A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dermocosméticos I Dermocosméticos I Dra. Valéria Maria de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dermocosméticos I Dermocosméticos I Dra. Valéria Maria de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Dermocosméticos I Dermocosméticos I Dra. Valéria Maria de Souza

2 O que é Cosmetologia? Ciência que estuda os cosméticos. Abrangendo desde a concepção de matérias- primas até a venda e aplicação dos produtos acabados. Trabalha com beleza e também com correção. Vende o sonho. Não tem finalidade curativa ou de tratamento, afinal não é medicamento. Procura prevenir e melhorar possíveis alterações inestéticas na pele ou no cabelo.

3 O que é Cosmetologia? É uma atividade que não inclui só farmacêuticos, mas também químicos, biólogos, engenheiros químicos, esteticistas e médicos, além dos hábeis especialistas em marketing

4 Trabalha com: 1. Na concepção de novas matérias-primas 2. Com conceitos cosméticos 3. Com desenvolvimento de novas fórmulas 4. Controle de qualidade microbiológico e físico-químico 5. Avaliação de eficácia e segurança tanto das matérias-primas como dos produtos cosméticos finais. 6. Marketing cosmético 7. Vendas técnicas 8. Aplicação do produto cosmético

5 Farmacêuticos: podemos trabalhar com realidades distintas A possibilidade de montar uma indústria cosmética. A possibilidade de terceirizarmos. A possibilidade de estudarmos cosmetologia para aplicá-la dentro da Farmácia de Manipulação, Através do estudo das muitas formas farmacêuticas, Os melhores ativos para a dermocosmética, Os nutracêuticos, e ainda...

6 Farmacêuticos A possibilidade de atuarmos em um balcão conduzido por um farmacêutico conhecedor dos recursos que ele pode usar para ajudar tanto o paciente, nosso maior propósito, quanto o médico.

7 Importância do mercado de cosméticos e a oportunidade para farmacêuticos Importância do mercado de cosméticos e a oportunidade para farmacêuticos Fatores que contribuem para o crescimento do setor: Participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho. Tecnologia de ponta e o conseqüente aumento da produtividade: a estabilização dos preços dos produtos, em geral reajustados abaixo da taxa da inflação.

8 Importância do mercado de cosméticos e a oportunidade para farmacêuticos Importância do mercado de cosméticos e a oportunidade para farmacêuticos L ançamentos constantes: atendendo cada vez mais às necessidades do mercado. Aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude. O crescimento da população jovem. O aumento geral do nível de renda.

9 No Brasil empresas Mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, sendo que 15 empresas de grande porte, com faturamento líquido de impostos acima dos R$100 milhões representam 70,0% do faturamento total.

10 Norte = 21 Centro-Oeste = 106 Nordeste = 139 Sudeste = 1043 Sul =326 BRASIL

11 Mercado Mundial:Produtos de Higiene, perfumaria e cosméticos: Conforme dados do Euromonitor de 2011, o Brasil: 2º lugar no mercado 2º lugar no mercado em produtos infantis, produtos masculinos, higiene oral, produtos para cabelos, desodorantes e perfumaria. 3º lugar no consumo de proteção solar. 4º Cosmético cores. 5º Produtos para o banho. 8º Produtos para a pele. 9º em consumo de depilatórios.

12 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Distribuição tradicional, incluindo o atacado e as lojas de varejo Venda direta, evolução do conceito de vendas domiciliares Franquia, lojas especializadas e personalizadas

13 Perfil Geral do Mercado e do Setor Complexa mistura de origem Africana, Européia, Indígena e Asiática. Milhões de consumidores e produtos para o mercado em massa, Tais diferenças fornecem oportunidades para os fabricantes desenvolverem produtos especializados.

14 Categorias – algumas peculiaridades do mercado brasileiro o mercado brasileiro possui algumas características próprias importantes a serem destacadas: estratégia de segmentação: como homens, jovens e os consumidores mais maduros, população negra: atender às necessidades étnicas da miscigenação brasileira configura-se como boa oportunidade para os fabricantes.

15 Categorias – algumas peculiaridades do mercado brasileiro O Brasil possui uma das populações mais jovens do planeta. Segundo o IBGE, aproximadamente 60% da população brasileira está abaixo da faixa dos 30 anos de idade. O bem-estar prova ser uma forte tendência no setor, afetando principalmente a classe média economicamente ativa.

16 Categorias – algumas peculiaridades do mercado brasileiro Consumidores interessados em produtos e serviços como relaxamento e experiências sensoriais. Freqüentam academias, clubes, dermatologistas e spas, e são aqueles que tem impulsionado categorias como cabelos, tratamento e proteção solar.

17 Peculiaridades do mercado brasileiro Influência das publicações voltadas à beleza e estética. ampla variedade de revistas femininas e masculinas de toda América Latina, com títulos nacionais e internacionais de importância, favorecem na comunicação de tendências de moda e de anúncios das principais marcas.

18 Categorias – algumas peculiaridades do mercado brasileiro A utilização da biodiversidade brasileira ainda é tema recorrente e cada vez mais utilizado pelas diversas marcas como diferencial, Competição pelo ativo/ingrediente mais inédito no mercado.

19 Estabilidade de produtos cosméticos Estabilidade de produtos cosméticos Fornece informações que indicam: Grau de estabilidade relativa de um produto nas variadas condições :desde fabricação até o término de sua validade. Essa estabilidade é relativa, pois varia com o tempo e em função de fatores que aceleram ou retardam alterações nos parâmetros do produto.

20 Estudo da estabilidade contribui para: Orientar o desenvolvimento da formulação e do material de acondicionamento adequado; Fornecer subsídios para o aperfeiçoamento das formulações; Estimar o prazo de validade e fornecer informações para a sua confirmação; uxiliar no monitoramento da estabilidade organoléptica, físico-química e microbiológica, produzindo informações sobre a confiabilidade e segurança dos produtos.

21 ESTABILIDADE DAS FORMULAÇÕES

22 Fatores que podem influenciar na estabilidade do produto: Cada componente, ativo ou não. Variáveis relacionadas à formulação e ao processo de fabricação. Ao material de acondicionamento. Às condições ambientais, Condições de transporte.

23 Fatores que podem influenciar na estabilidade do produto: Conforme a origem, as alterações podem ser classificadas como extrínsecas, quando determinadas por fatores externos; Intrínsecas, quando determinadas por fatores inerentes à formulação.

24 Fatores Extrínsecos Fatores Extrínsecos

25 Fatores Extrínsecos Tempo Temperatura Luz e Oxigênio Umidade Material de Acondicionamento Microrganismos Vibração

26 Fatores intrínsecos Incompatibilidade Física e Química pH, reações de óxido-redução Reações de hidrólise Interação entre ingredientes da formulação Interação entre os ingredientes da formulação e a embalagem.

27 Aspectos considerados na estabilidade Físicos: devem ser conservadas as propriedades como aspecto, cor, odor, uniformidade, dentre outras. Químicos: devem ser mantidos dentro dos limites especificados da estrutura química, o teor de ingredientes e outros parâmetros; Microbiológicos: devem ser conservadas as características microbiológicas, conforme os requisitos especificados. Boas Práticas de Fabricação e os conservantes utilizados na formulação podem garantir estas características

28 Considerar também: Funcionalidade: os atributos do produto devem ser mantidos sem alterações quanto ao efeito inicial proposto. Segurança: não devem ocorrer alterações significativas que influenciem na segurança de uso do produto.

29 Filtro solar

30 Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA) –

31 Em relação ao paciente, considerar o tipo de pele o fototipo a idade o grau de exposição hábitos de vida latitude e altitude em que se encontra histórico da exposição solar antecedentes individuais e familiares

32 PeleClaraMoreno claraMorenaNegra S/ proteção 10 min15 min20 min25 min FPS 330 min45 min1 h1 h 15 min FPS 550 min1 h 15 min1 h 40 min2 h 05 min FPS 81 h 20 min 2 h2 h 40 min3 h 20 min FPS 152 h 30 min 3 h 45 min5 h6 h 15 min FPS 203 h 20 min 5 h6 h 40 min8 h 20 min FPS 305 h7 h 30 min10 h12 h 30 min Tipo de pele X Tempo de exposição – sem danos à pele

33 Proteção individual das doenças relativas à pele Fotoprotetores Hábitos que proporcionem exposição solar segura - horários Roupas e alimentação: Roupas adequadas: algodão finas e folgadas, facilitam a evaporação do suor. São as que menos protegem. Bonés, viseras, óculos com proteção de raios UV. Prefira as roupas de baixo de algodão. Evite tecidos sintéticos.

34 A linguagem utilizado no rótulo dos filtros solares Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra estas radiações; Hipoalergênicos: filtros que utilizam substâncias que não provocam alergias; PABA Free ou livre de PABA: são filtros que não contem PABA. (Alto poder de causar alergias); Oil-free ou livre de óleo: são filtros cujos veículos ou bases que não contém substâncias oleosas; Indicados para pessoas com tendência a cravos e espinhas e de pele oleosa; Não comedogênico: são filtros que não obstruem os poros, evitando cravos cravos.

35 O que significa FPS ? FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número: 2 a 120 O FPS mede a proteção contra os raios UVB – responsável pelas queimaduras solares. Não medem UVA- provocam fotoenvelhecimento

36 A pele, quando exposta ao sol sem proteção leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.Em que condições? FPS 15 e outros são iguais? O PFS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS aumenta o bloqueio desses raios, diminuindo a freqüência da reaplicação.

37

38

39

40

41

42 Entendendo melhor os espectros

43

44 Espectro Ultra Violeta Espectro Ultra Violeta UVC – nm São ondas de alta energia que não penetram. Porém, aonde elas atingem causam queimaduras intensas. São as ondas mais perigosas. A camada de ozônio preservada poderia absorver a radiação antes de chegar à terra.

45

46

47

48

49

50

51

52 Câncer de pele não melanoma

53 Ceratoses act í nicas Ceratoses actínicas ou senis podem representara manifestação primária de um carcinoma espinocelular A evolução não é freqüente. Manifesta-se em pessoas idosas, que trabalham ao ar livre. Lesões: crostas, as vezes pigmentadas. Ulceração: realizar biópsia para evitar uma possível evolução carcinomatosa.

54 Ceratose actínica senil

55

56 Carcinoma Basocelular São observados em pacientes transplantados e subseqüente tratamento com imunossupressi- vos. Conhecido também por Basalioma ou Epitelioma Basocelular

57 Basalioma

58

59 Carcinoma espinocelular: É o verdadeiro carcinoma da pele. Proveniente dos queratinócitos da epiderme Causado pela exposição prolongada ao sol sem proteção Proliferação maligna dos ceratinócitos. Tabagismo, substâncias químicas, e alteração da imunidade

60

61 Melanoma maligno Possui fase relativamente longa de crescimento radial Penetra profundamente na derme e assume fase de crescimento radial Caracteriza-se por lesões em placas planas de cor variável Alto poder de metástase Diagnóstico precoce Peles claras e sensíveis

62 Melanoma Maligno A incidência de melanomas aumentou em 10 vezes nos últimos 40 anos. A exposição prolongada e intensa de extensas áreas ao sol - causa de aparecimento de melanomas em pele claras. Pacientes que apresentaram melanoma primário ou mesmo antecedentes familiares de melanoma maligno tem maior propensão a desenvolver a doença. A sobrevida é grande se a doença for diagnosticada logo.

63 Alterações e formas Quando o diâmetro do melanoma não é superior a alguns milímetros, é que a diferenciação entre melanoma e nevo celular fica mais difícil. Quando o diâmetro do melanoma não é superior a alguns milímetros, é que a diferenciação entre melanoma e nevo celular fica mais difícil. Cerca de 80% dos melanomas malignos ocorrem sobre a pele saudável.. Cerca de 80% dos melanomas malignos ocorrem sobre a pele saudável..

64 Melanoma maligno extensivo superficial Predomínio feminino, comum na perna. Pigmentação variável.

65 Lentigo maligno Melanoma que se desenvolve em mancha pré existente. Surge na pele lesada pelo sol / freqüentemente na face de uma pessoa exposta em área livre.

66 Melanoma maligno nodular Preponderância masculina / comum no tronco. O nódulo pigmentado pode crescer rapidamente e ulcerar.

67 Melanoma maligno lentiginoso acral Forma mais comum na raça mongol. O tumor afeta regiões plantares e palmares, além dos leitos ungueais.

68 Pequenos tumores pigmentados podem ser considerados suspeitos quando Apresentarem crescimento rápido dentro de semanas ou meses. Apresentarem alteração da pigmentação total ou parcial, quando se tornam escurecidos, apresentarem hipo ou hiperpigmentação central ou quando em seu interior apresentarem coloração cinza, azul e vermelha. Presença de borda inflamatória avermelhada. Delimitação opaca. A melhor recomendação para o paciente que procura o farmacêutico para um aconselhamento, seria a procura imediata de um dermatologista.

69

70

71

72

73

74

75 Brincando com coisa séria: Ensine suas crianças a examinar a própria sombra: Meio dia a sombra fica menor do que o tamanho do nosso corpo - sombra curta- Fuja do sol. Sombra está maior que o nosso corpo - podemos ficar no sol usando filtro solar - É a sombra longa.

76 Queimaduras Calamina, Cânfora, Mentol, Azuleno e Aloe Vera diminuem a sensação de pele queimada. Para o rosto, sugiro chá de camomila em compressas. Dependendo do caso, indica-se o uso de corticóides. Não remover a pele que acabou de descascar. Proteja-a intensamente do sol, pois o dano causado é ainda maior do que o normal. Use filtro solar de alta proteção.

77 Reações Fototóxicas Reação cutânea semelhante à queimadura solar por exposição ao sol. Causas: uso interno ou externo de substâncias fotossensibilizantes. Ex: tetraciclina, inibidores da ECA, antiinflamatórios não esteroidais, amiodarona, ciprofloxacina, ácido nalidíxico, nifedipina, fenotiazinas, tiazidas, substâncias botânicas como a erva de São João, óleo de bergamota, limão, entre outras. Em poucas horas ocorre uma dermatite aguda com rubor da pele, edema e formação de vesículas.

78 Envelhecimento Todos vamos envelhecer. Deve ser um processo sem traumas e com os devidos cuidados. Um número maior de pessoas chega aos 80, 90 anos de idade. Sociedade valoriza o novo, o jovem e o belo. As pessoas sofrem em decorrência do envelhecimento.

79 Envelhecimento extrínseco O fotoenvelhecimento pode ser detectado facilmente na pele. O fotoenvelhecimento pode ser detectado facilmente na pele. Ocorrem na epiderme manchas e atrofiamento; Ocorrem na epiderme manchas e atrofiamento; A camada córnea fica mais espessa. A camada córnea fica mais espessa. Exemplos : palmas das mãos grossas e a pele da nuca fica modificada, chamada cutis romboidal. Exemplos : palmas das mãos grossas e a pele da nuca fica modificada, chamada cutis romboidal. Na derme ocorre elastose com massas amorfas de fibras nos órgãos Na derme ocorre elastose com massas amorfas de fibras nos órgãos Nos órgãos anexos ocorre alteração das paredes dos vasos Nos órgãos anexos ocorre alteração das paredes dos vasos O número de células de Langerhans e de linfócitos T ficam reduzidas O número de células de Langerhans e de linfócitos T ficam reduzidas

80 Envelhecimento extrínseco Causado pela radiação ultravioleta, produtos químicos, tabagismo, calor, ocorre ressecamento e telangiectasias que são os famosos vasinhos capilares, rugas profundas e os tumores relativos à pele Características muito diferentes do envelhecimento comum, próprio da idade. Causado pela radiação ultravioleta, produtos químicos, tabagismo, calor, ocorre ressecamento e telangiectasias que são os famosos vasinhos capilares, rugas profundas e os tumores relativos à pele Características muito diferentes do envelhecimento comum, próprio da idade. Bronzeamento significa, em última instância, grave lesão celular atingindo material genético. Bronzeamento significa, em última instância, grave lesão celular atingindo material genético.

81 O envelhecimento pode ser intrínseco... Depois dos 40 anos os hormônios passam a ter uma importância maior. A primeira avaliação: escolha do melhor protetor solar para cada tipo de pele uso de substâncias clareadoras substâncias que renovem a epiderme substâncias que estimulem a derme a produzir colágeno.

82 Envelhecimento natural ou intrínseco Não se evita. Começa por volta dos...18 anos... aumenta aos...30, 35 anos. Não se evita. Começa por volta dos...18 anos... aumenta aos...30, 35 anos. Algumas alterações ocorrem na epiderme Algumas alterações ocorrem na epiderme A pele fica mais fina. A pele fica mais fina. Pode ocorre atrofia e proliferação de células anormais. Pode ocorre atrofia e proliferação de células anormais. A pele apresenta característica diferentes em áreas expostas e não expostas. A pele apresenta característica diferentes em áreas expostas e não expostas. Sol - fator de degradação da pele. Sol - fator de degradação da pele.

83 Envelhecimento natural ou intrínseco.

84 Na derme ocorre flacidez por redução da atividade dos fibroblastos Na derme ocorre flacidez por redução da atividade dos fibroblastos Nos órgãos anexos, DIMINUIÇÃO número de glândulas sudoríparas e sebáceas e a pele apresenta-se mais seca. Nos órgãos anexos, DIMINUIÇÃO número de glândulas sudoríparas e sebáceas e a pele apresenta-se mais seca. Ocorre a redução da vascularização e das terminações nervosas Ocorre a redução da vascularização e das terminações nervosas

85 Os homens não envelhecem? Sim, e embora a nossa sociedade não exija tanto deles. Homens só iam ao dermatologista para tratar a perda dos cabelos. Hoje, fazem depilação a laser, usam botox e fazem, cada vez mais, cirurgias plásticas. Depois dos 30 anos o homem inicia o declínio dos seus níveis hormonais Andropausa, onde a testosterona, apresenta seus níveis mais baixos, causando osteoporose e diminuição da atividade sexual, entre outros.


Carregar ppt "Dermocosméticos I Dermocosméticos I Dra. Valéria Maria de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google