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Administração da Comunicação Processo pelo qual idéias e valores são transmitidos entre indivíduos e organizações. O que é comunicação ?

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Apresentação em tema: "Administração da Comunicação Processo pelo qual idéias e valores são transmitidos entre indivíduos e organizações. O que é comunicação ?"— Transcrição da apresentação:

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2 Administração da Comunicação Processo pelo qual idéias e valores são transmitidos entre indivíduos e organizações. O que é comunicação ?

3 Administração da Comunicação Quais os objetivos da comunicação em marketing ? Informar Informar Persuadir Persuadir Antecipar Antecipar Relembrar Relembrar

4 Administração da Comunicação Mix de Comunicação: A combinação de todas alternativas de comunicação, (propaganda; promoção de vendas; relações públicas e venda pessoal ), utilizadas pela organização para atingir seu objetivos

5 Administração da Comunicação Mix de Comunicação: Propaganda: Qualquer forma impessoal, paga de promoção de idéias bens ou serviços por patrocinador identificado. Caracteriza-se fundamentalmente pelo esforço de comunicar um “Conceito”, associado a uma “Marca”.

6 Publicidade - publicação de matéria jornalística de interesse de uma empresa, pessoa, organização etc. por veículo de comunicação.[Nesta acepç. a publicidade não é paga]. Publicidade - publicação de matéria jornalística de interesse de uma empresa, pessoa, organização etc. por veículo de comunicação.[Nesta acepç. a publicidade não é paga]. Propaganda – [do latim propaganda, do gerundivo de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’]. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. Propaganda – [do latim propaganda, do gerundivo de propagare, ‘coisas que devem ser propagadas’]. Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. Fonte: Novo Aurélio Século XXI Publicidade e Propaganda

7 Publicidade – tornar público. Não paga. Publicidade – tornar público. Não paga. Propaganda – arte e técnica de planejar, conceber, criar, executar e veicular mensagens de propaganda. Difusão de mensagem de caráter informativo e persuasivo, por parte de anunciante identificado, mediante compra de espaço em TV, jornal, revista etc. Paga. Propaganda – arte e técnica de planejar, conceber, criar, executar e veicular mensagens de propaganda. Difusão de mensagem de caráter informativo e persuasivo, por parte de anunciante identificado, mediante compra de espaço em TV, jornal, revista etc. Paga. Fonte: Novo Aurélio Século XXI

8 Propaganda

9 Publicidade

10 Administração da Comunicação Mix de Comunicação: Promoção de Vendas: Incentivos de curto prazo com objetivo de incentivar vendas de produtos/serviços. Esforço específico de promoção com objetivos claros de incentivo a vendas através da oferta de condições especiais ou vantagens como sorteios, brindes, descontos, venda conjunta, amostras, etc.

11 Administração da Comunicação Mix de Comunicação: Relações Publicas: Desenvolvimento de boas relações com os diferentes públicos (interno e externo), visando obtenção de publicidade e boa imagem para organização. Pode basear-se em relações institucionais (publico em geral), comunitárias, com os poderes públicos, com o meio financeiro, de crise (momentos que podem comprometer a imagem da empresa)

12 Administração da Comunicação Mix de Comunicação: Venda Pessoal: Apresentação oral e pessoal com um ou mais compradores, com objetivo de venda. É a forma de comunicação persuasiva e interativa realizada por contato pessoal, dirigida e personalizada, visando eliminar as objeções da compra, porém de alto custo.

13 Administração da Comunicação Mix de Comunicação: EMPRESAEMPRESA Propaganda Promoção Rel. Publica V. Pessoal DISTRIBUIDORDISTRIBUIDOR Propaganda Promoção Rel. Publica V. Pessoal CONSUMIDORESCONSUMIDORES BO CA a BO CA PUBLICOSPUBLICOS

14 Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing anos 90 Crescimento da competição/concorrência Crescimento da competição/concorrência Economias voláteis Economias voláteis Desenvolvimento da tecnologia Desenvolvimento da tecnologia Consumidores com tempo limitado Consumidores com tempo limitado Opções de mercado ampliadas Opções de mercado ampliadas Empresas se readaptando “downsizing” Empresas se readaptando “downsizing”

15 Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing : “Processo unificado, coordenado de desenvolvimento e implementação das diversas formas de comunicação persuasiva com o mercado, visando falar com uma única voz”.

16 Administração da Comunicação Comunicação Integrada em Marketing : Afeta o comportamento do cliente Afeta o comportamento do cliente Utiliza todas as formas de contato Utiliza todas as formas de contato Inicia com os clientes Inicia com os clientes Sinergia Sinergia Relacionamento Relacionamento

17 Administração da Comunicação Processo de Comunicação: Elementos do processo interpessoal Emissor: a empresaReceptor: consumidores Mensagens Mídias ?

18 Administração da Comunicação Processo de Comunicação: Emissor:Receptor:Mensagens codifica decodifica Mídias

19 Emissor:Receptor:Mensagens codifica decodifica Mídias Administração da Comunicação Processo de Comunicação: Respostas/feedback

20 Emissor:Receptor:Mensagens codifica decodifica Mídias Respostas/feedback Administração da Comunicação Processo de Comunicação: ruídos

21 Emissor:Receptor:Mensagens codifica decodifica Mídias Respostas/feedback ruídos Campo conhecimento receptor Campo conhecimento emissor Processo de Comunicação:

22 Administração da Comunicação Processo de Comunicação: Fatores importantes para o modelo O emissor deve saber qual a audiência alcançar e que respostas almeja; O emissor tem que ser capaz de codificar de acordo com a audiência que irá decodifica-la;

23 Administração da Comunicação Processo de Comunicação: Fatores importantes para o modelo O emissor deve utilizar mídias que façam as mensagens chegar ao público alvo; O emissor deve desenvolver canais de resposta/feedback.

24 Administração da Comunicação Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo Influência dos participantes no processo de compra: IniciadorUsuárioInfluenciadorComprador Decisor

25 Administração da Comunicação Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação Estados de aptidão do público alvo CONSCIENCIA PREFERENCIA CONVICÇÃOCOMPRA CONHECIMENTO SIMPATIA

26 Administração da Comunicação Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem principio AIDA “ principio AIDA” Atenção Interesse Desejo Ação

27 Administração da Comunicação Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem 4 - Planejar mídia ( meios ) Pessoal Impessoal

28 Administração da Comunicação Um bom plano de comunicação necessita: 4 - Planejar mídia ( meios ) PessoalImpessoal Fabrica VarejoCliente Estratégia de Empurrar - “ push “ Cliente FabricaVarejo Comunicação Estratégia de Puxar - “pull”

29 Administração da Comunicação Um bom plano de comunicação necessita: 1 - Identificação de público alvo 2 - Determinação clara dos objetivos de comunicação 3 - Planejamento de mensagem 4 - Planejar mídia ( meios ) 5 - Medir o efeito produzido Público recebeu mensagens ? Público comprou o produto ? Público visitou a loja ?

30 Administração da Comunicação Orçamento da comunicação: Diferentes maneiras para definir o quanto gastar Porcentagem sobre as Vendas Paridade Competitiva Disponibilidade de Recursos Objetivo Tarefa

31 Tipos de Comunicação Organizacional Vendedores varejistas aplicadores demonstradores promotores assistente técnico comercial não comercial Amigos vizinhos familiares profissionais pessoalpessoal ImpessoalImpessoal Propaganda mala direta cartazes - painéis Internet Editoriais trabalhos acadêmicos exibições cientificas


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