A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA. A distinção entre planejamento e plano O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA. A distinção entre planejamento e plano O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana;"— Transcrição da apresentação:

1 O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA

2 A distinção entre planejamento e plano O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana; O planejamento é um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão; Planejar é uma atividade tipicamente humana, e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos;

3 De acordo com o professor Nélio Parra, planejar consiste em prever e decidir sobre: _ “ que pretendemos realizar; _ o que vamos fazer; _ como vamos fazer; _ o que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido”.

4 O plano é o resultado, é a culminância do processo mental de planejamento. O plano, sendo um esboço das conclusões resultantes do processo mental de planejar, pode ou não assumir uma forma escrita.

5 Tipos de planejamento na área da educação Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade: a)Planejamento de um sistema educacional; b)Planejamento geral das atividades de uma escola; c)Planejamento de currículo;

6 d) Planejamento didático ou de ensino: _ planejamento de curso; _ planejamento de unidade didática ou de ensino; _ planejamento de aula.

7 O planejamento didático ou de ensino O planejamento de ensino é a previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e das experiências de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos.

8 Planejar é: a)Analisar as características da clientela; b)Refletir sobre os recursos disponíveis; c)Definir os objetivos educacionais mais adequados para a clientela em questão; d)Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados; e)Prever e organizar os procedimentos do professor;

9 f) Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação nas atividades; g) Prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

10 A função do planejamento das atividades didáticas Atingir os objetivos desejados; Superar dificuldades; Controlar a improvisação. O planejamento tem como função: a)Prever as dificuldades que podem surgir; b)Evitar a repetição mecânica;

11 c) Adequar o trabalho com os recursos disponíveis; d) Adequar os conteúdos, as atividades e os procedimentos de avaliação aos objetivos propostos; e) Distribuição adequada do trabalho em relação ao tempo.

12 Características de um bom plano didático ou de ensino a)Coerência e unidade; b)Continuidade e sequência; c)Flexibilidade; d)Objetividade e funcionalidade; e)Previsão e clareza


Carregar ppt "O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA. A distinção entre planejamento e plano O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google