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EJRos Assessoria Técnica Ltda Tornando sua empresa mais competitiva Everton José De Ros Engenheiro Eletricista (UFRGS), Pós Graduado em Manipuladores Robóticos.

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1 EJRos Assessoria Técnica Ltda Tornando sua empresa mais competitiva Everton José De Ros Engenheiro Eletricista (UFRGS), Pós Graduado em Manipuladores Robóticos (Mihajlo Pupin Institut – Yoguslávia), Pós Graduado em Comandos Lógicos (Omron Institut – Japão), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Professor de Estratégia Empresarial para Pós Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas, Auditor Líder do Bureau Veritas Certification, Consultor Empresarial e Diretor Executivo da EJRos Assessoria Técnica.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Instrumento Atual para a Empresa Moderna Palestra Secovi / RS Caxias do Sul – RS 20 de Agosto de 2007

3 Introdução Gestão por Resultados

4 Mas porquê planejar? Perda de controle pelos governos Crescente interdependência global Ser humano desafiando de maneira insólita a natureza Crescente fragilidade dos mercados Rápido avanço tecnológico Rápido declínio nos custos da tecnologia Novas determinantes de valor e menor importância dos processos de medida tradicionais Ascensão e queda da nova economia Formação dos blocos comerciais e guerras comerciais declaradas

5 1 – Importância, Definições e Fundamentos 2 – Gerenciando a Estratégia 3 – Mapa Estratégico, Indicadores e Planos de Ação PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

6 Entendendo o Planejamento Estratégico (PE) e Conhecendo seus Fundamentos 1 – Definições e Fundamentos

7 Estratégica Terminologia oriunda da área MILITAR; Em grego antigo, significa A ARTE DO GENERAL ou aquilo que deve ser feito para vencer a batalha; Generais tem a missão de comandar exércitos, isto é, de vencer os desafios utilizando de forma apropriada os recursos disponíveis, conquistando territórios para suas guardiões. TERMOSignificado STRATÓSExército Acampado STRATÉIACampanha Militar STRATEGÉOLiderar como um General STRATEGÓSComandante de Exército STRATEGÍAQualidade e Habilidades de um General

8 Definição de Planejamento Estratégico (PE) Onde estamos? Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos.

9 Modelo Estratégico Objetivos Estratégicos Expansão Ambiente Empresarial Recursos Empresariais Estratégico s Valores e preferências dos Decisores Expectativas Sociais e Comunitárias Controle e Reavaliação DIVERSIFICAÇÃO Controle e Reavaliação Estratégia Corporativa

10 Definição de Planejamento Estratégico (PE) A aplicação de um Planejamento Estratégico em uma organização consiste na utilização de um conjunto de conceitos e técnicas que permitem caracterizar seus fundamentos (negócio, missão, visão e princípios), na avaliação de cenários (internos e externos à organização), no levantamento dos fatores críticos de sucesso, no traçado de objetivos e metas de tal forma a ser estabelecido um plano estratégico de ação (projetos), permitido a empresa atingir resultados esperados.

11 Estrutura do Ciclo de Planejamento Estratégico e a Formulação da Estratégia Competitiva 1. Definição de Negócio 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários 3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos 3b. Análise do Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades 4. Formulação de Objetivos e Metas 5. Definição das Estratégias Empresariais Formulação da Estratégia Competitiva 6. Implantação: Planos de Ação, Projetos e Feedback (BSC)

12 Fases de um PE 1. Entendimento da Filosofia da Empresa 2. Análise e Síntese das Ações Estratégicas 3. Ação e Controle Definição do Negócio, da Visão, da Missão, dos Princípios; Entendimento das habilidades pessoais necessárias. Estabelecimento dos Cenários, Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo; Formulação de Objetivos e da Estratégia Competitiva; Planos de Ação. Implantação dos Planos de Ação e Projetos; Geração das diretrizes para o processo orçamentário e controle das atividades da empresa; Implantação do Balanced Scorecard.

13 NegócioMissãoVisãoPrincípiosFCSs FUDAMENTOS DO PE

14 Definição de Negócio O Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a empresa se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido. O negócio sempre deve levar em conta, benefícios oferecidos.

15 Identificação do Negócio Atual Identificação do Negócio Atual Quem é mesmo o seu cliente?Quem é mesmo o seu cliente? Quais são os benefícios procurados pelo cliente?Quais são os benefícios procurados pelo cliente? Qual é a tecnologia que nós iremos utilizar?Qual é a tecnologia que nós iremos utilizar? Quem são e quem serão nossos concorrentes?Quem são e quem serão nossos concorrentes? Adequação do negócio ao século XXI Adequação do negócio ao século XXI Evite a miopia!!!Evite a miopia!!! Pergunte e ouça ao cliente!!!Pergunte e ouça ao cliente!!! Use o farol alto, abra o foco da lente, divulgue para todos!!!Use o farol alto, abra o foco da lente, divulgue para todos!!!

16 Qual é o Negócio? Conseqüências práticas: Conseqüências práticas: Preço Preço Embalagem Embalagem Localização Localização Atendimento Atendimento Horário de Funcionamento Horário de Funcionamento SUCESSO ! Kopenhagen 1928 Visão Míope > Chocolate Visão Estratégica > Presentes

17 Exemplos de Definições de Negócios Nike Nike Mont Blanc Mont Blanc Fedex Fedex BMW BMW Harley-Davidson Harley-Davidson C&A C&A Fuji Fuji Amil Amil Revista Exame Revista Exame Marcopolo Marcopolo GM GM Honda Honda Revlon Revlon Avon Avon Ferrovias Americanas Ferrovias Americanas Atitude Prazer de Escrever Paz de Espírito Prazer de Dirigir Estilo de Vida Moda Imagens e Informação Saúde Idéias Soluções e Serviços Para Transporte Coletivo Pessoas em movimento Transporte Beleza e Esperança Beleza Transporte

18 Definição de Missão A Missão da empresa define o propósito, a razão de sua existência e como deve ser seu posicionamento perante o negócio definido. É aplicada para caracterizar quem é a empresa e para que serve (finalidade). Deve ser escrita no tempo Presente

19 Fazer o que ? Fazer o que ? (Qual é o nosso negócio ?) Para quem ? Para quem ? (Quem é o nosso cliente ?) Onde ? Onde ? (Base, prioridade, estratégia de lugar de negócio) Como ? Como ? (Desafio, diferencial da Instituição) Com que finalidade ? Com que finalidade ? (Complemento Social) Características de uma boa declaração de Missão: Características de uma boa declaração de Missão: Menciona o produto ou serviço, menciona os principais mercados ou clientes, lista as principais atividades desempenhadas e os fatores que diferenciam a organização de seus concorrentes

20 Exemplos de Missão 3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadoraHewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidadeMerck Preservar e melhorar a vida do ser humano Preservar e melhorar a vida do ser humanoNike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidoresSony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoasDisney Fazer as pessoas felizes Fazer as pessoas felizes

21 Missão Petrobrás Atuar de forma rentável nas atividades da industria de óleo, gás e energia, tanto no mercado nacional como internacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade, protegendo o meio-ambiente, atendendo aos interesses dos acionistas e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do pais.

22 Definição de Visão A Visão da empresa / entidade define o destino da mesma, um norte, um rumo a ser seguido. A visão é aplicada para caracterizar onde a empresa / entidade quer chegar. É escrita no tempo Futuro

23 Características de uma Visão de futuro bem construída: Características de uma Visão de futuro bem construída: Focada no futuro Focada no futuro Motivadora e inspiradora Motivadora e inspiradora Fácil de comunicar Fácil de comunicar Alcançável Alcançável Positiva e otimista Positiva e otimista Detalhada Detalhada Compartilhada e apoiada Compartilhada e apoiada

24 Dicas para definir a Visão Ideologia Central: Valores básicos e finalidade básica, junto com a Missão (razão da existência), complementados por... Ideologia Central: Valores básicos e finalidade básica, junto com a Missão (razão da existência), complementados por... Objetivos audaciosos, com horizonte de 10 a 30 anos, com cerca de 50% a 70% de chances de serem alcançados... Objetivos audaciosos, com horizonte de 10 a 30 anos, com cerca de 50% a 70% de chances de serem alcançados... Tem que ir além de uma definição de objetivos... Tem que pensar no futuro... Tem que ir além de uma definição de objetivos... Tem que pensar no futuro... Tempere com muito sonho... Tempere com muito sonho... As empresas realmente grandes compreendem a diferença entre o que nunca deve ser mudado e o que deve estar aberto a mudanças. As empresas realmente grandes compreendem a diferença entre o que nunca deve ser mudado e o que deve estar aberto a mudanças.

25 NASA: Visão 2020 Estaremos de volta à Lua antes de 2020, mantendo nossos astronautas por mais de uma semana no espaço. Michael Griffin., CEO Michael Griffin., CEO A nova nave, que poderá voar para missões limitadas à órbita terrestre a partir de 2014, substituirá o ônibus espacial, que será tirado de serviço em 2010.

26 Visão Petrobrás 2010 Ser reconhecida pela forte presença internacional e liderança na América Latina, com liberdade de atuação de uma corporação internacional, com foco na rentabilidade e responsabilidade social.

27 Desdobramento da Visão em Objetivos de Negócio…

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29 Exemplos de Visão PetrobrasPerdigãoCoca-ColaBrahma China In Box AmexBradescoItaúDisneyFolha O Globo United/TAMAudiFIAT Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial A Marca mais gostosa deste e do novo milênio Matando a sede do mundo Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Ser o melhor cartão de crédito do mundo Sempre a frente Líder em performance, sólido, confiável, destacando-se pelo uso do marketing, da tecnologia e por equipes capacitadas.Cliente..cliente Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Fazer da Folha o principal jornal do Brasil Buscar a liderança nos mercados onde atua tendo como fronteira o país inteiro Ser a melhor empresa aérea do mundo/Brasil O carro do ano e do próximo século O carro do hoje, amanhã e sempre

30 Definição de Princípios Os Princípios (ou valores) da empresa definem as bases adotadas pela organização para realização de suas atividades, suas crenças e convicções. Os princípios são aplicados para definir como a empresa deve atuar de forma a atender as características do negócio, desenvolver sua missão e direcionar-se conforme sua visão. É o código de ética do negócio.

31 Define um código do que é um comportamento aceitável ou inaceitável Define um código do que é um comportamento aceitável ou inaceitável Busca ser um guia de princípios ou um código de ética que baliza a tomada de decisão Busca ser um guia de princípios ou um código de ética que baliza a tomada de decisão Geralmente são palavras vagas, que necessitam de ser clarificadas por exemplos ou contra-exemplos Geralmente são palavras vagas, que necessitam de ser clarificadas por exemplos ou contra-exemplos Necessitam ser transformados em comportamentos específicos Necessitam ser transformados em comportamentos específicos Necessitam ser realísticos - coisas que nós possamos ser Necessitam ser realísticos - coisas que nós possamos ser Consistentes com a história e a cultura da organização Consistentes com a história e a cultura da organização

32 Exemplos de Princípios Merck Responsabilidade Social Responsabilidade Social Excelência Excelência Inovação baseada na ciência Inovação baseada na ciência Honestidade e integridade Honestidade e integridade Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidade Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidadeSony Elevação da cultura e do status nacional do Japão Elevação da cultura e do status nacional do Japão Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Encorajar a habilidade individual e a criatividade Encorajar a habilidade individual e a criatividadeDisney Não ser cínico Não ser cínico Divulgação dos valores do American Way of Life Divulgação dos valores do American Way of Life Criatividade, sonhos e imaginação Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Preservação e controle da magia Disney Preservação e controle da magia Disney

33 Definição de Fatores Críticos de Sucesso Atividades-chave do negócio de uma empresa que precisam ser muito bem realizadas, bem operacionalizadas para que a empresa possa atingir seus objetivos. OS FCSs são fundamentais para o sucesso do negócio, já que são os fatores que fazem a diferença e são efetivamente percebidos pelo cliente / mercado de atuação.

34 Fatores Críticos de Sucesso r Identificam as partes críticas dos processos de trabalho da organização r Desempenho superior nos fatores críticos de sucesso são determinantes para o sucesso empresarial r Especificam os fatores que diferenciam a organização de seus competidores r Devem ser únicos para cada negócio, não apenas genéricos r As organizações possuem, em geral, não mais do que oito fatores críticos de sucesso r Fontes de dados para os FCS: r Pesquisa de mercado, Análise dos pontos fortes e fracos dos competidores, Projeção das mudanças no comportamento e hábitos do consumidor, Novas tecnologias, Mudanças na legislação, Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos / serviços;

35 Formulação e gerenciamento da Estratégia Empresarial 2 - Gerenciando a Estratégia

36 A análise de cenários, dentro do planejamento estratégico, permite orientar a empresa de acordo com a sua situação atual, através da visão Externa do mercado e Interna da organização. A análise de cenários auxilia a responder Como estamos? permitindo a inicialização do traçado de estratégias para alcançar objetivos. Esta abordagem por cenários tem por finalidade um diagnóstico que aponta para as ameaças e oportunidades, os pontos fortes (forças) e os pontos fracos (fraquezas), permitindo a gestão da organização voltada para uma situação desejada. Análise de Cenários

37 Ameaças: São forças, variáveis ou situações externas, adversas a empresa, criando obstáculos ao seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser neutralizadas para evitar resultados inapropriados. Oportunidades: São forças, variáveis ou situações externas, favoráveis a empresa, podendo melhorar seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser aproveitadas para consolidar resultados apropriados. Cenários Externos

38 Pontos Fracos: São características ou situações inadequadas da empresa e que lhe proporcionam uma desvantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é inferior se comparada à concorrência. Limita a empresa diante de oportunidades e ameaças. Pontos Fortes: São características ou situações que diferenciam a empresa e que lhe proporcionam uma vantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é superior se comparada à concorrência. Favorece a empresa perante ameaças e oportunidades. Cenários Internos

39 Mas como criar objetivos e estratégias (projetos estratégicos) para uma empresa ? Através da Matriz SWOT

40 Planilha utilizada para detectar potencialidades, debilidades, pontos de defesa e vulnerabilidades a partir dos cenários traçados. Da matriz de SWOT podemos traçar os objetivos e montar quais serão as estratégias utilizadas para atingi-los. S = Strenghts (Forças) W = Weakness (Fraquezas) O = Opportunities (Oportunidades) T = Threats (Ameaças) Matriz SWOT (ou FOFA)

41 OportunidadesAmeaças Pontos Fortes POTENCIALIDADESPONTOS DE DEFESA Pontos Fracos DEBILIDADESVULNERABILIDADE Matriz SWOT

42 Objetivos: São alvos que a empresa / entidade pretende atingir, uma posição a ser alcançada dentro de um limite futuro previsto de tempo, isto é, ONDE QUEREMOS CHEGAR. Devem ser acompanhados de responsáveis, prazos, indicadores e estratégias. Objetivos devem ser quantificados e mensuráveis. Estratégias ou Projetos: São os meios, caminhos, sistemáticas ou as metodologias adotadas para se atingir um objetivo. Dois Conceitos Importantes

43 OportunidadesAmeaças Pontos Fortes OBJETIVOS A, B e C ESTRATÉGIA 1 ESTRATÉGIA 2 ESTRATÉGIA 3 ESTRATÉGIA 4 OBJETIVOS D e E ESTRATÉGIA 5 ESTRATÉGIA 6 Pontos Fracos OBJETIVO F ESTRATÉGIA 7 ESTRATÉGIA 8 OBJETIVOS G, H e I ESTRATÉGIA 9 ESTRATÉGIA 10 ESTRATÉGIA 11 Matriz SWOT

44 Tipos de Estratégias Basicamente existem dois tipo de estratégias (caminhos) a serem estabelecidos para o atendimento dos objetivos estratégicos: Liderança por custos: Significa ter os custos mais baixos possíveis, de tal forma que o principal atrativo do produto ou serviço seja o seu preço. Diferenciação: Significa agregar ao produto / serviço diferenciais que convençam o cliente a investir mais. Ambas as estratégias são excludentes. Todos os processos e departamentos da empresa devem estar alinhados ao tipo de estratégia escolhida para o negócio.

45 Descrição dos Objetivos e das Estratégias Cada objetivo traçado deve ser acompanhado por uma ou mais estratégias (projetos) para desenvolvimento e busca do mesmo. Exemplo: Tipo: Potencialidade OBJETIVO 1 (Expansão): Aumentar o número de filiais ESTRATÉGIAS PROPOSTAS: 1.1 – Contratação de consultor comercial 1.2 – Plano de visitas a empresas da nova região 1.3 – Promoção para clientes da nova região da filial 1.4 – Campanha publicitária através de mídia local 1.5 – Aquisição de software CRM para filial

46 3 – Mapas Estratégicos e a Visão do Balanced Scorecard (BSC)

47 Categorias do Balanced Scorecard Financeira Interna Cliente Inovação / Crescimento Kaplan / Norton (1995)

48 Perspectiva Financeira Objetivo: Maior Produtividade Objetivo: Crescimento Melhorar a estrutura de custos Aumentar a utilização dos ativos Expandir oportunidades de receita Aumentar o valor para os clientes Perspectiva do Cliente PreçoQualidade Disponibilidade Seleção Funcionalidade ServiçosParceriasMarca RelacionamentoImagem Perspectiva Interna Processos de Gestão Operacional Processos que produzem e fornecem produtos e serviços Processos de Gestão de Clientes Processos que aumentam o valor para o cliente Processos de Inovação Processos que criam novos produtos E serviços Processos Regulatórios e Sociais Processos que melhoram as comunidades e o meio ambiente Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Capital Humano Capital da informação Capital organizacional Habilidades Treinamento Conhecimento Sistemas Bancos de Dados Redes Cultura e Liderança Alinhamento Trabalho em Equipe

49 Acompanhamento do PE O Planejamento Estratégico é elaborado apenas 1 vez... Após isto, o mesmo deve ser revisado periodicamente (semestralmente, anualmente) para adequação e adaptação às novas realidades. O que deve ser acompanhado mensalmente, através de análises críticas, é a execução dos planos de ação através da avaliação dos indicadores criados. Deve-se gerar ata de análise de indicadores e para registrar toda correção de desvios e realinhamento de estratégias.

50 OCULTAR INFORMAÇÕES FAZER SOMENTE CRÍTICAS DESTRUTIVAS NÃO COLABORAR NÃO ACEITAR E NÃO APRENDER DAR INFORMAÇÕES ERRADAS NÃO CUMPRIR PRAZOS Resistência a Mudanças

51 As novas responsabilidades dos executivos Definir a identidade da empresa, que realce seu propósito Definir a identidade da empresa, que realce seu propósito Encorajar a iniciativa a fim de encontrar as nascentes de criatividade da organização Encorajar a iniciativa a fim de encontrar as nascentes de criatividade da organização Ir em busca da integridade, que cria confiança e serve de base para o controle organizacional Ir em busca da integridade, que cria confiança e serve de base para o controle organizacional Estabelecer a Visão Estabelecer a Missão Quebrar Paradigmas Lidar com a resistência à mudança Questionar o processo Incentivar o pensamento diferente Utilizar sempre a Franqueza e a Sinceridade Comunicação e Feedback Negociação Como lidar com estas responsabilidades?

52 ADMINISTRADOR HABILIDADE CONCEITUAL HABILIDADE HUMANA HABILIDADE TÉCNICA CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO Habilidades do Administrador

53 BOA ESTRATÉGIA

54 OBRIGADO! Esta apresentação está disponível no site área de downloads.


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