A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.

2 O que é a obesidade? - Excesso de gordura corporal acumulada no tecido adiposo, com implicações para a saúde. (OMS, 2002) - As principais co-morbidades associadas à obesidade são: Hipertensão, Diabetes mellitus e Doenças cardíacas.

3 O que é a obesidade? -Doença crescente nos países industrializados e em desenvolvimento. -No mundo, cerca de um bilhão de pessoas vivem com sobrepeso e 300 milhões com obesidade. -No Brasil, cerca de 40% da população adulta apresenta excesso de peso.

4 Causas da Obesidade

5 Tipos de Obesidade – Andróide, abdominal ou visceral Observa-se maior quantidade de células adiposas na região abdominal e torácica, sendo mais comum em homens. – Ginecóide Observa-se grande número de células adiposas na região dos quadris e coxas, esta forma sendo mais comum em mulheres.

6 Parâmetros para o diagnóstico Aferição da Pressão Arterial (PA); Medicação de circunferências; Peso; Cálculo do IMC.

7 Aferindo a pressão arterial +

8 . Posicionar esfingomanômetro com área indicada na posição medial;.Posicionar estetoscópio;.Localizar pulso radial e insuflar esfingomanômetro até observar desaparecimento do pulso radial;.Insuflar o esfingomanômetro ultrapassando em 20 o valor em que foi observado o desaparecimento do pulso radial ;.Desinsuflar devagar e observar o valor em que há o início da ausculta dos batimentos (sistólica) e quando há o desaparecimento deles (diastólica).

9 Valores de pressão arterial FONTE: VI DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO

10 . AGUARDAR ENTRE 5 E 10 MINUTOS APÓS A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL. DE PREFERÊNCIA, O PACIENTE DEVE ESTAR SENTADO,COM O BRAÇO ESTICADO E ELEVADO NA ALTURA DO PEITORAL, FORMANDO UM ÂNGULO DE 90º COM O TRONCO

11 Medindo a circunferência abdominal.Pode-se realizar a medida no maior perímetro abdominal entre a última costela e a crista ilíaca, segundo recomendações da OMS.. Solicitar que a pessoa expire para medir a circunferência abdominal.

12 Valores de circunferência abdominal FONTE: DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/2010

13 Peso

14 IMC (Índice de Massa Corporal) É uma das formas de diagnosticar a Obesidade; Calcula-se o IMC dividindo o Peso, em quilogramas, pelo quadrado da altura, em metros.

15 Valores de IMC FONTE: DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/2010

16 Medindo glicemia

17 . Sempre descartar as lancetas utilizadas nas caixas apropriadas, respeitando o limite indicado!

18 Valores de índice glicêmico FONTE: DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES

19 Tratamento da Obesidade -Inicialmente: Mudanças de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. -Medicamentos e Cirurgia Bariátrica, quando não há resolução da doença

20 -Orientar a população que frequenta o Parque da Jaqueira sobre a prevenção da obesidade e de suas doenças associadas. - Serão realizados testes para o diagnóstico de sobrepeso e obesidade, além de atividades educativas, envolvendo uma equipe interdisciplinar nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, educação física, psicologia e fisioterapia. Prevenção é a melhor medida!!!

21 Referências 1.VI DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO 2. DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2009/ DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES


Carregar ppt "Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google