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COMO ORGANIZAR UMA EMPRESA PARA UMA GESTÃO POR RESULTADOS Sua empresa está preparada para o futuro? Centro Empresarial Flores da Cunha / RS 06 de Maio.

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1 COMO ORGANIZAR UMA EMPRESA PARA UMA GESTÃO POR RESULTADOS Sua empresa está preparada para o futuro? Centro Empresarial Flores da Cunha / RS 06 de Maio de 2013

2 Everton José De Ros Everton José De Ros é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializado em robótica industrial pelo Instituto Mihajlo Pupin (Yugoslávia) e em sistemas de automação pelo Instituto Omron (Japão), MBA em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, formado em Consultoria Empresarial pelo CEEM - Centro de Ensino Empresarial. Concluiu recentemente, pela Universidade de Ohio (EUA), um Pós-MBA em Gestão de Negócios. Como destaque, foi vencedor do prêmio ABILUX de melhor invenção do ano, em Foi secretária de diversos comitês da ABNT para elaboração de normas para o setor de componentes e materiais elétricos. É professor da FGV nas disciplinas de "Planejando Estrategicamente uma Empresa" e "Negociações Avançadas" no curso de pós-graduação em administração. É auditor líder ISO 9001 pela MCG/Batalas (Inglaterra). Além disso, realizou vários cursos de extensão, desde técnicas de liderança, gerenciamento, marketing de guerra, qualidade total, ISO 9001, lead auditor ISO 9001, auditor ISO 17025, auditor ISO 14001, planejamento estratégico, análise de valor, engenharia focalizada, gestão de projetos e outros. Participa todo ano do Expomanagement da HSM, maior evento mundial em Gestão, como forma de atualização. Atuando no mercado brasileiro, adquiriu experiência e conhecimentos em diversas atividades, especialmente no ramo de projetos e fabricação de produtos, exercendo principalmente o cargo de gerente de engenharia, bem como sendo auditor líder de 3 organismos certificadores, aonde realizou mais de 600 auditorias de processos e produtos ao longo de 5 anos dedicados a esta função. Atualmente tem desenvolvido atividades para várias renomadas empresas, elaborando e implantado Planejamento Estratégico e Sistemas de Gestão baseados em requisitos normativos, inclusive para certificação de produtos, além de exercer o cargo de Diretor Executivo da EJRos Brasil, empresa que já assessorou mais de 350 empresas em suas certificações. Participa do Conselho de Administração de mais duas empresas, sendo uma na área de alimentos e outra na área de investimentos imobiliários.

3 Reflexão Inicial (1) A melhor forma de prever o futuro é construí-lo. Peter Druker

4 Reflexão Inicial (2) Uma empresa deve ser organizada a partir das suas estratégias... Everton J. De Ros

5 OBJETIVOS DE TODA EMPRESA 1 – Rentabilidade (retorno sobre o investimento) 2 – Crescimento Sustentado (Lucro financeiro, social e ambiental de forma perene)

6 Sugestão: Um Modelo de Organização Empresarial Gestão por Resultados

7 FUTURO (VISÃO) PRESENTE (MISSÃO) Planejamento Estratégico Sistema de Gestão Gerenciamento de Marketing e Vendas INDOOROUTDOOR

8 Organização - Dois Momentos: Futuro Visão do Negócio Ferramenta: Planejamento Estratégico Presente Missão do Negócio Ferramentas: Sistema de Gestão Gerenciamento de Marketing e Vendas

9 1 – Importância, Definições e Fundamentos 2 – Gerenciando a Estratégia 3 – Mapa Estratégico, Indicadores e Planos de Ação PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Planejamento Estratégico

10 Mas porquê planejar? Perda de controle pelos governos Crescente interdependência global Ser humano desafiando de maneira insólita a natureza Crescente fragilidade dos mercados Rápido avanço tecnológico Rápido declínio nos custos da tecnologia Novas determinantes de valor e menor importância dos processos de medida tradicionais Ascensão e queda da nova economia Formação dos blocos comerciais e guerras comerciais declaradas Novas exigências dos consumidores

11 Entendendo o Planejamento Estratégico (PE) e Conhecendo seus Fundamentos 1 – Definições e Fundamentos

12 Estratégica Terminologia oriunda da área MILITAR; Em grego antigo, significa A ARTE DO GENERAL ou aquilo que deve ser feito para vencer a batalha; Generais tem a missão de comandar exércitos, isto é, de vencer os desafios utilizando de forma apropriada os recursos disponíveis, conquistando territórios para suas guardiões. TERMOSignificado STRATÓSExército Acampado STRATÉIACampanha Militar STRATEGÉOLiderar como um General STRATEGÓSComandante de Exército STRATEGÍAQualidade e Habilidades de um General

13 Definição de Planejamento Estratégico (PE) Onde estamos? Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos.

14 Modelo Estratégico de Michael Porter Objetivos Estratégicos Expansão Ambiente Empresarial Recursos Empresariais Estratégico s Valores e preferências dos Decisores Expectativas Sociais e Comunitárias Controle e Reavaliação Diversifi- cação Controle e Reavaliação Estratégia Corporativa Estratégia Competitiva

15 VÍDEO: UMA BOA ESTRATÉGIA É TUDO UMA BOA ESTRATÉGIA É TUDO

16 Definição de Planejamento Estratégico (PE) A aplicação de um Planejamento Estratégico em uma organização consiste na utilização de um conjunto de conceitos e técnicas que permitem caracterizar seus fundamentos organizacionais (negócio, missão, visão, valores, princípios, marca e slogan), na avaliação de cenários (internos e externos à organização), no levantamento dos fatores críticos de sucesso, no traçado de objetivos estratégicos e estratégias de tal forma a ser estabelecido um plano de ação (projetos), permitido a organização atingir resultados esperados.

17 Estrutura do Ciclo de Planejamento Estratégico e a Formulação da Estratégia Competitiva 1. Definição de Negócio 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários 3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos (Cadeia de Valor) 3b. Análise do Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades (5 Forças de Porter) 4. Formulação de Objetivos e Metas 5. Definição das Estratégias Empresariais Formulação da Estratégia Competitiva 6. Implantação: Planos de Ação, Projetos e Feedback (BSC)

18 Fases de um PE 1. Entendimento da Filosofia da Empresa 2. Análise e Síntese das Ações Estratégicas 3. Ação e Controle Definição do Negócio, da Visão, da Missão, dos Princípios; Entendimento das habilidades pessoais necessárias. Estabelecimento dos Cenários, Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo; Formulação de Objetivos e da Estratégia Competitiva; Planos de Ação. Implantação dos Planos de Ação e Projetos; Geração das diretrizes para o processo orçamentário e controle das atividades da empresa; Implantação do Balanced Scorecard.

19 NegócioMissãoVisãoValoresPrincípiosFCSs FUNDAMENTOS DO PE

20 Definição de Negócio O Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a organização se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido. O negócio deve apresentar sem rodeios o que a organização faz. Deve poder ser resumido em poucas palavras.

21 Qual é o Negócio? Conseqüências práticas: Conseqüências práticas: Preço Preço Embalagem Embalagem Localização Localização Atendimento Atendimento Horário de Funcionamento Horário de Funcionamento SUCESSO ! Kopenhagen 1928 Visão Míope > Chocolate Visão Estratégica > Presentes

22 Exemplos de Definições de Negócios Nike Nike Mont Blanc Mont Blanc Fedex Fedex BMW BMW Harley-Davidson Harley-Davidson C&A C&A Fuji Fuji Amil Amil Revista Exame Revista Exame Marcopolo Marcopolo GM GM Honda Honda Revlon Revlon Avon Avon Ferrovias Americanas Ferrovias Americanas Atitude Prazer de Escrever Paz de Espírito Prazer de Dirigir Estilo de Vida Moda Imagens e Informação Saúde Idéias Soluções e Serviços Para Transporte Coletivo Pessoas em movimento Transporte Beleza e Esperança Beleza Transporte

23 Definição de Missão A Missão de uma organização define o propósito, a razão de sua existência e como deve ser seu posicionamento perante o negócio definido. É aplicada para caracterizar quem é a organização e para que serve (finalidade). Deve ser escrita no tempo Presente

24 Exemplos de Missão 3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadoraHewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidadeMerck Preservar e melhorar a vida do ser humano Preservar e melhorar a vida do ser humanoNike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidoresSony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoasDisney Fazer as pessoas felizes Fazer as pessoas felizes

25 Definição de Visão A Visão da organização define o destino da mesma, um norte, um rumo a ser seguido. A visão é aplicada para caracterizar onde a organização quer chegar. É escrita no tempo Futuro

26 Exemplos de Visão PetrobrasPerdigãoCoca-ColaBrahma China In Box AmexBradescoItaúDisneyFolha O Globo United/TAMAudiFIAT Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial Ser a marca mais gostosa deste e do novo milênio Vamos matar a sede do mundo Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Ser o melhor cartão de crédito do mundo Sempre a frente Ser líder em performance, sólido, confiável, destacando-se pelo uso do marketing, da tecnologia e por equipes capacitadas.Cliente..cliente Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Fazer da Folha o principal jornal do Brasil Buscar a liderança nos mercados onde atua tendo como fronteira o país inteiro Ser a melhor empresa aérea do mundo/Brasil Ser sempre o carro do ano e do próximo século O carro do hoje, amanhã e sempre

27 Definição de Valores Os Valores de uma organização definem as bases adotadas pelas pessoas para realização de suas atividades, suas crenças e convicções. Os valores são pessoais e dão sustentação aos princícipos da organização.

28 Exemplo de Valores - Respeito - Ética - Integridade - Discrição - Honestidade - Sinceridade - Perseverança - Atenção

29 Definição de Princípios Os Princípios da organização definem as bases adotadas pela organização para realização de suas atividades, suas crenças e convicções, a partir de valores definidos. Os princípios são aplicados para definir como a empresa deve atuar de forma a atender as características do negócio, desenvolver sua missão e direcionar-se conforme sua visão. É o código de ética do negócio.

30 Exemplos de Princípios Merck Responsabilidade Social em todas as suas ações Responsabilidade Social em todas as suas ações Excelência em processos Excelência em processos Inovação baseada na ciência Inovação baseada na ciência Honestidade e integridade como base das relações Honestidade e integridade como base das relações Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidade Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidadeSony Elevação da cultura e do status nacional do Japão Elevação da cultura e do status nacional do Japão Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Encorajar a habilidade individual e a criatividade Encorajar a habilidade individual e a criatividadeDisney Não ser cínico Não ser cínico Divulgação dos valores do American Way of Life Divulgação dos valores do American Way of Life Criatividade, sonhos e imaginação Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Preservação e controle da magia Disney Preservação e controle da magia Disney

31 Definição de Fatores Críticos de Sucesso Atividades-chave do negócio de uma organização que precisam ser muito bem realizadas, bem operacionalizadas para que os objetivos possam ser alcançados. OS FCSs são fundamentais para o sucesso do negócio, já que são os fatores que fazem a diferença e são efetivamente percebidos pelo cliente / comunidade de atuação.

32 Formulação e gerenciamento da Estratégia Empresarial FASE 2 - Gerenciando a Estratégia

33 Ameaças: São forças, variáveis ou situações externas, adversas a empresa, criando obstáculos ao seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser neutralizadas para evitar resultados inapropriados. Oportunidades: São forças, variáveis ou situações externas, favoráveis a empresa, podendo melhorar seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser aproveitadas para consolidar resultados apropriados. Cenários Externos (Determinam a Lucratividade do Ramo)

34 Pontos Fracos: São características ou situações inadequadas da empresa e que lhe proporcionam uma desvantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é inferior se comparada à concorrência. Limita a empresa diante de oportunidades e ameaças. Pontos Fortes: São características ou situações que diferenciam a empresa e que lhe proporcionam uma vantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a empresa é superior se comparada à concorrência. Favorece a empresa perante ameaças e oportunidades. Cenários Internos (Determinam a Competitividade do Negócio)

35 Mas como criar objetivos e estratégias (projetos estratégicos) para uma empresa ? Através da Matriz SWOT

36 Planilha utilizada para detectar potencialidades, debilidades, pontos de defesa e vulnerabilidades a partir dos cenários traçados. Da matriz de SWOT podemos traçar os objetivos e montar quais serão as estratégias utilizadas para atingi-los. S = Strenghts (Forças) W = Weakness (Fraquezas) O = Opportunities (Oportunidades) T = Threats (Ameaças) Matriz SWOT (ou FOFA)

37 OportunidadesAmeaças Pontos Fortes POTENCIALIDADESPONTOS DE DEFESA Pontos Fracos DEBILIDADESVULNERABILIDADE Matriz SWOT

38 Relembrando: Onde estamos? Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias)

39 Tipos de Estratégias A base estratégica (Estratégias Competitivas) podem ser baseadas em quatro posicionamentos estratégicos (distintos e excludentes): alvo estreito alvo amplo Escopo Competitivo custo mais baixo diferenciação Liderança de Custo Diferenciação Foco em diferenciação Foco em custo

40 VÍDEO: O CARA O CARA

41 Qual é a Estratégia Competitiva de seu Negócio? Ela está clara? Foi comunicada? Todos entenderam?

42 FASE 3 – Mapas Estratégicos e a Visão do Balanced Scorecard (BSC) Gestão e Comunicação das Estratégias

43 Perspectiva De Resultados Objetivo: Rentabilidade Objetivo: Crescimento Melhorar a estrutura de custos Aumentar a utilização dos ativos Expandir oportunidades de receita Aumentar o valor para os clientes Perspectiva do Cliente / Mercado PreçoQualidade Disponibilidade Seleção Funcionalidade ServiçosParceriasMarca RelacionamentoImagem Perspectiva Interna / Processos Processos de Gestão Operacional Processos que produzem e fornecem produtos e serviços Processos de Gestão de Clientes Processos que aumentam o valor para o cliente Processos de Inovação Processos que criam novos produtos E serviços Processos Regulatórios e Sociais Processos que melhoram as comunidades e o meio ambiente Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Capital Humano Capital da informação Capital organizacional Habilidades Treinamento Conhecimento Sistemas Bancos de Dados Redes Cultura e Liderança Alinhamento Trabalho em Equipe

44 Acompanhamento do PE O Planejamento Estratégico é elaborado apenas 1 vez... Após isto, o mesmo deve ser revisado periodicamente (semestralmente, anualmente) para adequação e adaptação às novas realidades. O que deve ser acompanhado mensalmente, através de análises críticas, é a execução dos planos de ação através da avaliação dos indicadores criados. Deve-se gerar ata de análise de indicadores e para registrar toda correção de desvios e realinhamento de estratégias.

45 Ao sair desta Palestra, pergunte-se MINHA ESTRATÉGIA ME TRAZ UMA VANTAGEM COMPETITIVA QUE IRÁ PROPORCIONAR A SUSTENTABILIDADE DO MEU NEGÓCIO?

46 SISTEMAS DE GESTÃO Sistema de Gestão ISO 9001 ISO OHSAS 18001

47 Organograma Vertical - Visão departamental – Foco na organização DIRETOR Assistente de Marketing GERENTE COMERCIAL/MARKETI NG GERENTE INDUSTRIAL (RD) Assistente de Vendas Expedidor Coordenador de Produ ç ão - Corte / Conforma ç ão / Rebarba ç ão Coordenador de Produ ç ão – Limpeza de Pe ç as / Montagem Comprador Auxiliar de Almoxarifad o Motorista Projetist a de Produto s Auxiliar de Produ ç ão Alimentado r Pe ç as T ú nel de Lavagem Auxiliar de Limpeza de Pe ç as Avaliador da Qualidade Montador Embalador Torneiro Ferramenteir o Estagi á rio Torneiro de Produ ç ão Operador de M á quina Preparador de M á quina Auxiliar de Produ ç ão Auxiliar de Expedi ç ão ASSESSORIA JUR Í DICA Coordenador de Recursos Humanos Encarregad o de TI Assisten te Financei ro / Cont á bil Assisten te Fiscal / Cont á bil Telefonista Auxiliar de Limpeza SA C Analista da Qualida de Terceiros Promotor as GERENTE ADM/FIN Terceiros ASSESSORIA DA QUALIDADE ASSESSORIA DE DESIGNERS Representant es Assessoria de Imprensa Coordenadora Administrativa de Vendas T é cnico Imp./Exp. Analista de M é todos e Process os T é cnico Operacional Eletrodom é stico s Almoxarife Auxiliar de Produ ç ã o Montado r

48 A primeira atividade é identificar os processos dentro da empresa, caracterizando atuações, objetivos e os gestores responsáveis por cada um deles. Organograma Horizontal – Visão por processos – Foco no cliente e nos resultados

49 Após identificados os processos e suas interrelações, deve ser determinada uma sistemática de documentação que garanta a execução das atividades de forma apropriada e padronizada. Procedimentos Normas e Regulamentos Externos Instruções de Trabalho Dados Informatizados Registros Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Manual do SG

50 Medir Para garantir Controle Melhoria Contínua Para obter Alinhamento com o Planejamento Estratégico

51 INTERNOS: > Organização e Limpeza; > Esclarecer Objetivos; > Definir papéis e responsabilidades; > Desenvolver ações; > Melhorar o desempenho organizacional; > Promover o Crescimento; > Prevenir falhas e interrupções indevidas nos processos. EXTERNOS: > Reconhecimento; > Capacitação; > Satisfação dos clientes ; > Melhorias Contínuas; > Fidelização; > Facilidades de Crédito. BENEFÍCIOS DE UM SG

52 GESTÃO À VISTA

53 GERENCIAMENTO DE MARKETING E VENDAS Gerenciamento de Marketing e Vendas

54 QUEBRA DE PARADIGMA: As empresas precisam mudar seu conceito de FOCO NA VENDA DO PRODUTO / SERVIÇO para CRIAR CLIENTES MOTIVADOS A COMPRAR SEUS PRODUTOS / SERVIÇOS

55 GERENCIAMENTO DE MARKETING E VENDAS 1 - A&S 3 - Ação 2 - P 4 - M&C 4 - Mensuração e Controle Eficácia da campanha ROI 4 - Mensuração e Controle Eficácia da campanha ROI 2 - Planificação A oferta, as argumentações, a campanha, a mídia, os recursos Uma receita específica para cada cliente 2 - Planificação A oferta, as argumentações, a campanha, a mídia, os recursos Uma receita específica para cada cliente 3 - Ação Visitas, Telemarketing, Mailing, Eventos,.... Toda empresa deve entender dos seus clientes e aplicar regras específicas para cada cluster (ex. Sistema de Cores) 3 - Ação Visitas, Telemarketing, Mailing, Eventos,.... Toda empresa deve entender dos seus clientes e aplicar regras específicas para cada cluster (ex. Sistema de Cores) 1 – Análise e Segmentação Quantidade de clientes Perfis Potenciais Oportunidades Segmentação

56 FINALIZANDO......

57 OCULTAR INFORMAÇÕES FAZER SOMENTE CRÍTICAS DESTRUTIVAS NÃO COLABORAR NÃO ACEITAR E NÃO APRENDER DAR INFORMAÇÕES ERRADAS NÃO CUMPRIR PRAZOS Estratégias representam mudanças - Mudanças provocam resistências. Como as pessoas vão reagir?

58 As novas responsabilidades dos executivos Definir a identidade da empresa, que realce seu propósito Definir a identidade da empresa, que realce seu propósito Encorajar a iniciativa a fim de encontrar as nascentes de criatividade da organização Encorajar a iniciativa a fim de encontrar as nascentes de criatividade da organização Ir em busca da integridade, que cria confiança e serve de base para o controle organizacional Ir em busca da integridade, que cria confiança e serve de base para o controle organizacional Estabelecer a Visão Estabelecer a Missão Quebrar Paradigmas Lidar com a resistência à mudança (passo a passo) Questionar o processo Incentivar o pensamento diferente Utilizar sempre a Franqueza e a Sinceridade Comunicação e Feedback Negociação Como lidar com estas responsabilidades?

59 ADMINISTRADOR HABILIDADE CONCEITUAL HABILIDADE HUMANA HABILIDADE TÉCNICA CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO Habilidades Atuais do Administrador

60 VÍDEO: IMPORTÂNCIA DA EQUIPE IMPORTÂNCIA DA EQUIPE

61 OBRIGADO! Esta apresentação está disponível no site área de downloads – Apresentação Centro Empresarial Flores da Cunha.


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