A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Projeto Semearte 2006 Semeando a arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Projeto Semearte 2006 Semeando a arte"— Transcrição da apresentação:

1 O Projeto Semearte 2006 Semeando a arte
O Projeto Semearte Semeando a arte O projeto Semearte caracteriza-se por um trabalho de educação corporal, musical e artístico que contribui para a formação integral de jovens e adultos, através da dança. Voltado para instituições do ensino público, este consiste em atender um total de 320 jovens e 80 adultos das cidades de Lajeado, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Nele serão trabalhadas atividades relacionadas ao conhecimento cultural, prática de movimentos de dança, habilidades rítmicas e motoras e criação de gestos e coreografias. Bem como a apresentação dos grupos em espetáculos. Para estes, os alunos terão aulas teóricas e práticas com a orientação da professora e coreógrafa Maria Angélica Andreoli de Souza, Diretora da Academia Adágio e dos bailarinos do Grupo “Kdance”. Nas aulas teóricas os alunos receberão conhecimentos sobre a dança e o movimento, evidenciando a postura corporal. O movimento cotidiano como andar, sentar, estar de pé e deitar foram inseridos na dança e desta forma pôs-se radicalmente em questão a idéia básica de dança. Os movimentos novos surgem do momento do contato a cada instante. “Contato” se refere ao contato físico e afetivo com uma ou mais pessoas e com o espaço físico. O objetivo principal desta parte é abrir as perspectivas dos alunos para uma nova conexão com o mundo que o cerca. Assim, enquanto a coreógrafa apresenta o estudo, os profissionais do grupo “KDance” orientarão os alunos para a execução dos movimentos. Nas oficinas, os alunos praticarão dinâmicas de grupos (exercícios e brincadeiras rítmicas com músicas populares gaúchas e brasileiras), que proporcionem a descoberta do próprio corpo, do prazer pelo movimento, da livre expressão, autonomia pessoal, integração com o espaço, com os outros corpos e meio ambiente. E através de uma coreografia incompleta e previamente definida, os alunos criarão gestos, passos e cenas (momentos), proporcionando ligações entre as mais diferentes pessoas, com diferentes corpos e habilidades, dando continuidade e acabamento ao espetáculo, que será apresentado em local público e aberto à comunidade, da cidade que acontecer o projeto.

2 Objetivos do projeto Com o apoio das Prefeituras Municipais e Secretarias de Educação de Lajeado, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre e com o trabalho da coreógrafa Maria Angélica e do grupo de dança “KDance” este projeto visa: •O resgate da cidadania em jovens e adultos de comunidades de risco e de classe média, transformando e recuperando a auto-estima dos participantes através da conexão corpo, mente e dança. •Oportunizar conhecimento, informação e cultura a jovens e adultos que se interessem pela dança, preenchendo uma lacuna muito grande que existe entre o povo e está expressão artística. • Desenvolver habilidades motoras e rítmicas que irão enriquecer a atuação de estudantes e, principalmente, despertar o interesse e aprofundamento profissional pela dança. •A elaboração de espetáculos de qualidade, com coreografias criativas e desenvolvidas coletivamente ao longo do processo de ensino. O resultado deste trabalho será mostrado através de apresentações públicas.

3 A Seleção dos alunos A Seleção das escolas
O Departamento de Ensino Fundamental,da Secretaria Municipal de Educação de cada cidade indicará cinco escolas, das quais serão selecionados 16 jovens de 8 a 10 anos e4 adultos sem limite de idade. •A Seleção das crianças A seleção será feita em cada escola, com data previamente marcada e divulgada. Coreógrafa e bailarinos se dirigirão às escolas e em uma sala de aula, reservada para este fim, receberá os alunos interessados em participar do projeto para uma avaliação. Neste momento será avaliada a expressão corporal e rítmica de cada criança. A avaliação não exige que o aluno tenha experiência em dança. Em cada escola serão selecionados 80 alunos, com idade de 8 a 10 anos.  •A seleção dos adultos Adultos não vinculados à escola também poderão participar, contanto que estejam na escola, na data previamente marcada e divulgada para a seleção. Coreógrafa e bailarinos se dirigirão às escolas e em uma sala reservada para este fim receberão os adultos interessados em participar do projeto.  •Atestado médico Aos alunos selecionados será solicitado atestado médico ou documento assinado pelo responsável para a realização dos exercícios e atividades desenvolvidos nas aulas e oficinas.

4 Características Semearte 2006 Semeando a arte
• As aulas teóricas e práticas As aulas serão da parte da manhã para o grupo total de 100 alunos, com duração de duas horas, sendo dividida em três partes: Cultura popular brasileira, em específico a dança e contexto social (teórica de 20 min.) - Estudo e percepção dos movimentos: espaço, objetos e contatos (teórica e prática de 40 min.) - Criação de gestos e cenários (teoria e prática de 30 min.)  Técnicas trabalhadas:                       Exposição oral – parte teórica                       Pantomima – dramatização dos movimentos                       Exercícios de integração entre os alunos As aulas ocorrerão no mesmo local dos espetáculo, conforme Prefeitura Municipal da cidade. Técnicas trabalhadas:                   Noções da técnica clássica para a melhor compreensão e educação do aluno quanto aos seguimentos corporais                   Exercícios de alongamento e flexibilidade                   Exercícios de grupo para a integração social                   Exercícios rítmicos com música                   Sessões estoriadas: exercícios de deslocamento no espaço físico evidenciando movimentos rotineiros, como andar na rua, sentar, comer, etc. Exercícios de composição coreográfica As oficinas ocorrerão nas escolas, em salas previamente definidas.  • As oficinas As oficinas visam trabalhar a criação dos movimentos fantásticos através do contato, confiança, acaso e momento para a montagem do espetáculo. Assim serão formadas cinco turmas para grupos de 20 alunos. As oficinas ocorrerão a tarde, tendo uma duração de dois dias por cidade. E, para cada dia a programação será desenvolvida em duas horas, através de: - Exercícios e brincadeiras rítmicas (30 min.) - Criação de gestos com a música para a montagem de passos, cenas (30 min.) - Ensaios da coreografia para o espetáculo (1hora)

5 As apresentações • Material didático: O figurino: As músicas:
• Os espetáculos As apresentações são os resultados das atividades diurnas praticadas com os alunos. Será um espetáculo por cidade, no segundo dia de oficina, quando serão entregues os certificados de conclusão da mesma.   O tema: O espetáculo “Temperarte” – O que se planta, se colhe” visa apresentar a discussão sobre a realização dos sonhos, de que eles são possíveis e de que devem ser semeados para que se realizem. Com base nesse tema os alunos, sob orientação do grupo de bailarinos e da coreógrafa, montarão o espetáculo, que envolve os personagens: os plantadores, os cozinheiros, talheres, ervas e temperos, cebolas e cenouras. As apresentações ocorrerão em locais aberto e gratuito ao público. O figurino: Serão lençóis e roupas dos próprios alunos com cores específicas, representando emoções e cenários. Além dos acessórios confeccionados pelo projeto para caracterizar cada personagem. As músicas: Entre populares gaúchas e brasileiras, serão trabalhadas 50 músicas para o desenvolvimento do projeto. • Material didático: - A programação das aulas a ser entregue no primeiro dia. - Certificado de conclusão

6 Cidades beneficiadas Semearte 2006 Semeando a arte
Acima de tudo, os resultados do Projeto Semearte são visíveis na própria postura e na formação social e educacional dos alunos que participam do projeto, que descobrem outras perspectivas em suas vidas através da arte e em especial a dança. Cidades selecionadas Lajeado Caxias do Sul Novo Hamburgo Porto Alegre Num total de oito horas de aulas teóricas e oficina por cidade, o projeto acontece em local de fácil acesso aos alunos, oferecendo toda infra-estrutura adequada ao aprendizado como: professores especializados, merendas, material didático, figurino, cenário e sonorização. •Roteiro por cidade: Primeiro dia - Sábado 10h às 12h – aula teórica e prática 14h às 16h – oficinas  Segundo dia - Domingo 10h às 12h – aula teórica e prática 14h às 16h – oficinas 18h30min – espetáculo.

7 O Público Semearte 2006 Semeando a arte
   O Semearte é um projeto que atende às necessidades das instituições carentes de acessos ao conhecimento, valorização e construção da arte, em específico da dança, bem como de toda a sociedade gaúcha, como uma forma alternativa de ensino para o seu desenvolvimento auto-sustentável. Instituições de ensino: Escolas Professores Alunos Pais Comunidade  Sociedade gaúcha: Poder Público/Governo/Instituições Empresários Entidades/Associações Profissionais liberais Empregados Demais cidadãos

8 Apoio ao projeto Semearte 2006 Semeando a arte
O projeto Semearte conta com três fontes de apoio para o seu acontecimento. São elas: As Prefeituras Municipais, através das Secretaria de Educação de Lajeado, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre, oferecendo um local público de fácil acesso aos alunos, professores e comunidade para a realização das aulas teóricas e apresentação dos espetáculos. As Secretarias Municipais de Educação, através dos departamentos de ensino fundamental de Lajeado, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre, indicando as cinco escolas para a seleção dos alunos e realização das oficinas. A Lei de Incentivo a Cultura para a captação de patrocínio.

9 Retorno Institucional*
Semearte Semeando a arte Divulgação no nome dos apoiadores e patrocinadores através de: ASSESSORIA DE IMPRENSA MÍDIA IMPRESSA ZERO HORA O PIONEIRO JORNAL NH Cartazes, Folderes Banners, MATERIAL PROMOCIONAL Programas Convites, Certificados, Camisetas NO EVENTO Telão, Espaço VIP * Faz parte do planejamento de mídia do projeto, sendo este flexível quanto a mudança dos veículos de comunicação.

10 Semearte 2006 Semeando a arte
Idealizadores do projeto Semearte Semeando a arte Maria Angélica Andreoli de Souza Professora, coreógrafa, Diretora da Academia Adágio de Cachoeirinha, desde Coordenadora do grupo de dança “Kdance”, desde Profissional de educação física, com pós em ginástica rítmica e dança e estudos sobre o folclore gaúcho. Realizações • 14 projetos organizados e ministrados, entre eles: Projeto Dança é Saúde e Solidariedade 2003 – Oficinas de dança com grupos da França e República Tcheca, na 1º Mostra Internacional de Danças Folclóricas 2002 – Projeto Cultura e Corpo, com apoio do Ministério da Cultura 2002 – Projeto Semeando a arte, com apoio da Prefeitura de Cachoeirinha 2002 – Curso: Dança Criativa • 19 Espetáculos montados, sendo entre eles os recentes: 2004 – Os sete bastões, Fiergs - Porto Alegre 2003 – A vida dança, Auditório do Senai - Porto Alegre 2002 – Sonhos, Auditório do Senai - Porto Alegre • 29 oficinas organizadas e ministradas, entre elas: 2004: – Balé clássico infantil004 – Dança de salão 2003: – Body Balance – Percussão – Balé Clássico infantil, interm. e avan Alongamento 2002: – Jazz intermediário – Street Salsa • 80 apresentações comunitárias em diversas cidades do RS, destacando-se: 2004:- Inauguração Biblioteca Comunitária da Granja Esperança II Festa da Sapatilha, promoção Academia Adágio 2003:– I Festa da Sapatilha, promoção Academia Adágio º Mostra Internacional de Danças Folclóricas 2002: – Auto da Casa do Leite, promoção SMCDL Centro Estético e Holístico, promoção restaurante Palace 2002 – Jogos intercolegiais, promoção pré-vestibular Mauá 2002 – Mc Dia Feliz – Mc Donald´s 2002 – Projeto Adote um Atleta 2002 – Projeto Cultura na Lona 2002 – Projeto Semeando a arte 2002 – Projeto Festa ao ar livre – 36 anos de Cachoeirinha Continua ...

11 Semearte 2006 Semeando a arte
Idealizadores do projeto Semearte Semeando a arte O Grupo “Kdance”: Formado desde 1993 por 50 bailarinos e coordenado pela coreógrafa Maria Angélica A. de Souza, o grupo dedica-se a danças criativas, jazz, balé clássico e moderno. Atuações recentes: 2004 – II Festa da Sapatilha 2004 – participação especial no projeto Dança é Saúde e Solidariedade 2004 – Festival de Danças, em Bento Gonçalves, com premiação de 2º lugar: melhor grupo de jazz 2003 – Festival de Dança do Mercosul, Bento Gonçalves, troféu destaque categoria juvenil 2003 – Oficina com grupos de danças da França e da República Tchecoslováquia 2003 – Festival Bento em Dança 2003 – I Festa da Sapatilha 2002 – Auto da Casa do Leite, promoção SMCDL Centro Estético e Holístico, promoção restaurante Palace 2002 – Encerramento do Projeto Adote um atleta Encerramento do projeto Semeando a arte 2002 – Lançamento do projeto Cultura e Corpo Alexandre da Costa Martins Produtor cultural que atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de eventos culturais. Além da experiência acumulada em produção de shows para feiras, exposições, prefeituras e particulares. Realizações recentes: Festival Estadual 1º Lampião Dourado da Canção ª Alto-Fest, Festa da integração ítalo-germânica 2004 – CD Comemorativo aos 90 anos da Banda Santa Cecília XVII Ronda Crioula e II Rondinha de Cachoeirinha  º Rodeio Internacional e 3º Rodeio Nacional de Porto Alegre 2003 – Palcos Gaúchos 2003 – Arlequim: servidor de dois patrões 2003 – Tradição e folclore em Cachoeirinha 2002 – 15ª Feira do Livro de Lajeado 2002 – Festival de Música Universitária de Porto Alegre 2002 – 10º Festival de Música Nacional – Canto da Lagoa 2002 – 10ª Festa Nacional da Vindima de Flores da Cunha

12 Semearte 2006 Semeando a arte
Contato Isabel Ferlini (51) ou Semearte Semeando a arte


Carregar ppt "O Projeto Semearte 2006 Semeando a arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google