A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS EFEITOS DA CRISE Visão de Empresa prestadora de serviços de sondagem Cenário 2008 (3º T) – 2009 e 2010 (1º T) João Luiz N. de Carvalho– Eng. Geólogo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS EFEITOS DA CRISE Visão de Empresa prestadora de serviços de sondagem Cenário 2008 (3º T) – 2009 e 2010 (1º T) João Luiz N. de Carvalho– Eng. Geólogo."— Transcrição da apresentação:

1 OS EFEITOS DA CRISE Visão de Empresa prestadora de serviços de sondagem Cenário 2008 (3º T) – 2009 e 2010 (1º T) João Luiz N. de Carvalho– Eng. Geólogo Presidente da GEOSOL MBA - FGV

2 Cenário em Meados de 2008: Predominância de Pontos Positivos : Mercado demandante, crescimento acelerado; Possibilidade de capitalização da empresa – Geração de riqueza; Eficiência na compra de insumos, com dólar em baixa US$ 1 = R$ 1,69; Procura desenfreada por serviços no Setor Mineral. Facilidade na negociação de novos contratos e aditamentos; GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

3 Cenário no final de Início 2009: Predominância de Pontos Negativos : Mercado inicia processo de retração; Empresas de serviço com elevado quadro de funcionários ; Alta demanda de horas extras e encargos trabalhistas – redução de HE e bônus; Redução brusca de contratos em andamento e cancelamento de negociações em curso; Desligamento / Depuração de equipes em curto espaço de tempo; GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

4 RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS & AÇÕES NECESSÁRIAS para SUPERAR a CRISE. GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem Visão de Empresa prestadora de serviços de sondagem Cenário 2008 (3º T) – 2009 e 2010 (1º T)

5 RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS & AÇÕES NECESSÁRIAS para SUPERAR a CRISE. I - ALERTA no MERCADO e NOVAS OPORTUNIDADES: Todo o corpo diretivo e gerencial deve sair em busca de novos negócios. P.ex - Infra Estrutura, Petróleo, etc...; II – CORTE de CUSTOS FIXOS e REDUÇÃO de DESPESAS VARIÁVEIS: Nada de excessos, corte de custos também ocorre de forma simbólica. Desde um simples uso de xerox ou café, os quais causam um forte efeito na corporação; até cortes de despesas com pessoal, que é representativo nas prestadoras de serviços. GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

6 III- REDOBRAR ATENÇÃO no CAIXA da EMPRESA: Com o mercado retraído, a escassez de crédito, a baixa das commodities minerais, o adiamento de vários projetos em curso e a suspensão da operação de empreendimentos mineiros, DEVE-SE MONITORAR o CAIXA DIARIAMENTE. Designar um responsável para acompanhar on time as disponibilidades financeiras e as reservas de curto, médio e longo prazo – MÃO de FERRO. RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS & AÇÕES NECESSÁRIAS para SUPERAR a CRISE. GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

7 IV- CANAL de COMUNICAÇÃO AUDÍVEL: Comunicados da Alta Direção, Gerentes e Líderes em geral devem ser alinhados ao falar da crise. Mostrar de forma clara, simples e honesta que algumas ações duras e redutoras se fazem necessárias em momentos de retração econômica. Esta é uma boa forma de reduzir a ansiedade e insatisfação das equipes. RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS & AÇÕES NECESSÁRIAS para SUPERAR a CRISE. GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

8 V- POSTURA OBSERVADORA e CONSERVADORA: Devemos estar preparados para situações inóspitas e difíceis, mesmo que estas não ocorram. Considerar cenários estáticos e cenários com reduções em torno de 40% sobre o ano anterior. Acompanhar o faturamento per capta e custos do over head. RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS & AÇÕES NECESSÁRIAS para SUPERAR a CRISE. GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

9 VI- INVESTIMENTOS e OPORTUNIDADES: A bacia das almas surge em momentos de retração: uma empresa que se preza deve estar atenta para aquisições e fusões em nichos aonde não atua, sendo visionária nas aquisições de momento. RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS & AÇÕES NECESSÁRIAS para SUPERAR a CRISE. GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

10 VII- ACREDITAR no NEGÓCIO – VISÃO em PD&I: Utilizar o PD&I para focar em soluções que tragam melhoria nos resultados em curto e médio prazo. Tendo como principal mão de obra o corpo técnico indispensável na empresa e com baixa ocupação. RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS & AÇÕES NECESSÁRIAS para SUPERAR a CRISE. GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

11 VIII- ATUAÇÃO EFETIVA do OVER HEAD D-G: Em momentos de bonança o corpo diretivo e gerencial pode se dar ao luxo de delegar as atividades rotineiras, dedicando-se a definir apenas os rumos que a empresa deve trilhar. Em períodos de retração estes devem exercer também atividades de rotina, p.ex.: -Aumentando a freqüência das visitas nas UNs (Unidade de Negócio); - Acompanhar pessoalmente negociações de venda ou aquisições de materiais ou serviços estratégicos. RECOMENDAÇÕES ESTRATÉGICAS & AÇÕES NECESSÁRIAS para SUPERAR a CRISE. GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A Impactos da crise sobre uma prestadora de serviços de sondagem

12 Rua São Vicente, 255 – Olhos dÁgua BELO HORIZONTE – MG – BRASIL CEP: GEOSOL – Geologia e Sondagens S/A OBRIGADO!


Carregar ppt "OS EFEITOS DA CRISE Visão de Empresa prestadora de serviços de sondagem Cenário 2008 (3º T) – 2009 e 2010 (1º T) João Luiz N. de Carvalho– Eng. Geólogo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google