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ESTUDO DO MERCADO MEXICANO

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Apresentação em tema: "ESTUDO DO MERCADO MEXICANO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DO MERCADO MEXICANO

2 PRINCIPAIS CIDADES

3 INFORMAÇÕES GERAIS Nome oficial => Estados Unidos Mexicanos
Capital => Cidade do México Principais cidades: Cidade do México, Monterrey, Guadalajara, León, Puebla, Toluca, Juarez, Chihuahua, Tijuana, Mérida, Tapachula, Veracruz e Acapulco. População => 103,4 milhões (Set/2002) Eurameríndios: 60%; Ameríndios: 30%; europeus ibéricos 9% e Outros: 1%. Idioma => Espanhol (oficial) e línguas regionais (principal: náhuatl). Moeda => Novo Peso Mexicano. US$ 1,00 = $ 11,50 Composição por setor (2001) = > agricultura:5% indústria: 26% serviços:69% Comércio Exterior (2001) : Exportações (Fob) US$ 159 bilhões Importações (Fob) US$ 168 bilhões .

4 INFORMAÇÕES GERAIS 2º produtor continental de calçados.
Produção variada de tipos de calçados. Exporta principalmente para os EUA mas para evitar dependência, procura identificar outras opções no mercado.

5 PRÁTICAS COMERCIAIS HORÁRIOS
Horário de trabalho nos escritórios => 9:00 às 18:00 h Horário de intervalo => entre 13:00 e 15:00 h Repartições Públicas (horário de funcionamento) => 9:00 às 14:30 h NEGOCIAÇÕES IDIOMA => Espanhol, Inglês (o português não deve ser usado para evitar problemas na interpretação) TRATAMENTO => Chama-se as pessoas pelo título (na ausência de algum:Sr Srª.) Nomes pessoais usados se houver maior intimidade. REUNIÕES => Podem ocorrer no café da manhã ou no almoço. Espera-se pontualidade dos estrangeiras.Se for feito um convite para almoço, faça-o para o restaurante de seu hotel, de outra maneira não lhe permitirão pagar a conta.

6 RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
PRÁTICAS COMERCIAIS RELACIONAMENTO COM O CLIENTE No México as relações se estabelecem ao longo do tempo, assim as amizades são vitais para os negócios. Expressões como, “talvez”, “poderemos ver”, “vamos ver”, devem ser evitadas pois significam um NÃO. No final de uma negociação deve ser firmado um contrato formal. ETIQUETA O mexicano tem uma maneira amigável de se expressar com o contato físico, como tocar o ombro ou o braço enquanto conversam. Não se afaste, isto é um insulto.

7 TRANSPORTES PRINCIPAIS PORTOS PRINCIPAIS AEROPORTOS

8 CADEIA CALÇADISTA NO MEXICO
CONSUMO PER CAPITA: 2,3 pares/ano CONCENTRAÇÃO DA IND.CALÇADISTA: Guanajuato, Jalisco, Distrito Federal e Estado do México FORMAÇÃO DA CADEIA INDUSTRIAL: micro empresas (75%), pequenas empresas (pouco mais de 20%), médias (2,7%) e grandes, apenas 1,4%

9 CADEIA CALÇADISTA NO MEXICO

10 RECOMENDAÇÕES AOS PRODUTORES BRASILEIROS
PONTOS FORTES O México é o segundo mercado da América Latina de máquinas e componentes para couro e calçados Parque industrial concentrado, formando clusters em León, Guadalajara e Cidade do México (a exemplo de Novo Hamburgo e Franca) Excelente posicionamento logístico no NAFTA Empresariado e povo, em geral, bastante receptivo aos brasileiros; Presença de técnicos brasileiros assessorando empresas mexicanas em gestão tecnológica Abertura para joint-ventures e alianças com produtores de componentes brasileiros, já acontecendo Estrutura produtiva diversificada (calçados de todos os tipos, inclusive de segurança), o que atenua as variações conjunturais nos mercados interno e externo.

11 RECOMENDAÇÕES AOS PRODUTORES BRASILEIROS
PONTOS FRACOS Serviços de entrega deficientes O México não possui serviço de cadastro de informações de crédito, a exemplo do que existe no Brasil Modelagem ineficiente e lentidão no desenvolvimento de modelos Pouco conhecimento no manejo de equipamentos CAD As ameaças que recaem sobre componentes são as advindas da concorrência - fornecedores asiáticos, especialmente chineses e, do número de acordos que o México fez (União Européia, Bolívia, Nafta, etc), enquanto que com o Brasil, não há nenhum acordo celebrado. OPORTUNIDADES Desenvolvimento de pacotes de prestação de serviço que incluam, junto com a venda do produto físico, assessoria técnica De venda de produtos substitutos ao couro, como laminados plásticos para cabedal e forros Fornecimento de materiais sintéticos para cabedais, com texturas de moda.

12 RECOMENDAÇÕES AOS PRODUTORES BRASILEIROS
LOGÍSTICA Tratando-se de componentes, a logística de produtos no México apresenta boa estrutura de aduanas, armazéns e serviços. Existe uma grande quantidade de armazéns alfandegários, nos quais as mercadorias ficam estocadas e fracionadas, sendo o pagamento dos impostos feitos de acordo com a sua liberação. Os custos imediatos referentes aos depósitos aduaneiros são fretes internos e despesas alfandegárias. O seguro é necessário sempre, do porto brasileiro até o armazém mexicano. O custo de um depósito aduaneiro situa-se na faixa de 300 a 400 dólares mensais. FEIRAS A feira de Guadalajara – ANPIC GUADALAJARA atinge um nicho de mercado mais voltado à moda, principalmente, por haver uma concentração na produção de calçados femininos. Ocorre geralmente no mês de JULHO. ANPIC LEON, é hoje, uma das mais importantes no segmento de máquinas e componentes para couro, calçados e artefatos. A feira de León possui um dos mais modernos centros de exposição, reunindo em torno de expositores oriundos de todos os países das Américas, Europa e Ásia. Ocorre geralmente no mês de FEVEREIRO.


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