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Plano de Negócios • Forma de pensar sobre o futuro do negócio: • Onde ir, como ir rapidamente; • O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas.

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1 Plano de Negócios • Forma de pensar sobre o futuro do negócio: • Onde ir, como ir rapidamente; • O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos ; • Pensar Grande, Começar Pequeno e Crescer Rápido;

2 OPORTUNIDADES: • Porque a oportunidade existe e porque o empreendedor e sua equipe têm condições de aproveitá-la; • Como o empreendedor (e equipe) pretende agarrá-la; • Instrumento de negociação interna e externa, para administrar a interdependência; • É mais um processo do que um produto; • Não é o negócio; • Não é imutável; • O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos; Idéias e Oportunidades

3 IDÉIAS • Idéias não são necessariamente oportunidades; • A oportunidade deve se ajustar ao empreendedor; • Características da oportunidade: • Atraente; • Durável; • Tem uma hora certa e; • É ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador; • É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la; • Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde; • Não é questão de usar técnicas, checklists e outro métodos;

4 Idéias e Oportunidades FONTE DAS IDÉIAS • Pesquisa universitária • Olhar nas ruas • Idéias que deram certo em outros lugares • Experiência enquanto consumidores • Experiência no emprego • Mudanças demográficas e sociais • Caos econômico, crises, atrasos • Como usar as capacidades e habilidades pessoais • Franquias

5 Plano de Negócios – Parte I O Negócio (ver perguntas norteadoras, a seguir, para responder e elaborar o texto deste primeiro item) • Identificação do Negócio • Definição do Negócio • Missão • Equipe • Motivação e Oportunidade Produtos e Serviços • Produtos e Serviços • Tecnologia e Processos • Benefícios e Vantagens Competitivas • Preço

6 Plano de Negócios – Parte II Plano Financeiro • Investimentos • Custos com Pessoal (Administração e Produção) • Depreciação e Seguros • Prestadores de Serviços • Despesas Administrativas • Produtos/Serviços/Insumos • Faturamento • Impostos • Origem e Aplicação • Projeção de Resultados • Projeção do Fluxo de Caixa •Vendas Análise do Mercado • Setor • Clientela • Fornecedores • Concorrentes Plano de Marketing • Propaganda • Pontos • Previsão de Vendas Demonstrativos

7 Identificação do Negócio (elaborar um texto que responda estas perguntas) • Aqui você precisará escolher a identidade do seu negócio, quem o formará, como ele será. Faça um texto com base nas perguntas abaixo: - Como se chamará a empresa? - Qual será sua localização? - Qual será o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), inscrições estaduais e municipais da empresa, se existirem? - Sobre o dono do negócio: qual é o seu nome, idade, estado civil, profissão, endereço para correspondência, telefone, ? - Quais os parceiros e sócios do negócio? Explique quanto cada um terá na sociedade, quem serão os diretores e quem assinará documentos e contratos em nome da empresa. - O negócio pode ser classificado como micro, pequena ou média empresa? - Será feita a constituição jurídica do negócio ou será um negócio "informal“? - Será uma empresa individual, sociedade limitada, sociedade anônima, cooperativa, etc.?

8 Definição do Negócio (elaborar um texto que responda estas perguntas)  Descreva o seu negócio, deixando bem claro sua finalidade e seus objetivos.  Qual é o negócio? Qual é o seu objetivo? Ou melhor, para quê ele está sendo criado?  Quais são os produtos/serviços oferecidos?  Como o negócio será montado? Qual o local escolhido? Como será o setor de produção/prestação de serviço?  Se o seu negócio já existia, conte um pouco sobre a sua história: quais foram os momentos mais difíceis? O que foi feito para superar estes momentos? Quais foram as conquistas e vitórias mais importantes? Que mudanças aconteceram ao longo do tempo?  Fale também sobre a venda dos produtos que você já tem: como é a venda desses produtos? Eles são reconhecidos pelo cliente?  Faça um texto resumido e claro, baseado nas perguntas acima.  Este tópico é fundamental para que o leitor entenda o que é o negócio e sinta que ele está bem planejado. Por isso, não aumente nem diminua suas vantagens. A dica é utilizar bom senso e ser realista. Isso mostrará que você está preparado e com os pés no chão“ para montar o empreendimento.

9 Equipe (elaborar um texto que responda estas perguntas)  Fale rapidamente sobre os sócios e sobre os principais funcionários. Qual é a formação, quais são os conhecimentos e as experiências de cada um? Quais serão suas tarefas quando o negócio começar a funcionar?  Para investidores e financiadores, um negócio liderado por pessoas sem experiência e sem capacidade não é um bom negócio. Por isso, mostre o contrário: que você e sua equipe são capazes e têm garra para alcançar o sucesso!

10 Motivação e Oportunidade (elaborar um texto que responda estas perguntas) • Um empreendedor motivado e uma boa oportunidade são fatores decisivos para o sucesso de um negócio. Com certeza, quem estiver avaliando seu plano de negócios estará "de olho" nesses itens. • De onde vem sua motivação? • Por que você escolheu trabalhar por conta própria? • Essa decisão veio de um sonho, de um desejo pessoal? • O negócio tem a ver com o que você gosta de fazer, com suas habilidades e seu conhecimento? • Você e sua equipe estão motivados o suficiente para enfrentar os desafios e dificuldades que virão? • Por que o negócio é um boa oportunidade? • Ele traz alguma inovação, alguma vantagem ao cliente? • Os produtos da concorrência estão deixando a desejar? • Existe uma público não atendido por produtos/serviços como o seu? Seja realista. Fale resumidamente sobre sua motivação e sobre a oportunidade que o negócio representa. Mostre que ele tem grandes chances de dar lucro e que você e sua equipe estão determinados a vencer.

11 Produtos e Serviços (elaborar um texto que responda estas perguntas)  Como é o seu produto/serviço?  Para quê ele serve?  Como será o produto fisicamente (cor, tamanho, gosto, cheiro, formato,...)?  Isso ajudará a vendê-lo?  Como você quer que ele seja visto pelos clientes?  Enfim, descreva neste tópico as principais características do produto ou serviço que você irá oferecer.  Nos próximos tópicos você informará sobre:  Tecnologia e Processos  Benefícios e vantagens competitivas  Preços

12 Tecnologia e Processos  Aqui você deve falar sobre o processo de fabricação do seu produto ou serviço e sobre a tecnologia utilizada. Baseie-se nas seguintes perguntas:  Como o produto será fabricado? Que etapas o envolvem desde a compra de matéria-prima até a venda?  No caso de uma empresa de serviços, como o serviço será prestado, passo-a-passo?  No caso de comércio, como as mercadorias serão compradas, armazenadas e revendidas?  Quem serão os fornecedores (de matérias-primas, insumos, produtos)?  Como será feita a distribuição?  Como será a mão-de-obra empregada em cada uma das etapas que você descreveu?  O produto, ou sua fabricação, utiliza alguma tecnologia especial? Ela foi criada por vocês ou é comprada de outra empresa?

13 Benefícios e Vantagens Competitivas  Vantagem competitiva é aquilo que o seu produto tem que os produtos dos concorrentes não têm. É o que faz ele ser único no mercado.  Pense: por que o cliente escolherá o seu produto, e não o do concorrente?  Que benefícios ele trará ao consumidor?  Quais as suas principais vantagens e características?

14 Preço  O preço é uma importante arma do empreendedor para aumentar suas vendas.  Faça uma análise dos gastos com a produção, pesquise QUANTO as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto/serviço, veja qual é o preço da concorrência. Só depois dê um preço ao seu produto/serviço.  Qual será o preço de venda de seu produto ou serviço?  Você sabe se os clientes estão dispostos a pagar por este preço?  Haverá alguma vantagem sobre os preços da concorrência? Haverá promoções?  No futuro você mudará o preço?


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