A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Renato Menezes. Jornalismo Publicidade e Propaganda Relações Públicas Marketing.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Renato Menezes. Jornalismo Publicidade e Propaganda Relações Públicas Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Renato Menezes

2 Jornalismo Publicidade e Propaganda Relações Públicas Marketing

3

4 As áreas utilizam ferramentas em comum Veículos de comunicação também possuem planejamento de marketing, campanhas publicitárias e desenvolvem produtos Quem é o público-alvo? Qual é o produto?

5

6 Atividade profissional que envolve o trabalho com notícias e divulgação de informações Atividade da área da comunicação

7 Conjunto dos veículos de comunicação voltados à prática do jornalismo Jornalismo e Imprensa não são sinônimos.

8

9 Saiu na mídia Quarto poder (?) Agenda setting

10 Comoção Indignação Revelação (furo) Interesse específico (esporte, ciência, etc)

11 Caso Isabela Nardoni Caso Eloá e Nayara Lei seca Gripe suína Caso João Hélio

12 Políticas Econômicas Sociais

13

14

15 Aumento de 500% nas vendas

16

17 São meios de comunicação Canal dentro do processo de comunicação O termo é reduzido ao contexto social

18 Jornalismo utiliza meios Organiza-se em veículos Logo: Meio não é veículo

19 Impressos: jornais, revistas, folhetos, etc. Rádio TV Internet

20 Web Rádio TV WEB Serviços de informação por celulares

21 RelevânciaGeografiaAtualidade

22 Lei de imprensa: foi derrubada pelo STF em 30 de abril de Também em 2009 cai a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

23 Direito ao acesso da informação (Art. 1º) Divulgação de informações corretas (Art 2º) Compromisso com a verdade (Art. 7º) Proteger a identidade da fonte (Art. 8º)

24 Reportagem Fotojornalismo Assessoria de comunicação Docência

25 Faz parte de um plano de comunicação Trabalha dentro de um planejamento de marketing

26 É uma ferramenta do Marketing para tratar de questões referentes à empresa junto aos públicos interno e externo, divulgando serviços, produtos, eventos e esclarecendo possíveis situações adversas, com objetivo de preservar a imagem institucional.

27 Comunicação externa Comunicação interna Zelar pela imagem da empresa

28 Assessoria de Imprensa Relações Públicas

29 Administrar a produção jornalística: Contato com a imprensa, Redação de releases, Produção de informativos interno para diversas mídias

30 Informativos Programas de Rádio e TV Releases Mailing list Check list Clipping

31 TV Rádio Meios impressos Internet

32 Eventos a serem realizados e ações a serem implantadas; Esclarecimentos; Editorial da empresa.

33 Ética Bom relacionamento com a Imprensa

34 O trabalho de relações públicas visa promover o diálogo real e desenvolver um clima de boa vontade junto aos públicos interno e externo, em relação aos assessorados, produtos, serviços, filosofia, e, ainda, integrando o assessorado na sociedade (FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas)

35 Desenvolvimento de boas relações com os diversos públicos da empresa pela obtenção de publicidade favorável, construção de uma boa imagem corporativa. (Kotler)

36 Promoção de maior integração da instituição na comunidade; Informação e a orientação da opinião pública sobre os objetivos elevados de uma instituição; Solução de problemas institucionais que influem na posição da entidade perante a opinião pública.

37 Divulgação e coordenação de festividades e datas especiais como dia da secretária, casamentos, aniversários e etc. Divulgação e coordenação de atividades de cunho social e esportivo ou cultural. Participação da organização em eventos.

38 AI – atuação junto à imprensa e produção de todo e qualquer material jornalístico. RP – Identifica problemas, apresenta soluções para melhorar o relacionamento da empresa com os vários públicos.

39 As atividades de Relações Públicas e de Assessoria de Imprensa devem trabalhar em harmonia, de maneira conjunta. As atividades devem estar integradas com o Departamento de Marketing, para atender às estratégias de divulgação da marca, dos produtos, serviços e para fortalecer a imagem da empresa em questão.

40 Prof. Renato Menezes (14)

41 Dependendo de interesses escusos, a forma de transmitir uma determinada notícia pode nos induzir a erros de interpretação. Debate Collor e Lula. Caso Ana Carolina – Família Nardoni Eloá e Nayara – despreparo da polícia / Swat Uma mesma notícia pode transformar culpados em inocentes e vice e versa.

42 Uma personalidade nacional se vê envolvida num escândalo com uma menor de idade. A mídia divulga o fato de acordo com registros policiais ou flagrantes de um determinado veículo.

43 O empresário Sandro, proprietário da Rede de Comunicação Drosan, de Rádio e TV, foi flagrado saindo do Motel Zargo com uma garota de 16 anos. Divorciado e conhecido por freqüentar e apoiar festas e eventos jovens, ele é sempre visto ao lado de belas garotas que o acham muito simpático, atraente e de bom papo. Segundo informações de amigas da adolescente, diversas garotas, atraídas por ele, já tiveram alguns momentos calientes ao lado do empresário, que banca todas as despesas e ainda dá belas gorjetas às acompanhantes. O caso está sendo investigado pela PF, uma vez que ele exerce forte influência sobre a Polícia Militar. Se comprovada a sedução da menor, Sandro poderá pegar de 3 a 8 anos de reclusão. A garota, de família tradicional de São Paulo, foi uma das finalistas do concurso que elegeu a Miss do Campeonato Brasileiro de Futebol, promovido pela Agência Leivor.

44 O empresário Sandro, proprietário da Rede de Comunicação Drosan, de Rádio e TV, um dos maiores apoiadores de projetos sociais que tiram menores infratores das ruas, foi alvo de uma cilada cujo objetivo foi o de denegrir sua imagem e chantageá-lo, em troca de jóias e dinheiro. A pivô da história é uma garota de programa, famosa por ter em sua lista de clientes renomados empresários e jogadores famosos. Apesar de menor de idade, de acordo com alguns de seus clientes, a garota aparenta ter entre 22 e 25 anos e chama a atenção por circular pelas noites paulistanas com roupas extremamente sexys, que revelam seu belíssimo corpo. Segundo informações ainda não confirmadas pela PM, o empresário foi visto saindo do Motel Zargo com a garota. De acordo com seu advogado, Sandro é divorciado e não esconde que freqüenta diversos eventos da badalada noite paulistana, onde é visto rodeado de belas mulheres. A polêmica maior é que o caso está sendo investigado pela Polícia Federal, em razão de um boato de que ele exerce forte influência sobre a Polícia Militar.

45 Caso real – Sensacionalismo da Mídia Duas mães - Escola de Base do Bairro Cambuci, em SP. Queixa: filhos de 4 e 5 anos molestados sexualmente. Kombi para orgias num motel, fotografados e filmados. Delegado divulgou o fato à imprensa antecipando a condenação. 10 anos depois declarados inocentes. Linchamento moral: fecharam a escola, funcionários perderam empregos, estresse, depressão, fobias, patologias do coração. Ameaças anônimas. Isolamento da comunidade. A mídia divulgou a falsa denúncia sem nenhuma prova. Monstros da escola, escola de horrores, Kombi motel na escolinha do sexo. Aqui Agora, do SBT, pediu pena de morte aos acusados. Comprovada a inocência dos acusados, imprensa se calou, não assumiu erro. Delegado despreparado. Fenômenos psíquicos das falsas lembranças produzidas por crianças em conflito. Histeria coletiva. Depoimento vago e fantasioso das crianças e mães. A massa manobrada - impulsos irracionais - pega ladrão, mata, esfola.


Carregar ppt "Prof. Renato Menezes. Jornalismo Publicidade e Propaganda Relações Públicas Marketing."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google