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Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil

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Apresentação em tema: "Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O Papel Da Avaliação Formativa Alternativa Na Concepção e Desenvolvimento Curriculares
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil 18 de Novembro de 2005 Domingos Fernandes Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

2 O Papel Da Avaliação Formativa Alternativa Na Concepção e Desenvolvimento Curriculares
1. Considerações Gerais 2. Desafios Da Educação Escolar 3. Concepções De Avaliação 4. Avaliação Formativa Alternativa 5. A Questão Das Práticas Nas Salas De Aula 6. Considerações Finais

3 Desafios Da Educação Escolar
Aprendizagens Currículo Desafios Da Educação Escolar Avaliação Ensino Organização

4 Desafios Da Educação Escolar
Ao Nível Da Organização e Funcionamento Das Escolas Ao Nível Do Desenvolvimento Curricular E Da Avaliação Ao Nível Das Aprendizagens

5 Desafios Da Educação Escolar
Ao Nível Do Desenvolvimento Curricular E Da Avaliação 1. O Currículo Como Meio Para O Desenvolvimento De Projectos, De Experiências, De Investigações. 2. A Relevância Da Escrita, Da Comunicação, Da Integra_ ção E Mobilização De Conhecimentos, Da Selecção E Partilha De Informação. 3. O Desenvolvimento De Processos Complexos De Pensamento Em Múltiplos Contextos. 4. O Desenvolvimento Dos Ideias Democráticos E Da Par_ ticipação Crítica E Activa Na Vida Das Sociedades.

6 Desafios Da Educação Escolar
Ao Nível Do Desenvolvimento Curricular E Da Avaliação 5. O Currículo Como Questão Moral E Ética. 6. A Integração Ensino-Aprendizagem-Avaliação. A Avaliação Formativa No Cerne De Um Currículo Orientado Para Regular E Melhorar As Aprendizagens. A Articulação Da Avaliação Formativa Com A Avalia- ção Sumativa Interna e Externa.

7 Desafios Da Educação Escolar
Ao Nível Das Aprendizagens 1. Todos Os Alunos Podem Aprender. 2. Um Currículo Centrado Nas Aprendizagens. 3. A Selecção Das Tarefas De Aprendizagem. 4. Aprender Para Compreender.

8 Desafios Da Educação Escolar
Ao Nível Das Aprendizagens 5. Atenção A Processos E A Produtos De Aprendizagem. 6. Os Alunos Não Aprendem Todos Da Mesma Forma. 7. Os Alunos Como Participantes Activos Nos Processos De Construção Das Suas Aprendizagens. As Aprendizagens, Como Construções Sociais, São Muito Determinadas Social E Culturalmente.

9 Desafios Da Educação Escolar
CONTEÚDOS APRENDIZAGENS PROCESSOS De pensamento De comunicação De selecção De aprendizagem De resolução de problemas De decisão De trabalho de grupo

10 Desafios Da Educação Escolar
COGNITIVA INTELIGÊNCIAS EMOCIONAL INTERPESSOAL LÓGICO-MATEMÁTICA ESPACIAL/VISUAL MUSICAL VERBAL/LINGUÍSTICA MORAL

11 Desafios Da Educação Escolar
Ensino de Élites Homogéneas Ensino Uniforme Ensino Transmissivo Ensino Expositivo, Centrado no Professor Ensino de Massas Heterogéneas Ensino Diferenciado Ensino Interactivo Ensino Centrado no Aluno

12 Desafios Da Educação Escolar
A EDUCAÇÃO ESCOLAR TEM DE ASSEGURAR NOVAS APRENDIZAGENS, EMERGINDO A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO CONSISTENTE COM OS DESAFIOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA.

13 Concepções de Avaliação
1. A Avaliação Como Medida 2. A Avaliação Como Descrição 3. A Avaliação Como Juízo de Valor 4. A Avaliação Como Construção Social

14 Concepções de Avaliação
1. A Avaliação Como Medida Classificar, Seleccionar, Certificar Conhecimentos Participação Dos Alunos Contextualização Quantificação, Objectividade, Neutralidade Referência Normativa

15 Concepções de Avaliação
2. A Avaliação Como Descrição Definição De Objectivos Verificação Descrição Avaliar Não É Medir Alguma Função Reguladora Currículo

16 Concepções de Avaliação
3. A Avaliação Como Juízo De Valor Decisões Para A Regulação Resultados E Processos Participantes Contextualização Critérios Para Apreciar Mérito e Valor

17 Concepções de Avaliação
Limitações Das Três Concepções De Avaliação Analisadas Pontos De Vista Dos Professores São Exclusivos Dificuldade Em Lidar Com Diferenças Culturais Pouco Diversificada Excessiva Dependência do Positivismo

18 Concepções de Avaliação
4. A Avaliação Como Construção Social Professores Partilham Poder De Avaliar Integração Ensino/Aprendizagem/Avaliação Predominância Da Avaliação Formativa Para Regular Relevância Do Feedback Avaliar Para Apoiar O Desenvolvimento Das Pessoas Ênfase Nos Métodos Qualitativos Relevância Dos Contextos, Da Participação, Da Nego_ ciação E Dos Processos Cognitivos E Sociais Na Aula.

19 Avaliação Formativa Alternativa
Avaliação Alternativa Relevância Dos Contextos, Da Participação, Da Negociação E Processos Cognitivos E Sociais Na Aula. Influências Cognitivistas, Construtivistas, da Psicologia Social E Das Teorias Socioculturais e Sociocognitivas. Contextualizada. Centrada Na Regulação E Melhoria das Aprendizagens. Integrada No Ensino E Na Aprendizagem. Participada E Transparente.

20 Avaliação Formativa Alternativa
Contextualizada Avaliação Reguladora Avaliação Formadora Avaliação Autêntica Avaliação Educativa

21 Avaliação Formativa Alternativa
Avaliação Formativa de Inspiração Behaviorista AS AF Unidade ou Domínio do Currículo Avaliação Formativa de Regulação Retroactiva. Concepção Restrita. Focada nos resultados e na verificação da consecu_ ção de objectivos. Dificuldades detectadas após o ensino.

22 Avaliação Formativa Alternativa
Avaliação Formativa de Inspiração Cognitivista AS AF AF AF AF AF AF Unidade ou Domínio do Currículo Avaliação Formativa de Regulação Interactiva. Concepção ampla. Focada nos processos cognitivos e nos procedimentos. Dificuldades detectadas durante o ensino.

23 Avaliação Formativa Alternativa
AVALIAÇÃO DE VONTADE FORMATIVA AVALIAÇÃO FORMATIVA ALTERNATIVA… À AVALIAÇÃO FORMATIVA BEHAVIORISTA

24 Avaliação Formativa Alternativa
ARTICULA Visão que destaca processos cognitivos internos aos alunos Metacognição Auto-Regulação Auto-Controlo Auto-Avaliação Visão que destaca o currículo, as tarefas e o Feedback Mais destaque ao papel do professor que deve proporcionar feedback de elevada qualidade

25 Avaliação Formativa Alternativa
Autores Francófonos Autores Anglo-Saxónicos Perspectivas Sociocognitivas Destacam o papel dos alunos na regulação das aprendizagens Perspectivas Socioculturais Destacam o papel dos professores na selecção de tarefas

26 Avaliação Formativa Alternativa
Algumas Questões Para Discussão Ou Reflexão 1. A Avaliação é uma questão técnica? 2. Qual a natureza de uma avaliação realmente formativa? 3. Como articular a avaliação formativa com a sumativa? 4. Como integrar a avaliação no ensino/aprendizagem? 5. A avaliação é de natureza subjectiva ou objectiva?

27 A Questão Das Práticas Nas Salas De Aula
Integração Ensino-Aprendizagem-Avaliação Ensino Feedback Avaliação Aprendizagem

28 A Questão Das Práticas Nas Salas De Aula
Selecção deTarefas C u r r í c u l o Domínio A Domínio B Domínio C Domínio D T1 T2 T3 T4 Tarefas Estruturantes De Cada Domínio Ensino/Aprendizagem/Avaliação Através De Cada Uma Das Tarefas

29 A Questão Das Práticas Nas Salas De Aula
Triangulação Estratégias, Instrumentos Intervenientes Espaços e Tempos Transparência

30 A Questão Das Práticas Nas Salas De Aula
Papel e Natureza do Feedback Estratégias de Avaliação Formativa Alternativa Portfolio Tarefas Investigativas Relatórios de Natureza Diversa Reacções Críticas, Comentários …………


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