Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
2
MOTOR INTRODUÇÃO AULA 01 SCOPINO TREINAMENTOS
3
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.
4
ATENDENDO A PEDIDOS, TEREMOS NAS AULAS DE QUINTA FEIRA, O ASSUNTO TÉCNICO MOTOR.
Nesta aula veremos: MOTOR INTRODUÇÃO
5
O INÍCIO
6
A HISTÓRIA Há muitos séculos o homem tem problemas de transporte.
Após um período de adaptações e uso de tração animal, os esforços foram direcionados à construção de veículos. A máquina a vapor, foi utilizada em um triciclo construído na França em 1771.
7
A MÁQUINA A VAPOR PROBLEMAS E INCONVENIENTES: .baixo rendimento
.combustão externa .ocupa muito espaço .utiliza como combustível o carvão ou a própria lenha
8
LOCOMOTIVA
9
COMBUSTÃO EXTERNA NESTES CASOS, A COMBUSTÃO É EXTERNA, POIS A QUEIMA DE COMBUSTÍVEL OCORRE FORA DOS COMPARTIMENTOS QUE PRODUZEM O MOVIMENTO (CILINDROS DO MOTOR). APÓS O AQUECIMENTO DA ÁGUA, O VAPOR SE EXPANDE E COM SUA PRESSÃO MOVIMENTA OS ÊMBOLOS (PISTÕES).
10
O MOTOR... E MUDANÇAS
11
OTTO EM 1876, UM ENGENHEIRO ALEMÃO, NIKOLAUS OTTO, FUNDAMENTADO NOS TRABALHOS FÍSICOS DO FRANCÊS BEAU DE ROCHAS, DIVULGOU E CONSEGUIU PROVAR O FUNCIONAMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA DE 4 TEMPOS. ATÉ HOJE, CONHECIDO COMO CICLO OTTO.
12
PRIMEIRO AUTOMÓVEL EM 1885, NA ALEMANHA, O PRIMEIRO AUTOMÓVEL A GASOLINA FOI CONSTRUÍDO. CARL BENZ, CONSTRUIU UM MOTOR DE QUATRO TEMPOS E O ADAPTOU EM UM TRICICLO.
13
DEFINIÇÃO O motor de combustão interna é um conjunto de peças mecânicas e elétricas que produz trabalho (energia) pela força de expansão resultante da queima da mistura ar e combustível, dentro dos cilindros.
14
PARTES FUNDAMENTAIS CABEÇOTE Aloja as câmaras de combustão BLOCO
É a estrutura principal do motor, onde estão os cilindros e êmbolos ÁRVORE DE MANIVELAS Com as bielas e outros elementos, transformam o movimento da energia
15
TIPOS DE CONSTRUÇÃO MONOCILÍNDRICOS OU POLICILÍNDRICOS ( ) MOTORES EM LINHA EM “V” EM “W” RADIAL CILINDROS OPOSTOS (BOXER) WANKEL (ROTATIVO)
16
ÓLEO DIESEL É DIFERENTE
PERGUNTA O MOTOR MOVIDO A ÓLEO DIESEL É DIFERENTE DE UM MOTOR A QUATRO TEMPOS ?
17
RESPOSTA NÃO. O MOTOR A DIESEL, TEM AS MESMAS 4 FASES DE UM MOTOR MOVIDO A GASOLINA, ÁLCOOL OU GNV. O QUE MUDA, SÃO AS FUNÇÕES DE CADA TEMPO.
18
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INTRODUÇÃO PARTE 2 Instrutor Scopino
19
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.