Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Caracterização dos Ciclos
2
2.º Ciclo DO 1.º CICLO… Monodocência Currículo globalizante
… AO 2.º CICLO Pluralidade de Professores Nova organização curricular
3
Gestão dos percursos de aprendizagem
Estabilização e consolidação Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio
4
Consolidação Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e língua escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.
5
Aquisição Alarga-se o repertório lexical.
Consolidam-se estruturas gramaticais complexas. Treina-se a manipulação de dados textuais em diferentes suportes.
6
Comunicação oral Observar critérios de desempenho
Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)
7
Proficiência (1.º Ciclo)
Leitura Aprofundamento Texto escrito Texto multimodal Proficiência (1.º Ciclo) Apetência Autonomia Construção de sentidos Fluência Diversidade
8
Escrita Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal – critérios de elaboração dos textos Referenciais de 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções
9
Conhecimento Explícito da Língua
CEL Actividades de descoberta, reflexão, explicitação, sistematização Mapa de conceitos coerente Melhoria do desempenho nas outras competências
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.