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EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... EJRos Assessoria Técnica Ltda Tornando sua empresa.

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1 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... EJRos Assessoria Técnica Ltda Tornando sua empresa mais competitiva Planejamento Estratégico Uma visão atualizada da ferramenta segundo Michael Porter Considerado o Pai do Planejamento Estratégico... Esteve no Brasil em palestras em Novembro de 2007.

2 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Gestão por Resultados

3 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Binômio Indivisível da Adm: Futuro  Visão do Negócio Ferramenta: Planejamento Estratégico Presente  Missão do Negócio Ferramenta: Sistema de Gestão

4 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Entendendo o Planejamento Estratégico (PE) e Conhecendo seus Fundamentos 1 – Definições e Fundamentos

5 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta...Estratégica Terminologia oriunda da área MILITAR; Em grego antigo, significa A ARTE DO GENERAL ou aquilo que deve ser feito para vencer a batalha; Generais tem a missão de comandar exércitos, isto é, de vencer os desafios utilizando de forma apropriada os recursos disponíveis, conquistando territórios para suas guardiões. TERMOSignificado STRATÓSExército Acampado STRATÉIACampanha Militar STRATEGÉOLiderar como um General STRATEGÓSComandante de Exército STRATEGÍAQualidade e Habilidades de um General Líder Hoje = Estrategista

6 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Definição de Planejamento Estratégico (PE) Onde estamos? Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos. Muitas empresas possuem um PE. O problema e que tudo numa empresa acaba virando estratégia... A Questão atual é? Como criar e implementar uma estratégia bem sucedida?

7 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Modelo Estratégico de Porter Objetivos Estratégicos Expansão Ambiente Empresarial Recursos Empresariais Estratégico s Valores e preferências dos Decisores Expectativas Sociais e Comunitárias Controle e Reavaliação DIVERSIFICAÇÃO Controle e Reavaliação Estratégia Corporativa

8 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Definição de Planejamento Estratégico (PE) A aplicação de um Planejamento Estratégico em uma organização consiste na utilização de um conjunto de conceitos e técnicas que permitem caracterizar seus fundamentos (negócio, missão, visão e princípios), na avaliação de cenários (internos e externos à organização), no levantamento dos fatores críticos de sucesso, no traçado de objetivos e metas de tal forma a ser estabelecido um plano estratégico de ação (projetos), permitido a empresa atingir resultados esperados.

9 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Estrutura do Ciclo de Planejamento Estratégico e a Formulação da Estratégia Competitiva 1. Definição de Negócio 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários 3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos 3b. Análise do Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades 4. Formulação de Objetivos e Metas 5. Definição das Estratégias Empresariais Formulação da Estratégia Competitiva 6. Implantação: Planos de Ação, Projetos e Feedback (BSC) Boas Estratégias dependem de bons objetivos O primeiro grande objetivo de toda organização deveria ser o “retorno sobre o investimento”. O segundo grande objetivo de uma empresa deve ser “Crescimento”, desde que não prejudique o primeiro objetivo.

10 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Fases de um PE 1. Entendimento da Filosofia da Empresa 2. Análise e Síntese das Ações Estratégicas 3. Ação e Controle Definição do Negócio, da Visão, da Missão, dos Princípios; Entendimento das habilidades pessoais necessárias. Estabelecimento dos Cenários, Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo; Formulação de Objetivos e da Estratégia Competitiva; Planos de Ação. Implantação dos Planos de Ação e Projetos; Geração das diretrizes para o processo orçamentário e controle das atividades da empresa; Implantação do Balanced Scorecard. Muitas empresas falham aqui, na hora de implementar e controlar seu PE

11 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta...NegócioMissãoVisãoPrincípiosFCS’s FUDAMENTOS DO PE

12 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Definição de Negócio O Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a empresa se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido. O negócio sempre deve levar em conta, benefícios oferecidos (a solução).

13 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Qual é o Negócio?  Conseqüências práticas:  Preço  Embalagem  Localização  Atendimento  Horário de Funcionamento •SUCESSO ! Kopenhagen 1928 Visão Míope > Chocolate Visão Estratégica > Presentes

14 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Exemplos de Definições de Negócios  Nike  Mont Blanc  Fedex  BMW  Harley-Davidson  C&A  Fuji  Amil  Revista Exame  Marcopolo  GM  Honda  Revlon  Avon  Ferrovias Americanas •Atitude •Prazer de Escrever •Paz de Espírito •Prazer de Dirigir •Estilo de Vida •Moda •Imagens e Informação •Saúde •Idéias •Soluções e Serviços Para Transporte Coletivo •Pessoas em movimento •Transporte •Beleza e Esperança •Beleza •Transporte

15 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Definição de Missão A Missão da empresa define o propósito, a razão de sua existência e como deve ser seu posicionamento perante o negócio definido. É aplicada para caracterizar quem é a empresa e para que serve (finalidade). Deve ser escrita no tempo “Presente”

16 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Exemplos de Missão 3M  Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora Hewlett-Packard  Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade Merck  Preservar e melhorar a vida do ser humano Nike  Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores Sony  Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas Disney  Fazer as pessoas felizes

17 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Definição de Visão A Visão da empresa define o destino da mesma, um norte, um rumo a ser seguido. A visão é aplicada para caracterizar onde a empresa quer chegar. É escrita no tempo “Futuro”

18 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Características de uma Visão de futuro bem construída: • Focada no futuro • Motivadora e inspiradora • Fácil de comunicar • Alcançável • Positiva e otimista • Detalhada • Compartilhada e apoiada

19 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Exemplos de Visão PetrobrasPerdigãoCoca-ColaBrahma China In Box AmexBradescoItaúDisneyFolha O Globo United/TAMAudiFIAT •Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial •Ser a Marca mais gostosa deste e do novo milênio •Matar a sede do mundo •Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina •Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo •Ser o melhor cartão de crédito do mundo •Sempre a frente •Ser líder em performance, sólido, confiável, destacando-se pelo uso do marketing, da tecnologia e por equipes capacitadas.Cliente..cliente •Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho •Fazer da Folha o principal jornal do Brasil •Buscar a liderança nos mercados onde atua tendo como fronteira o país inteiro •Ser a melhor empresa aérea do mundo/Brasil •Ser o carro do ano e do próximo século •Ser o carro do hoje, amanhã e sempre

20 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Definição de Princípios Os Princípios (ou valores) da empresa definem as bases adotadas pela organização para realização de suas atividades, suas crenças e convicções. Os princípios são aplicados para definir como a empresa deve atuar de forma a atender as características do negócio, desenvolver sua missão e direcionar-se conforme sua visão. É o código de ética do negócio.

21 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Exemplos de Princípios Merck  Responsabilidade Social  Excelência  Inovação baseada na ciência  Honestidade e integridade  Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidade Sony  Elevação da cultura e do status nacional do Japão  Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível  Encorajar a habilidade individual e a criatividade Disney  Não ser cínico  Divulgação dos valores do “American Way of Life”  Criatividade, sonhos e imaginação  Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento  Preservação e controle da magia Disney Todos os fundamentos de uma empresa devem estar claramente transmitidos e entendidos por seus colaboradores.

22 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Definição de Fatores Críticos de Sucesso Atividades-chave do negócio de uma empresa que precisam ser muito bem realizadas, bem operacionalizadas para que a empresa possa atingir seus objetivos. OS FCS’s são fundamentais para o sucesso do negócio, já que são os fatores que fazem a diferença e são efetivamente percebidos pelo cliente / mercado de atuação.

23 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Fatores Críticos de Sucesso r Identificam as partes críticas dos processos de trabalho da organização r Desempenho superior nos fatores críticos de sucesso são determinantes para o sucesso empresarial r Especificam os fatores que diferenciam a organização de seus competidores r Devem ser únicos para cada negócio, não apenas genéricos r As organizações possuem, em geral, não mais do que oito fatores críticos de sucesso r Fontes de dados para os FCS: r Pesquisa de mercado, Análise dos pontos fortes e fracos dos competidores, Projeção das mudanças no comportamento e hábitos do consumidor, Novas tecnologias, Mudanças na legislação, Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos / serviços; Objetivos e Estratégias devem levar em conta os Fatores Críticos de Sucesso do Negócio !!!

24 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Formulação e gerenciamento da Estratégia Empresarial 2 - Gerenciando a Estratégia

25 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... A análise de cenários, dentro do planejamento estratégico, permite orientar a empresa de acordo com a sua situação atual, através da visão Externa do mercado e Interna da organização. A análise de cenários auxilia a responder “Como estamos?” permitindo a inicialização do traçado de estratégias para alcançar objetivos. Esta abordagem por cenários tem por finalidade um diagnóstico que aponta para as ameaças e oportunidades, os pontos fortes (forças) e os pontos fracos (fraquezas), permitindo a gestão da organização voltada para uma situação desejada. Análise de Cenários

26 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Ameaças: São forças, variáveis ou situações externas, adversas a empresa, criando obstáculos ao seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser neutralizadas para evitar resultados inapropriados. Oportunidades: São forças, variáveis ou situações externas, favoráveis a empresa, podendo melhorar seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser aproveitadas para consolidar resultados apropriados. Cenários Externos Porter recomenda que para análise de cenários externos seja utilizado o Modelo das “5 Forças de Porter”

27 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Pontos Fracos: São características ou situações inadequadas da empresa e que lhe proporcionam uma desvantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é inferior se comparada à concorrência. Limita a empresa diante de oportunidades e ameaças. Pontos Fortes: São características ou situações que diferenciam a empresa e que lhe proporcionam uma vantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é superior se comparada à concorrência. Favorece a empresa perante ameaças e oportunidades. Cenários Internos

28 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Mas como criar objetivos e estratégias (projetos estratégicos) para uma empresa ? Através da Matriz SWOT

29 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Planilha utilizada para detectar potencialidades, debilidades, pontos de defesa e vulnerabilidades a partir dos cenários traçados. Da matriz de SWOT podemos traçar os objetivos e montar quais serão as estratégias utilizadas para atingi-los. S = Strenghts (Forças) W = Weakness (Fraquezas) O = Opportunities (Oportunidades) T = Threats (Ameaças) Matriz SWOT (ou FOFA)

30 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... OportunidadesAmeaças Pontos Fortes POTENCIALIDADESPONTOS DE DEFESA Pontos Fracos DEBILIDADESVULNERABILIDADE Matriz SWOT

31 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Objetivos: São alvos que a empresa / entidade pretende atingir, uma posição a ser alcançada dentro de um limite futuro previsto de tempo, isto é, ONDE QUEREMOS CHEGAR. Devem ser acompanhados de responsáveis, prazos, indicadores e estratégias. Objetivos devem ser quantificados e mensuráveis. Estratégias ou Projetos: São os meios, caminhos, sistemáticas ou as metodologias adotadas para se atingir um objetivo. Dois Conceitos Importantes

32 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... OportunidadesAmeaças Pontos Fortes OBJETIVOS A, B e C ESTRATÉGIA 1 ESTRATÉGIA 2 ESTRATÉGIA 3 ESTRATÉGIA 4 OBJETIVOS D e E ESTRATÉGIA 5 ESTRATÉGIA 6 Pontos Fracos OBJETIVO F ESTRATÉGIA 7 ESTRATÉGIA 8 OBJETIVOS G, H e I ESTRATÉGIA 9 ESTRATÉGIA 10 ESTRATÉGIA 11 Matriz SWOT Os objetivos e estratégias devem garantir a vantagem competitiva da empresa

33 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Tipos de Estratégias Basicamente existem dois tipo de estratégias (caminhos) a serem estabelecidos para o atendimento dos objetivos estratégicos: Liderança por custos: Significa ter os custos mais baixos possíveis, de tal forma que o principal atrativo do produto ou serviço seja o seu preço. Diferenciação: Significa agregar ao produto / serviço diferenciais que convençam o cliente a investir mais. Ambas as estratégias são excludentes. Todos os processos e departamentos da empresa devem estar alinhados ao tipo de estratégia escolhida para o negócio. A análise de cenários deve mostrar lacunas onde “Oportunidades” estão escondidas...o tipo de estratégia deve ser escolhido conforme a lacuna de mercado!

34 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Descrição dos Objetivos e das Estratégias Cada objetivo traçado deve ser acompanhado por uma ou mais estratégias (projetos) para desenvolvimento e busca do mesmo. Exemplo: Tipo: Potencialidade OBJETIVO 1 (Expansão): Aumentar o número de filiais ESTRATÉGIAS PROPOSTAS: 1.1 – Contratação de consultor comercial 1.2 – Plano de visitas a empresas da nova região 1.3 – Promoção para clientes da nova região da filial 1.4 – Campanha publicitária através de mídia local 1.5 – Aquisição de software CRM para filial

35 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... 3 – Mapas Estratégicos e a Visão do Balanced Scorecard (BSC)

36 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Categorias do Balanced Scorecard Financeira Interna Cliente Inovação / Crescimento Kaplan / Norton (1995)

37 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Perspectiva Financeira Objetivo: Maior Produtividade Objetivo: Crescimento Melhorar a estrutura de custos Aumentar a utilização dos ativos Expandir oportunidades de receita Aumentar o valor para os clientes Perspectiva do Cliente PreçoQualidade Disponibilidade Seleção Funcionalidade ServiçosParceriasMarca RelacionamentoImagem Perspectiva Interna Processos de Gestão Operacional Processos que produzem e fornecem produtos e serviços Processos de Gestão de Clientes Processos que aumentam o valor para o cliente Processos de Inovação Processos que criam novos produtos E serviços Processos Regulatórios e Sociais Processos que melhoram as comunidades e o meio ambiente Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Capital Humano Capital da informação Capital organizacional Habilidades Treinamento Conhecimento Sistemas Bancos de Dados Redes Cultura e Liderança Alinhamento Trabalho em Equipe

38 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Acompanhamento do PE O Planejamento Estratégico é elaborado apenas 1 vez... Após isto, o mesmo deve ser revisado periodicamente (semestralmente, anualmente) para adequação e adaptação às novas realidades. O que deve ser acompanhado mensalmente, através de análises críticas, é a execução dos planos de ação através da avaliação dos indicadores criados. Deve-se gerar ata de análise de indicadores e para registrar toda correção de desvios e realinhamento de estratégias.

39 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Para Refletirmos em nossas Empresas  1º Proposição de valor exclusiva/diferente. O que somos diferentes dos nossos concorrentes?  2º Nossa cadeia de valor deve ser diferente para sustentar a opção 1.  3º Trade OFFS (descarte de negócios) claros. Abrir mão do que fazer ou não fazer. Isto é ter foco no seu setor.  4º Atividades integradas, ao longo de uma cadeia de valor, é difícil de ser imitada.  5º A estratégia deve ter continuidade, pois demora para surtir efeitos.

40 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta... Para Refletirmos Uma proposição de valor para um correto posicionamento, devem responder a 3 perguntas:  1 – Quais clientes queremos atender?  2 – Quais as necessidades destes clientes que vamos atender?  3 – Qual o preço a ser cobrado? A proposição de valor define o posicionamento estratégico. “Uma boa estratégia nasce numa boa proposição de valor e são sustentadas por uma boa cadeia de valor. Muitas vezes boas estratégias significam escolher o que não fazer: As vezes não dá para fazer tudo/ fazer coisas não alinhadas ou incompatíveis. Isto reduz a sustentabilidade do negócio.

41 EJRos 2008 – Todos os direitos reservados Planejamento Estratégico Uma Visão Atualizada da ferramenta...OBRIGADO! Esta apresentação está disponível no site área de downloads.


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