaz - Crítica dos dados -100% - Verificação dos dados – 30%

19 Qualitativa Avaliação do subjetivo, despreza a certeza numérica e têm como prioridade o conteúdo

20 Tipos de qualitativa Discussão em Grupo (DG, Focus Group, sala de espelho) Entrevista Exploratória Entrevista em Profundidade Observação Cliente-Fantasma

21 Relatório - Cuidado na leitura das informações - Exija do pesquisador É sua responsabilidade colocar as indicações em prática! Lembre-se:

22 ? Perguntas


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