A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos de glicose e lipídeos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos de glicose e lipídeos."— Transcrição da apresentação:

1 Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos de glicose e lipídeos.

2 Objetivos Avaliar a efetividade de um protocolo de mudança de estilo de vida, praticável e barato, sobre alguns parâmetros de saúde em pessoas acima do peso, com glicemia de jejum alterada.

3 Introdução: O DM 2 é um desafio no campo da saúde púlica, com uma perspectiva de 366 milhões de pessoas afetadas em É considerado um importante fator de risco para coronariopatia, ICC, AVC e HAS. A incidência de IAM nesses indivíduos é 6x maior. No Brasil, essa doença afeta 7,6% dos indivíduos entre 30 e 69 anos. É um dos componentes da Sd. Metabólica, que tb aumenta a incidência de doença cardiovascular, com risco de 2,5 vezes maior em quem tem sd, metabólica quando comparado àqueles que tem somente o DM2

4 Introdução: Está associado a estilo de vida sedentário, obesidade abdominal. Mudanças no estilo de vida tem sido recomendadas tanto para prevenção, quanto para tratamento de doenças crônicas, como o DM2. O presente estudo visa avaliar o impacto dessas mudanças de estilo de vida em pessoas com sobrepeso e alteração da glicemia de jejum.

5 Métodos: O estudo incluiu 80 pessoas com glicemia de jejum alterada (>99mg/dl), com >40 anos, de ambos os sexos, sem uso de medicação hipoglicemiante ou hipolipemiante, sem fatores que limitassem a prática de exercício físico. Foram divididos em 2 grupos:o grupo controle(G1), que participou apenas de avaliação clínica e laboratorial, e o grupo intervenção(G2), que participou do protocolo.

6 Métodos: O protocolo: foi composto por sessões diárias de 80 min de exercício físico aeróbico(20 min de aquecimento, 40 min caminhada, e 20 min de alongamento), 5 dias por semana, na intensidade de 50-70% do condicionamento cardiovascular(VO2 máx). Os pacientes foram avaliados no início do estudo (T0), três (T1) e seis meses depois (T2). A avaliação incluiu IMC(K/m2), circunferência abdominal, porcentagem de gordura total, Vo2 máx, glicemia de jejum, TGs, CT e frações

7 Métodos:


Carregar ppt "Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos de glicose e lipídeos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google