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Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011

2 Planejamento Estratégico - Ferramentas
Cenários Lista Oport. Ameaças Cad. Valor C.Vlr (+) FCS CAPs Modelo Estraté- gico BSC SWOT GUT Lista Forças Fraquezas 5W2H 5 Forças Porter Diagnóstico 2

3 Análise Ambiente Externo
Análise SWOT Análise Ambiente Externo Cenários Análise Ambiente Interno FCS a A análise SWOT une a análise dos fatores externos que podem influenciar uma organização aos seus fatores internos. Isso significa que o objetivo da análise SWOT é alinhar a organização ao ambiente externo no qual ela está inserida. (Salles Jr, 2008) 3

4 Direcionadores estratégicos
Case: Offshore de Desenvolvimento, manutenção e suporte de aplicações EXEMPO - SWOT Direcionadores estratégicos Cenários: Câmbio estabilizado, Desvalorização do Real Crescimento da terceirização de serviço de TI Redução dos custos de infraestrutura Novas tecnologias de TI (ferramentas e telecom) Expansão da concorrência 4

5 Modelo 5 Forças (Porter)
O modelo Cinco Forças de Porter permite avaliar os impactos relacionados as cinco importantes forças relacionadas ao mercado e produto. A metodologia “Cinco Forças de Porter” resulta da ação conjunta de cinco fatores ou forças que agem sobre as empresas e são capazes de modificar seu nível e potencial de competitividade (Dom Strategy Partners, 2010). 5

6 Case: Offshore de Desenvolvimento, manutenção e suporte de aplicações
Modelo 5 Forças (Porter) - Exemplo 6

7 Desenvolvimento da estratégia
Estratégica Genérica de Competição – Preço/Diferenciação/Enfoque Modelo estratégico – Matriz BCG (Estrela, Vaca Leiteira, Interrogação e Bicho de estimação) Estratégia nível corporativo Estratégia cooperativa Estratégia internacional 7

8 Case: Offshore de Desenvolvimento, manutenção e suporte de aplicações
Formulação da estratégia Case: Offshore de Desenvolvimento, manutenção e suporte de aplicações Estratégica de Competição – Diferenciação (Qualidade/Confiabilidade/Globalização) Modelo estratégico – Matriz BCG Manutenção/Suporte: Vaca Leiteira Desenvolvimento: Estrela Estratégia nível corporativo: Diretriz e competência global Estratégia cooperativa: Alianças com governo e universidades Estratégia internacional: Acessibilidade, padronização e idioma 8

9 Mapa Estratégico O Mapa Estratégico é um diagrama que representa a hipótese estratégica da organização, abrigando, então, o pensamento estratégico sobre o qual se desenvolvem as Iniciativas Estratégicas que deverão conduzir a organização ao alcance da sua visão. (José dos Reis G. Rodrigues) 9

10 Mapa Estratégico - exemplo
Maximização da Receita Maximização em lucratividade Maximização em dividendos Financeira ç Liderança em Offshore Preços competitivos Expansão do Marketing Acordos de Serviços Competitivos Maximização das Vendas a Mercado Capacitação com baixos custos e vantagem tecnológica Redução custos de infraestrutura Expansão no Uso da Tecnologia Expansão Capacidade Infraestrutura Processos Expansão e capacitação Aumento de colaboradores Capacitação no Idioma inglês ç Reconhecimento Eficiência na Pessoas Novas regiões comunica ç 10

11 a Mapa Estratégico 11 Financeira Mercado Processos Pessoas Maximização
da Receita Maximização em lucratividade Maximização em dividendos Financeira Liderança em Offshore Preços competitivos Expansão do Marketing Acordos de Serviços Competitivos Maximização Das vendas a Mercado Capacitação com baixos custos e vantagem tecnológica Redução custos de infraestrutura Expansão no Uso da Tecnologia Expansão Capacidade Infraestrutura Processos Expansão e capacitação Aumento de colaboradores Pessoas Capacitação no Idioma inglês ç Reconhecimento Eficiência na Novas regiões comunica ç 11

12 Indicadores de desempenho
O BSC é com certeza a tecnologia de gestão que engloba o negócio de forma integrada, de curto a longo prazo e nos fornece um caminho para a execução: os indicadores de desempenho. Através dos indicadores de desempenho o executivo deve perceber, acompanhar e mensurar a estratégia; sua evolução e execução no negocio. O BSC deve ser usado como força motriz a impulsionar as mudanças necessárias e refletir os objetivos e visões da Alta Administração. (Edson Carvalho Santos, 2010) 12

13 Indicadores de desempenho - Exemplos
13

14 Atividade a Case Hopi Hari 14

15 Case Hopi Hari a 15

16 Processos Chave Mkt/Operações
Cadeia de Valor - Hopi Hari Brinquedos Teatro Processos Chave Mkt/Operações Cliente Atrações Mkt Vendas Transp. Estac. Recep Saída Pós-Vendas Serv. Missão Visão Estoque Desenv. Alimentação, Lojas Descanso, Quiosques Monit./Manut. Processos Apoio Coml/Operações Segurança/Saúde Operacional Limpeza SAC Processos apoio Financ. RH/ Treinam. TI Juríd. Saúde Segur. Qualid. Audit Comun. Compras Logíst. 16

17 Atividades SWOT – Direcionadores estratégicos Modelo 5 forças – Porter
Desenvolvimento da estratégia Mapa Estratégico – Objetivos Indicadores de Desempenho Case Hopi Hari a 17


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