A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Proposta de Resolução - Critérios Para Inspeção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Proposta de Resolução - Critérios Para Inspeção."— Transcrição da apresentação:

1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Proposta de Resolução - Critérios Para Inspeção em Empresas Diretoria Victor Hugo Costa Travassos da Rosa Gerência-Geral de Inspeção e Controle de Insumos, Medicamentos e Produtos - GGIMP

2 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Objetivo Garantir regulação efetiva das empresas de medicamentos localizadas no território nacional, no que se refere ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e à Certificação de BPF.

3 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Resultados Esperados Garantir a regulação efetiva das empresas localizadas no território nacional, no que se refere ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e à Certificação de BPF. Controlar e monitorar a atuação das empresas; Dar agilidade ao processo de Certificação de BPF;

4 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Resultados Esperados Dar consistência ao processo de renovação da certificação de BPF; Dar agilidade ao processo de terceirização; Melhorar a Interface da ANVISA com as VISA´s Estaduais quanto ao processo de inspeção.

5 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta - A solicitação de inspeção deve ser formalizada até 90 dias antes do vencimento de sua inspeção anterior. - A empresa estará apresentando o Formulário de Petição, Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária, conforme legislação vigente, Comprovante de enquadramento do porte da empresa e Informe Prévio para Inspeção. - As inspeções deverão ser realizadas por equipes técnicas da ANVISA e das VISAs estaduais e municipais, conjunta ou isoladamente.

6 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta A ordem das inspeções deverá levar em consideração o histórico da empresa, o Informe Prévio para Inspeção, a data da última inspeção, o risco sanitário dos medicamentos comercializados, o risco sanitário do processo de fabricação dos medicamentos, ocorrências de desvio da qualidade e eventos de agravo à saúde.

7 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Classificação da Inspeção A empresa será classificada, após a realização da inspeção, como: - Satisfatória: cumpre com as Boas Práticas, conforme legislação vigente; - Interditada: não cumpre com as Boas Práticas, conforme legislação vigente.

8 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Classificação da Inspeção A empresa classificada como Interditada ficará proibida de fabricar e comercializar seus medicamentos ou insumos da respectiva atividade ou da linha de produção ou da classe terapêutica ou da forma farmacêutica, no que couber, até a regularização quanto às Boas Práticas, a qual será verificada mediante reinspeção.

9 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Resultado da Inspeção - Quando a empresa apresentar requisitos de não conformidades, sem grau crítico e que não exigem reinspeção para verificação de suas correções, será utilizado a Notificação de Cumprimento de Exigência – NCE. - Não poderão ser contemplados na NCE os itens referentes a: Garantia da Qualidade; Controle de Qualidade; Qualificação e Validação.

10 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Resultado da Inspeção - Com a emissão da NCE, será concedido o prazo de 90 dias, para apresentação de documentação comprobatória das não conformidades descritas na NCE. - Se a empresa não cumprir o prazo nem comprovar as medidas corretivas contidas na NCE, ela será classificada como Interditada, estando sujeita às penalidades previstas na legislação vigente.

11 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reinspeção - A reinspeção será realizada somente na empresa classificada como Interditada. - Para a reinspeção será considerado o cronograma de adequações apresentado pela empresa, referente às medidas corretivas das não conformidades. - A empresa deverá formalizar a solicitação de reinspeção.

12 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Certificado de Boas Práticas Para a empresa classificada como Satisfatória, será emitido o Certificado de Boas Práticas para as linhas de produção, classes terapêuticas e formas farmacêuticas, contempladas na inspeção, conforme legislação vigente. O certificado terá validade de um ano, a partir da data de publicação em Diário Oficial da União.

13 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Certificado de Boas Práticas Para a renovação do Certificado de Boas Práticas serão levados em consideração o histórico da empresa, o Informe Prévio de Inspeção, a data da última inspeção, o risco sanitário dos medicamentos comercializados, o risco sanitário do processo de fabricação dos medicamentos e insumos, ocorrências de desvio da qualidade e eventos de agravo à saúde.

14 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Certificado de Boas Práticas O certificado será cancelado quando: - A empresa detentora de certificado válido, inspecionada a partir da vigência da Resolução, for classificada como Interditada; - A empresa for classificada como Interditada; - A empresa cometer infração sanitária estabelecida na legislação vigente.

15 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contatos (61)


Carregar ppt "Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Proposta de Resolução - Critérios Para Inspeção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google