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Classificação de Materiais

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Apresentação em tema: "Classificação de Materiais"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação de Materiais
Os materiais são insumos, matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados que são adquiridos, recebidos e armazenados, para serem utilizados à medida que forem sendo necessários ao processo produtivo.

2 Classificação de Materiais
É o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. O que é? Por quê classificar? É importante para o êxito da gestão. Abrangente; Flexível; e Prática. Como deve ser?

3 Critérios de Classificação de Materiais
Quanto ao tipo de demanda; Quanto à perecibilidade; Quanto à periculosidade; Quanto à possibilidade de fazer ou comprar; Quanto ao tipo de estocagem; Quanto à dificuldade de aquisição; Quanto ao mercado fornecedor.

4 Materiais Classificados Como de Estoque
Quanto a sua aplicação Improdutivos Materiais de consumo geral. Produtivos Matérias-primas, produtos em processo, produtos acabados, etc., utilizados diretamente na produção. Quanto ao seu valor de consumo A B C Materiais de alto valor de consumo. Materiais de médio valor de consumo. Materiais de baixo valor de consumo.

5 Materiais Classificados Como de Estoque
Quanto a sua importância operacional X Y Z Materiais de aplicação não importante, com possibilidade de uso de similar dentro da empresa. Materiais de importância média, com ou sem similar dentro da empresa. Materiais de importância vital sem similar na empresa. Quanto a sua criticidade Materiais críticos, estratégicos.

6 Classificação X Y e Z

7 Classificação ABC Processo de divisão de itens em três classes, de acordo com a quantia demandada e a utilização de capital. É obtida através da ordenação dos itens conforme sua importância relativa. OBJETIVO: Focar atenção em itens principais em termos de utilização PRINCÍPIO DE PARETO Cerca de 20% dos itens vendidos somam cerca de 80% do volume anual de faturamento da empresa (demanda X preço). Os demais 80% dos itens vendidos somam apenas 20% do volume anual faturado.

8 Definição das Classes Classe A: representam cerca de 20% dos itens vendidos ou mantidos em estoque e 80% do faturamento. Portanto, poucos produtos, se bem administrados, têm potencial de redução nos riscos associados à demanda. Grupo prioritário; Modelo individualmente para cada produto; Revisão e atualização constante do modelo.

9 Definição das Classes Classe B: representam cerca de 30% dos itens vendidos ou mantidos em estoque e 15% do faturamento. Modelos individuais de estoques, mas investigação detalhada dos itens neste grupo tende a não se pagar. Classe C: representam cerca de 50% dos itens vendidos ou mantidos em estoque e 5% do faturamento. Modelos agregados de estoques. Justificam menos atenção por parte da administração.

10 Informações obtidas para elaboração de uma classificação ABC:
Cálculo do valor do consumo:

11 Cálculo do % para classificação:

12 Classificação ABC:


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