A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!"— Transcrição da apresentação:

1 ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!

2 SITUAÇÕES-PROBLEMA Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática um é consenso: ENSINAR A RESOLVER PROBLEMAS MAS, O QUE SIGNIFICA RESOLVER PROBLEMAS?

3 RESOLVER PROBLEMAS: NÃO É UM CONTEÚDO;
NÃO DEVE ENFATIZAR APENAS CÁLCULOS, CONTAS, NÚMEROS E APLICAÇÃO DO CONTEÚDO.

4 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
É UMA POSSIBILIDADE DE SE CHEGAR A UM RESULTADO POSITIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM É UM MEIO, UMA METODOLOGIA É UM ESPAÇO PARA COMUNICAR IDÉIAS, INVESTIGAR RELAÇÕES E ADQUIRIR CONFIANÇA É UM MOMENTO PARA DESENVOLVER NOÇÕES, PROCEDIMENTOS E ATITUDES EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E DAR-LHE SENTIDO.

5 SITUAÇÕES-PROBLEMA Experiências diárias permitem que as crianças ampliem a capacidade de lidar com vários tipos de situações e solucioná-las O estímulo para a busca de vários resultados e possibilidades de solução favorece a construção de conhecimento, de habilidades e competências.

6 CLASSIFICAÇÃO Para Manoel Oriosvaldo de Moura, prof. da Faculdade de Educação da USP, as situações-problema podem ser classificadas em dois grupos: PROBLEMA DESENCADEADORES DA APRENDIZAGEM PROBLEMAS DE APLICAÇÃO

7 PROBLEMAS DESENCADEADORES DA APRENDIZAGEM
NÃO TÊM SOLUÇÃO IMEDIATA EXIGEM UM PLANO DE RESOLUÇÃO MOBILIZAM CONHECIMENTOS PRÉVIOS PERMITEM A COMPARAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE SÍNTESES

8 PROBLEMAS DE APLICAÇÃO
SOLUÇÃO REQUER APENAS O USO DE ALGORITMOS E SÍMBOLOS. BASTAM REFERENCIAS ANTERIORES PARA A RESOLUÇÃO (MODELOS)

9 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS
COMO TRANSFORMAR UM PROBLEMA DE APLICAÇÃO EM UM PROBLEMA DESENCADEADOR DE APRENDIZAGEM? ATRAVÉS DOS JOGOS

10 ETAPAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
SEGUNDO POLYA: COMPREENSÃO DO PROBLEMA ESTABELECIMENTO DE UM PLANO EXECUÇÃO DO PLANO RETROSPECTO

11 ALGUMAS CRENÇAS COM O TRABALHO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
A criança precisa ter conceitos numéricos. É necessário que a criança seja leitora. As crianças precisam ter antes conhecimento sobre operações e sinais matemáticos.

12 PORÉM: A resolução de problemas é uma metodologia transversal a todos os eixos de trabalho da Matemática (Números, Geometria, Medidas e Tratamento da Informação)

13 PORTANTO: Não saber ler ou escrever não é sinônimo de incapacidade de ouvir e pensar, portanto as crianças nunca são pequenas demais para resolver problemas. Os alunos devem ser estimulados a utilizar o desenho e a expressão pictórica na busca pela solução de um problema.


Carregar ppt "ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google