A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A filosofia lean aplicada no canteiro de obras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A filosofia lean aplicada no canteiro de obras"— Transcrição da apresentação:

1 A filosofia lean aplicada no canteiro de obras
Fernando Arraes, eng.

2 Principais Ganhos Obtidos
Formatação de Produto: Assertividade e agilidade através da utilização da engenharia de valor e engenharia simultânea. Controle Orçamentário: Utilização de kanbans para mão de obra e material. Estabilidade da Produção: Desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com fornecedores e colaboradores. Planejamento de longo prazo (Master Plan).

3 Principais Ganhos Obtidos
Custo Direto de Produção: Ganho em produtividade: 14,88% em média, impactando em redução de 3,85% do custo de construção. Aquisição de materiais: redução de estoque e custo final de alguns materiais decorrente do desenvolvimento de relacionamentos e estabilidade da produção (estrutura em concreto armado, esquadrias, etc.).

4 Primeiros Passos Mapeando o “DNA da Capuche”: conhecendo a própria empresa indicadores, fluxos, logística, etc. Desenvolvendo ferramentas e um sistema de gestão SIMPLES. Desenvolvimento de produto: Como esse produto pode ser redesenhado mantendo a qualidade e reduzindo os custos de fabricação? Coordenação de Projetos; Produção: Como a fabricação desse produto pode ser melhorada? Planejamento (orçamentos e fluxos operacionais e financeiros), execução e controle; Suprimentos.

5 Sistema Toyota de Produção

6 O Sistema SIMPLES e os cinco princípios lean
Valor: localização, preço, qualidade, pontualidade, capacidade de responder a mudanças. Fluxo de Valor: fluxo do processo que transformam o material ou melhoram a qualidade (agregam valor) e fluxos auxiliares que apenas elevam os custos e devem ser eliminados (não agregam valor). Fluxo Contínuo: estabilidade (máquina, material, mão de obra e método), PPCP: Plano Para Cada Pacote. Puxar: heijunka box, sinais de puxada (andon, embalagens vazias (paletes), kanban. Perfeição: PDCA, aperfeiçoamento do trabalho x aperfeiçoamento do equipamento.

7 Enxergando os Desperdícios
Superprodução: Taxa de defeitos superestimadas; Quando a produção se antecipa à programação. Estoque: Resultante do desbalanceamento do fluxo entre processos; Estoque de amortecimento (buffers) Estoque de segurança: permite que os gerentes se sintam “seguros”. Transporte e Movimentação: Aprimoramento do layout dos processos. Agrupamento de serviços (subprodutos).

8 Enxergando os Desperdícios
Espera: A capacidade de processo deve servir às necessidades de produção e não determiná-las. Melhoria do Setup (Troca de Ferramentas e Matrizes). Retrabalho; Produzir Produtos Defeituosos.

9 Novo Fluxo

10 Logística de Abastecimento

11 Plano Para Cada Pacote (PPCP)
Identificação do pacote: número, descrição, etc.; Quantidade média de materiais utilizados em um dia; Tempo de duração do serviço e valores de mão de obra; Padronização do trabalho: PO do sistema de qualidade; Freqüência de solicitação de materiais, embalagem, local de uso e armazenagem, logística de abastecimento; Número de sinais de puxada (embalagens vazias, andon, kanban); Índice de desempenho do fornecedor.

12 “Moedas”

13 Agrupamento das Principais Tarefas (Pacotes de Produção)
Alvenaria interna; Mestras de piso e parede; Colocação de vergas e contra-vergas; Colocação de eletrodutos e caixas plásticas nas alvenarias.

14 Cultura do Pensar Antes: Planejamento
Longo Prazo: Plano Mestre (Master Plan) e Linhas de Balanço (plano de cada obra). Médio Prazo: LookAhead (90 dias) Curto Prazo: Last Plan (semana)

15 Longo Prazo: Master Plan e Linha de Balanço
Fase Serviços Duração Custo % 1 Canteiro e fundação 3 meses 6,95 2 Estrutura, alvenarias externas e internas 10 meses 45,25 Revestimentos internos e externos 9 meses 36,85 4 Pintura, acabamentos e limpeza 10,95

16 Gestão à Vista

17 PIS: Plano de Inspeção de Serviços
Substituição da inspeção por julgamento (postmortem) por inspeção informativa objetivando a prevenção. Inspeção Informativa: Auto-inspeção; Inspeção Sucessiva; Inspeção na Fonte (vertical e horizontal).

18 Sinais de Puxada

19 Autonomação do fluxo de produção

20 Expondo e solucionando os problemas
Cadeia de ajuda:equipe de planejamento do PPCP Evitando a reincidência: 5 porquês.

21 Desenvolvendo parcerias e relacionamentos de longa duração
Contratos guarda-chuva: Esquadrias em alumínio; Estrutura em concreto armado; Impermeabilização; Tubos e conexões;

22 Obrigado. Fernando Arraes, eng. Diretor Técnico
(84)


Carregar ppt "A filosofia lean aplicada no canteiro de obras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google