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Holcim Brasil S.A. Luiz Otávio Maia Cruz Data: 31/08/2011

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Apresentação em tema: "Holcim Brasil S.A. Luiz Otávio Maia Cruz Data: 31/08/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Holcim Brasil S.A. Luiz Otávio Maia Cruz Data: 31/08/2011
Workshop ABECE 2011 / Concrete Show: Estruturas de Concreto: do projeto a aceitação Verdades e lendas Módulo: Concreteira Holcim Brasil S.A. Luiz Otávio Maia Cruz Data: 31/08/2011

2 1 2 3 4 Agenda Ambiente de Mercado
Visão sistêmica da cadeia produtiva do concreto 3 Modelo de gestão em uma Concreteira 4 Problemas ou oportunidades

3 Consumo de cimento no Brasil Em 2010, atingimos o recorde de 311 kg/hab

4 Fonte: SNIC - Relatório anual 2010
Perfil da distribuição cimento para Concreto Ano 2010 = 18,5 mio t de cimento que equivale a 53,0 mio m³ concreto Fonte: SNIC - Relatório anual 2010

5 Alguns pontos importantes para reflexão do momento atual da Construção Civil no Brasil
Forte demanda por processos Industrializados Aumento da oferta de Crédito é o fator que impulsiona o crescimento no segmento imobiliário Concreto já representa 31% do Consumo total de cimento no Brasil Planejamento não acompanha o ritmo da demanda das obras de infraestrutura Capacitação da mão de obra tem elevado custos diretos e indiretos Forte pressão nos escritórios de Projetos: Quantidade X Planejamento X Tempo X Adequações Processos de gestão necessitam de estabilidade básica de operação (sistema Toyota de produção) MERCADO CADEIA PRODUTIVA

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Visão sistêmica da cadeia produtiva do concreto 3 Modelo de gestão em uma Concreteira 4 Problemas ou oportunidades

7 A complexidade dos problemas atuais exigem soluções sistêmicas
Um objetivo pessoal: “..... A partir da próxima semana vou iniciar uma dieta, .... Preciso perder peso...” ? Em uma empresa: “Estamos atrasados em nosso orçamento, precisamos do esforço de cada um, para trabalhar mais 15 h/mês para conseguirmos aumentar nossa produtividade” ? Uma decisão do poder público: “ Kassab sanciona lei que proíbe o uso de celulares em banco” ? Em uma cadeia produtiva: “ ... Nosso cronograma está atrasado, mudaremos a especificação do projeto para conseguir atender os prazos ....” ?

8 Comunicação, Atendimento, Tipo de produto
Visão Sistêmica da cadeia de decisão do concreto Avaliação dos pontos de defasagem (causas raiz) Demanda Requisitos Projeto Construtora ($) Concreteiras Escopo, Tempo, Valor, Responsabilidades Comunicação, Atendimento, Tipo de produto R$, Tempo, Segurança R$, m³, Mpa, mm Baixa interação com a obra Custo viabiliza o projeto Modelo de contratação com ênfase comercial Confiabilidade Moldagem Aplicação Gestão da Produção Modelo de gestão heterogêneio Capacitação da equipe Escopo do contrato não cobre as necessidades Pontos de defasagem

9 Problemas complexos: “As Causas e efeitos não estão próximos no tempo” Peter Senge
Defasagem Causas Efeitos Custo viabiliza o projeto Aumentar a rentabilidade Qualidade, Retrabalho, + manutenção, + reuniões Modelo de contratação com ênfase comercial Integração de departamentos, simplificação de processos Qualidade, aditivos de contratos, especificação não atendida, + stress para equipe de produção, - produtividade Baixa Interação com a obra Fazer + projetos, custos altos, falta capacitação Erros de execução, Retrabalho, não atende especificação, afeta segurança Confiabilidade Problemas passados, conseguir vantagem comercial, tratamento de commodities Programação X Cancelamentos, Moldagem define futuro, Comunicação de baixa eficiência Modelo de gestão heterogêneo Nível de terceirização, Capacitação, número de eng. por obras, modelo de estagiários, Erros de programação, atrasos de concretagem, qualidade de aplicação, qualidade de aceitação do concreto Escopo do contrato não atende as necessidades Tratamento de commodities, não vê valor do serviço, baixa capacitação, atender órgão financeiro, controlar a concreteira Alta quantidade de conflitos, informações desencontradas, condições de trabalho ineficientes, por vezes a amostra não representa o concreto aplicado Capacitação da equipe Empresas terceirizadas sem requisitos, alto turnover, experiência duvidosa Alto índice de desperdícios, aumenta custo final, contra a segurança, durabilidade e imagem em cheque

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Visão sistêmica da cadeia produtiva do concreto 3 Modelo de gestão em uma Concreteira 4 Problemas ou oportunidades

11 Indicadores importantes de uma Concreteira
Rentabilidade Produtividade equipamentos Serviços de concretagem e tecnologia de concreto Eliminação de desvios que geram retrabalhos Clientes Qualidade e consistência Nível de atendimento Sustentabilidade Licenciamento ambiental Gestão de água, resíduos, pó e barulho Relacionamento com sociedade Pessoas Programa de capacitação continuada Programa de Saúde, Segurança no Trabalho Desenvolvimento pessoal

12 Carregamento / Mistura
Um exemplo do processo de gestão diária de uma concreteira: 5 blocos de gestão com 25 atividades Gestão de Materiais Programação Carregamento / Mistura Transporte Recebimento Seleção fornecedores Recebimento Materiais Controle qualidade Otimização aditivos Otimização Mesclas Programação cliente Plano de concretagem Distribuição Frotas Análise de produtividade Gestão dos despachos Aferição equipamentos Execução programação Controles de pesagem Análise dos ciclos Liberação CBs Ajuste e lacração das cargas Rotograma Avaliação acessos Comunicação instantânea Relatório de Vistoria diária do eqto Posicionamento CB Descarga Amostragem Lavagem CB De acordo na NF

13 Exemplos: Sistemas para controle, homogeneidade, nível de atendimento e maximizar produtividades equipamentos Sistema automatizado de melhorias do Sd Gerenciamento automatizado para despacho, logística e produtividade Internet Despacho Satélites Triangulação da Posição Conjunto de Sensores

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Visão sistêmica da cadeia produtiva do concreto 3 Modelo de gestão em uma Concreteira 4 Problemas ou oportunidades

15 Problemas ou Oportunidades
Devemos satisfação aos nossos clientes Vivemos em uma época única de integração da cadeia produtiva Nosso produto final é e sempre será a obra de concreto de máxima qualidade e sustentável Temos que trabalhar com responsabilidade e em equipe Devemos a cada dia pensar (juntos), como aumentar a produtividade dos nossos sistemas construtivos Devemos valorizar cada vez mais, cada etapa do processo integrado

16 Obrigado!


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