A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD – Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Carolina Lindbergh.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD – Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Carolina Lindbergh."— Transcrição da apresentação:

1 FTAD – Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Carolina Lindbergh

2 GESTÃO DA INOVAÇÃO FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

3 Temas da Aula de Hoje • Cargo de CIO é um dos mais promissores • Co-criação, Design Thinking, open innovetion. • Entrevista com Jayme Alexandre, da Symnetics. • Entrevista com Luli Radfahrer, professor de comunicação Digital da ECA-USP. • Estratégia do Oceano Azul

4 O que é inovação... Podem ser novos produtos ou serviços...

5 Inovação Tecnológica ProdutosDesempenho e Característica ServiçosSurgimento de novos Métodos Inovadores Reduzindo Custos e Aumentando a produtividade A inovação não se resume ao uso de novas tecnologias nem ao desenvolvimento de novos produtos e processos

6 Inovação é Mudança de Pensar • Em relação com : • As empresas • Os Clientes • A Sociedade • Novos valores • Novos sistemas

7 Cargo da CIO um dos mais promissores até 2020 • Estudo realizado pela Fundação Instituto de administração (FIA) em 2009 apontava o CIO – Chief Innovation Officer- como uma das carreiras mais promissoras até 2020.

8 Ataques aos projetos de inovação 1)Disseminação do medo e da ansiedade 2)Confusão3)Adiamento 4)Tirar credibilidade do apresentador Fonte : Vídeo

9 Como aplicar gestão de mudança para inovação – Comunicação ( o que está mudando? Porque está mudando? Que resultados esperam ?) – Liderança ( A palavra até convence mas o exemplo arrasta) – Capacitação ( competências técnicas) – Processos sistematizado de gestão (qual equipe) – Alinhamento das políticas de desempenho e remuneração variavel.( Os critérios alinhados com o projeto) Fonte : Vídeo

10 Princípios da Inovação 3M • Em 1949, William L. Mcknight como CEO da 3M estabeleceu princípios para formar o “norte” da cultura da inovação da empresa até hoje. São eles: – Delegar responsabilidades – Ter tolerância a erros – Iniciativa – Autonomia

11 Situação normalmente vivida pelas empresas • “ Oferecemos aos nossos clientes produtos de qualidade, a preços acessíveis...” Quão diferente é sua empresa quando Quão diferente é sua empresa quando comparada com os concorrentes ? comparada com os concorrentes ?

12 “Não há nada de extraordinário em se fazer algo corretamente.” Barry Gibbson, ex-CEO,Burguer king

13 Estratégia do Oceano Azul Lógica convencional de se pensar (Estratégia Competitiva) Estratégia do oceano azul A ideia de Competir no mercado Tornar a concorrência irrelevante Aumenta a participação no Mercado Criar novos espaços de mercado Maximizar o valor dos produtos e serviços que uma empresa oferece. Ter a solução total que o cliente procura, mesmo que essa solução transcenda as ofertas tradicionais da sua industria.

14 INOVAÇÃO DE VALOR VALOR PARA O CLIENTE CUSTO INOVAÇÃO DE VALOR

15 Tendências • COCRIAÇÃO Construção com os Stakeholders de plataformas de engajamento baseadas na experiência, que aumentam o valor.

16 COCRIAÇÃO 50 mil usuários Mais de 13 mil estampas Mais de 120 Modelos Nenhum estilista contratado Aderência a demanda do mercado

17 Campanha Pepsico • Campanha Ruffes “Faça-me um sabor” • Criação de um produto personalizado. – 2 milhões de ideias enviadas por consumidores de todo país – 3 Vencedores – Prêmio de R$ 20 mil barras de ouro – Prêmio de 1% sobre todo faturamento líquido gerado pelo novo produto nos primeiros 6 meses.

18 A estratégia da Cocriação Estratégia TradicionalEstratégia Cocriativa Meta Estabelece metas estratégicas prontas e não as modifica de modo significativo Usa metas como ponto de partida e deixa a estratégia como um todo surgir ao longo do tempo Foco Foco nos interesses da companhia: quais são, como maximizá-los em relação a concorrência Foco nos interesses de todas as partes envolvidas e em como ganhar participação em todo o ecossistema

19 A estratégia da Cocriação Estratégia tradicionalEstratégia Cocriativa Valor Criar valor entregando experiências definidas a um grupo selecionado de clientes Criar valor mediante constante melhoria das experiências para todos os envolvidos Vantagem Atingir escala antes da concorrência e realizar movimentos fortes e agressivos, como aquisições e grandes investimentos. Gerar engajamento de acionista e partes envolvidas, por meio da interação e compartilhamento de experiências, elevando produtividade, criatividade e reduzindo custos e riscos.

20 Tendências • Crowdsourcing Utilizar a inteligência e os conhecimentos coletivos espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções.

21 Crowdsourcing • Fiat mio Primeiro carro colaborativo ideias enviadas participantes cadastrados • S-business “ Social commerce” e-commerce + poder redes sociais

22 Tendências • Inovação aberta Empresas passam a utilizar conhecimentos que estão fora de seus departamentos de pesquisa e Desenvolvimento.

23 X Inovação Fechada Inovação aberta X As pessoas competentes trabalham para nós Trabalhamos com pessoas competentes dentro e fora da empresa x Coloca primeiro uma inovação no mercado Construir um modelo de negócio x Criar as melhores ideias na empresas Fazer o melhor uso das ideias internas e externas

24 Design Thinking = pensar de quem trabalha com inovação Forma de pensar analíticoPensamento de Design Thinking Mudanças são introduzidas por fatores externos Mudanças são introduzidas por fatores internos Pensamento linear e dialético (escolhe uma opção quando existem dilemas) Pensamento integrativo ( integra pontos de vista contrários, combina opostos) Decisão para análise e confiabilidade da ideia Decisão pela validade da ideia com equilíbrio entre análise e criatividade/intuição

25 “O incrementalismo é o pior inimigo da inovação” Nicholas Negroponte MIT Media Lab

26 “ A maior dificuldade do mundo não é fazer com que as pessoas aceitem novas ideias mas sim, fazê-las esquecer as velhas” John Maynard Keynas Economista

27 “ Se as pessoas ás vezes não fizessem tolices, nada de inteligente jamais teria sido feito.” Ludwig Wittgenstein

28 “ Se você tem duas pessoas que pensam o mesmo, demita uma delas. Para que você precisa de uma cópia.” Jerry Krause Gerente geral, Chicago Bulls

29 Clientes na direção “ A WEB permite-lhe manter um debate interativo com seus clientes e possíveis clientes...Faça um website onde o debate a respeito da alma da empresa aconteça entre os funcionários, e também entre os clientes. Isto é muito mais forte do que apenas ‘ vou colocar meu catálogo na Internet’, ou ‘vou vender meus produtos na internet’. Watts Wacker, SRI Consulting

30 DIGA NÃO Á COMMODITY A “ commoditização” não dará certo. Isto é INOVE ou MORRA. Crie ondas de desejos Dê Adeus a mesmice das coisas

31 INCENTIVOS A INOVAÇÃO • Pesquisa de Inovação Tecnológica - Pintec, divulgados neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empresas inovadoras subiu de 34,4% no período para 38,6% entre 2006 e 2008, porém apenas 22% delas fizeram uso de algum incentivo público federal no período.

32 Atividade • Escolha um dos temas abaixo e escreva um artigo cientifico de revisão. 1)Fatores que obstruem a atividade de inovação 2)Incentivos a inovação no Brasil/ programas de governo/ Leis. 3)Exemplo de inovações.

33 Entrega: 31/03/12 até às 23:00h ATIVIDADEATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. “LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ SENDO AVALIADA”

34 Dúvidas Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Chat dia 22/03/12 no horário:das 19 às 20:30 h Chat dia 22/03/12 no horário:das 19 às 20:30 h


Carregar ppt "FTAD – Módulo de Planejamento Gestão da Inovação Prof. Carolina Lindbergh."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google