A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)"— Transcrição da apresentação:

1 Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento

2 O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia) ou explícitos (conhecimentos técnicos e teóricos). Para a Bematech, a gestão do conhecimento não representa um fim em si, mas sim uma consequencia das estratégias para refletir a competitividade da organização. Interpretando a Gestão do Conhecimento

3 É papel da Gestão do Conhecimento estimular e facilitar a troca, uso e a criação do conhecimento. Toda experiência válida, que gerou aprendizado, deve ser compartilhada, evitando que a organização gire constantemente em torno dos mesmos assuntos. Interpretando a Gestão do Conhecimento

4 O exercício da Gestão do Conhecimento inclui: - Socialização: troca de conhecimento face a face entre pessoas (desdobramento da estratégia, reuniões, compartilhamento de acertos e erros, etc). - Externalização: o registro do conhecimento da pessoa feito por ela mesmo (documentação em políticas, manuais, fóruns, etc). - Combinação: o agrupamento dos registros de conhecimento (publicação do seu conhecimento para a organização). - Internalização: o aprendizado pessoal a partir da consulta dos registros de conhecimento (proliferação do conteúdo compartilhado). Interpretando a Gestão do Conhecimento

5 O conhecimento é fundamental em um processo de desenvolvimento e inovação, que é a base da estratégia da Bematech. Lançamento do Bematech Conecta como forma de registrar o conhecimento tácito. O Bematech Conecta é uma ferramenta on-line de partilhamento de informações que permite a colaboração em tempo real, com atuação simultânea ou em momentos separados, oferecendo fácil integração de informações e dados estruturados e não estruturados. A Gestão do Conhecimento na Bematech

6 Gestão de documentos: –Sistema que permitiu consolidar e controlar os principais documentos da companhia, reduzindo tempo de buscas e impressões. –Consultas em qualquer unidade, real time, via web, com segurança. –Facilidade na entrega de conteúdo editado e distribuído aos interessados. –Mais de 22 mil documentos controlados pelo sistema. –Melhora do nível de conformidade do SQQ, com zero apontamentos referentes a gestão de documentos. Gestão de processos e indicadores de desempenho: –Consolidação da cadeia de valor com drill down para os macro processos e fluxos da companhia. –Acesso compartilhado e interativo ao sistema. –Acompanhamento periódico dos principais indicadores de desempenho e processos. –257 processos mapeados e disponíveis para consulta. A Gestão do Conhecimento na Bematech – Sistema de Gestão da Qualidade

7 70% dos colaboradores foram treinados (fábrica de Hardware). Expansão para os 5 principais fornecedores. Melhora do índice de Satisfação dos Clientes. Nível de Qualidade dos Produtos: –Set/11 = 92,05% –Jul/12 = 99,93% Produtividade: –Fev/10 = 130 máquinas x colaborador –Jul/12 = 283 máquinas x colaborador A Gestão do Conhecimento na Bematech – Lean Manufacturing & Six Sigma

8 A Universidade Bematech foi criada em 2003 para disseminar o conhecimento, tanto entre os colaboradores (público interno) como entre os demais stakeholders (revendas, assistências técnicas, fornecedores, clientes). Objetiva despertar a vocação para o aprendizado, motivar o auto-desenvolvimento, ofertar capacitação. Já superou a marca de 89 mil horas de capacitação, atingindo cerca de 13 mil participantes, em 314 cursos. A Gestão do Conhecimento na Bematech – Universidade Bematech

9 Estabelecimento de uma memória organizacional, gerando maior agilidade na resolução de desafios e consequente impacto na percepção do cliente sobre a empresa. A aprendizagem eleva a competência e a satisfação pessoal. O resultado organizacional é a criação de elos emocionais e sociais duradouros que contribuem para a motivação de permanecer na companhia. Resultados alcançados

10 Cleber Pereira de Morais Diretor-Presidente Bematech S/A


Carregar ppt "Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google