A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A filosofia lean aplicada no canteiro de obras Fernando Arraes, eng.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A filosofia lean aplicada no canteiro de obras Fernando Arraes, eng."— Transcrição da apresentação:

1 A filosofia lean aplicada no canteiro de obras Fernando Arraes, eng.

2 Principais Ganhos Obtidos Formatação de Produto: – Assertividade e agilidade através da utilização da engenharia de valor e engenharia simultânea. Controle Orçamentário: – Utilização de kanbans para mão de obra e material. Estabilidade da Produção: – Desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com fornecedores e colaboradores. – Planejamento de longo prazo (Master Plan).

3 Principais Ganhos Obtidos Custo Direto de Produção: – Ganho em produtividade: 14,88% em média, impactando em redução de 3,85% do custo de construção. – Aquisição de materiais: redução de estoque e custo final de alguns materiais decorrente do desenvolvimento de relacionamentos e estabilidade da produção (estrutura em concreto armado, esquadrias, etc.).

4 Primeiros Passos Mapeando o DNA da Capuche: conhecendo a própria empresa – indicadores, fluxos, logística, etc. Desenvolvendo ferramentas e um sistema de gestão SIMPLES. – Desenvolvimento de produto: Como esse produto pode ser redesenhado mantendo a qualidade e reduzindo os custos de fabricação? – Coordenação de Projetos; – Produção: Como a fabricação desse produto pode ser melhorada? Planejamento (orçamentos e fluxos operacionais e financeiros), execução e controle; – Suprimentos.

5 Sistema Toyota de Produção

6 O Sistema SIMPLES e os cinco princípios lean Valor: localização, preço, qualidade, pontualidade, capacidade de responder a mudanças. Fluxo de Valor: fluxo do processo que transformam o material ou melhoram a qualidade (agregam valor) e fluxos auxiliares que apenas elevam os custos e devem ser eliminados (não agregam valor). Fluxo Contínuo: estabilidade (máquina, material, mão de obra e método), PPCP: Plano Para Cada Pacote. Puxar: heijunka box, sinais de puxada (andon, embalagens vazias (paletes), kanban. Perfeição: PDCA, aperfeiçoamento do trabalho x aperfeiçoamento do equipamento.

7 Enxergando os Desperdícios Superprodução: – Taxa de defeitos superestimadas; – Quando a produção se antecipa à programação. Estoque: – Resultante do desbalanceamento do fluxo entre processos; – Estoque de amortecimento (buffers) – Estoque de segurança: permite que os gerentes se sintam seguros. Transporte e Movimentação: – Aprimoramento do layout dos processos. – Agrupamento de serviços (subprodutos).

8 Enxergando os Desperdícios Espera: – A capacidade de processo deve servir às necessidades de produção e não determiná-las. – Melhoria do Setup (Troca de Ferramentas e Matrizes). Retrabalho; Produzir Produtos Defeituosos.

9 Novo Fluxo

10 Logística de Abastecimento

11 Plano Para Cada Pacote (PPCP) Identificação do pacote: número, descrição, etc.; Quantidade média de materiais utilizados em um dia; Tempo de duração do serviço e valores de mão de obra; Padronização do trabalho: PO do sistema de qualidade; Freqüência de solicitação de materiais, embalagem, local de uso e armazenagem, logística de abastecimento; Número de sinais de puxada (embalagens vazias, andon, kanban); Índice de desempenho do fornecedor.

12 Moedas

13 Agrupamento das Principais Tarefas (Pacotes de Produção) Pacote 02/18 – Alvenaria interna; – Mestras de piso e parede; – Colocação de vergas e contra-vergas; – Colocação de eletrodutos e caixas plásticas nas alvenarias.

14 Cultura do Pensar Antes: Planejamento Longo Prazo: Plano Mestre (Master Plan) e Linhas de Balanço (plano de cada obra). Médio Prazo: LookAhead (90 dias) Curto Prazo: Last Plan (semana)

15 Longo Prazo: Master Plan e Linha de Balanço FaseServiçosDuraçãoCusto % 1Canteiro e fundação3 meses6,95 2Estrutura, alvenarias externas e internas10 meses45,25 2Revestimentos internos e externos9 meses36,85 4Pintura, acabamentos e limpeza3 meses10,95

16 Gestão à Vista

17 PIS: Plano de Inspeção de Serviços Substituição da inspeção por julgamento (postmortem) por inspeção informativa objetivando a prevenção. Inspeção Informativa: Auto-inspeção; Inspeção Sucessiva; Inspeção na Fonte (vertical e horizontal).

18 Sinais de Puxada

19 Autonomação do fluxo de produção

20 Expondo e solucionando os problemas Cadeia de ajuda:equipe de planejamento do PPCP Evitando a reincidência: 5 porquês.

21 Desenvolvendo parcerias e relacionamentos de longa duração Contratos guarda-chuva: Esquadrias em alumínio; Estrutura em concreto armado; Impermeabilização; Tubos e conexões;

22 Obrigado. Fernando Arraes, eng. Diretor Técnico (84)


Carregar ppt "A filosofia lean aplicada no canteiro de obras Fernando Arraes, eng."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google