A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Q UÍMICA E O B ATOM. O batom é um cosmético usado para colorir e realçar a boca. É apresentado em várias cores, versões com brilho ou sem brilho, como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Q UÍMICA E O B ATOM. O batom é um cosmético usado para colorir e realçar a boca. É apresentado em várias cores, versões com brilho ou sem brilho, como."— Transcrição da apresentação:

1 A Q UÍMICA E O B ATOM

2 O batom é um cosmético usado para colorir e realçar a boca. É apresentado em várias cores, versões com brilho ou sem brilho, como os cintilantes, opacos, hidratantes ou gloss, a fim de atender aos mais diversos gostos.

3 H ISTÓRIA Desde sempre, na história da humanidade, como um instrumento de poder, sedução e manipulação, ele foi muito perseguido, ou melhor, quem usava era reprimida pelas leis.

4 H ISTÓRIA O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. A rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, prova que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós. Os primeiros pigmentos vermelhos de óxido de ferro, foram encontrados em túmulos antigos egípcios há cerca de anos A.C (antes de Cristo).

5 Ó XIDO DE FERRO – PIGMENTOS ANTIGUIDADE Fe 2 O 3 –Óxido de Ferro III : Cor avermelhada Fe 3 O 4 – Óxido de Ferro IV : Cor mais escura, preto FeO –Óxido de Ferro II : Cor laranja

6 A VANÇO DA Q UÍMICA E DO B ATOM As coisas começaram a melhorar em 1921, quando o batom ganhou o formato atual de bala e estojo, e começou a ser comercializado em Paris. Com o avanço da química e da ciência a indústria do batom e dos cosméticos se desenvolveu cada vez mais, e a cada dia surgem novos produtos para atender o mais variado público.

7 A indústria de cosméticos está sempre em busca de melhores produtos e a composição dos batons varia de acordo com a marca; no entanto, eles têm ingredientes em comum: Cera Óleo Pigmentos Fragrância Álcool Conservantes e antioxidantes

8 A S C ERAS As ceras comumente incorporadas às formulações dos batons são as de abelha branca, candelilla, carnaúba, ozoquerita, lanolina, ceresina e ceras sintéticas. Obtida da lã de ovelha. Ésteres de ácido graxo. Ação emoliente. L ANOLINA ANIDRA

9 Ó LEOS OU M ANTEIGA DE C ACAU Óleo e cera compõem, geralmente, mais da metade do peso total do batom. PIGMENTOS São usados vários tipos de corantes nos batons e todos devem obedecer a critérios rígidos de segurança devido a inevitável ingestão do produto pela usuária.

10 Os chamados batons de longa duração é obtido pelo uso de bromoácidos. Eosina: A eosina, C 20 H 6 Br 4 Na 2 O 5, também conhecida como D£C Orange nº21, é um composto laranja insolúvel que se transforma um sal intensamente vermelho em meio a pH » 4.

11 Fragrância - utilizada em pequenas quantidades para suprimir o cheiro dos outros ingredientes, assim o batom fica com um aroma agradável. Álcool - utilizado como solvente para misturar os demais ingredientes. R - OH Álcool cetílico: primário linear com 16 carbonos.

12 Conservantes e antioxidantes - adicionados para evitar a degradação das ceras e óleos que o compõem, aumentando sua vida útil. PROPILPARABENO C 10 H 12 O 3 180,20 Éster propílico do ácido 4- hidroxibenzóico BHT O di-terc-butil metil fenol(Butylated hydroxytoluene BHT) é um composto orgânico lipossolúvel e antioxidante. Retardando a oxidação e mantendo as características do material a proteger.

13 Um batom elaborado para permanecer nos lábios por um período de tempo prolongado é composto por altas concentrações de cera, baixas de óleo e alta de pigmento. Por outro lado, um produto elaborado para dar uma sensação suave e cremosa nos lábios é composto por baixo conteúdo de cera e altas concentrações de óleo.

14 Os batons de 12 horas contêm menos óleo que os demais, já que é o óleo que causa os temidos borrões. Alguns batons de 12 horas contêm pesado volume de bromoácidos com pigmentos fortes, acoplados a ingredientes hidratantes.

15 GLOSS OU BRLHO LABIAL O ingrediente vital na fórmula do Gloss é a Vitamina E( Acetato de tocoferol), que evita a formação de radicais- livres e a rancificação da gordura natural da pele. A seguir entram os filtros solares e as manteigas e óleos vegetais, também importantes, já que as bases usam polímeros minerais altamente lubrificantes e emolientes.


Carregar ppt "A Q UÍMICA E O B ATOM. O batom é um cosmético usado para colorir e realçar a boca. É apresentado em várias cores, versões com brilho ou sem brilho, como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google