A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo Juliana Cristina Faggion Bergmann

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo Juliana Cristina Faggion Bergmann"— Transcrição da apresentação:

1 Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo Juliana Cristina Faggion Bergmann

2 Funções do Professor inspirador assistente Formador de opinião Provocador/ orientador/planejad or/facilitador/media dor/colaborador avaliadaor Incentivador da pesquisa tutor Ministrador de aulas Transmissor de conhecimento exemplo

3 PROFESSOR Comunicação unidirecional Cobrança Mensuração ALUNO Recepção Passiva Repetição Insatisfação do aluno

4 ALUNO Comunicação dialógica Orientação Interação Social Comunicativa Acompanhamento Avaliação e Retro-Alimentação Recepção Reflexiva Investigação Colaboração Construção Co-avaliação e Auto-avaliação Professor

5 NOVOS PAPÉIS Comunicação dialógica Interação Social Comunicativa Orientação Acompanhamento Avaliação e Retro-Alimentação Professor Autor Professor Tutor Professor Avaliador Professor

6 Auto-Co- Hetero- Tutoria Autoria do Material Didático Gerenciador do suporte tecnológico Docência

7 Diálogo professores autores e regentes, professores tutores alunos Objetivo Re-elaboração de conhecimento existente Construção de novo conhecimento

8 Trajetória orientada pelo Professor; organizada pelo desenho do material didático; acompanhada pela Tutoria; realizada pelo Aluno na interação com outros p articipantes: no pólo, via telefone ou no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

9 PRESENCIAL Plano de Ensino Plano de Aula Esquemas Quadros Bibliografia A DISTÂNCIA Plano da disciplina Texto verbal (livro, guia, apostila) Texto digital (AVA) Rota de Aprendizagem Referências e Links

10 Conhecimento do tema dos suportes tecnológicos das diferentes linguagens dos instrumentos de avaliação Dos objetivos do curso e da disciplina Interdisciplinaridade Multidisciplinaridade Dialogicidade

11 interação social comunicativa intencional: Acompanhamento, Orientação, e colaboração: valorização dos talentos individuais na equipe; reconhecimento das diferentes representa ções; e autonomia: desenvolvimento da capacidade do aluno de investigar, escolher e decidir.

12 pedagógicas tecnológicas didáticas pessoais lingüísticas de trabalho em equipe VILLARDI e OLIVEIRA, 2005

13 FUNÇÃO Motivador Docente Supervisor Orientador. Avaliador AÇÃO Incentivo e apoio ao aluno; promoção do sentimento de pertença; Esclarecimento de dúvidas, complementação de informações; Acompanhamento das atividades supervisionadas; Instruções operacionais, de estudo e de organização Acompanhamento das atividades de avaliação, avaliação processual. Fontes: FACINTER, 2006; MUNHOZ, 2003.

14 A autoria, a tutoria e a avaliação exigem professores qualificados, que dominam o conhecimento na sua área, que tenham a capacidade investigativa de aprender o que não sabem, a responsabilidade de orientar para a autonomia no outro, de identificar os pontos fortes e os limites no aluno e ajudá-lo a reforçar uns e superar os outros e a generosidade de compartilhar.

15 Acompanhamento da aprendizagem ; Diagnóstico orientação para auto-avaliação e co-avaliação (na equipe, na turma); hetero-avaliação: feedback (retro-alimentação dos colegas, dos tutores, dos professores, do s sistemas oficiais devolutiva para a coordenação do curso. (CORTELAZZO,2009)

16 Conhecimento do tema dos suportes tecnológicos das diferentes linguagens dos instrumentos de avaliação Dos objetivos do curso e da disciplina Multidisciplinaridade Dialogicidade.

17 Funções do Professor

18 CORTELAZZO, I. B. C. Prática Pedagógica, Aprendizagem e Avaliação em EAD. Curitiba: IBPEX, _________. Tutoria e Autoria: novas funções provocando novos desafios na educação a distância. ECCOS Revista Científica, v. 10, n. 2, julho/dez EMERENCIANO, M. S. J., SOUZA, C. A. de e FREITAS, L. G. de. Ser presença co mo educador, professor e tutor. - Revista Digital da CVA-RICESU, v.1, n. 1, agosto de Disponívem em ex1.htm.http://www.ricesu.com.br/colabora/n1/ind ex1.htm MUNHOZ, A. S. A Educação a Distância em Busca do tutor ideal. Sant os, v. 2, n. 5, p.1, ago Disponívem em: VILLARDI, Raquel. e OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. Tecnologia na educação: uma perspectiva socio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, FACINTER. Manual do Tutor. Elaborado por CORTELAZZO, I. B. C., RIBEIRO, R. Z. M.; RIBEIRO, M. M.. Curitiba: IBPEX, 2006.


Carregar ppt "Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo Juliana Cristina Faggion Bergmann"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google