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Capítulo 5.  O S&OP, ou Planejamento de Vendas e Operações, é um melhor planejamento de vendas e produção, baseando-se no balanceamento entre demanda.

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1 Capítulo 5

2  O S&OP, ou Planejamento de Vendas e Operações, é um melhor planejamento de vendas e produção, baseando-se no balanceamento entre demanda e disponibilidade do produto.  Benefícios esperados com o S&OP:  Melhorias nos custos enquanto níveis de estoque e custo de produção;  Melhorias nos níveis de serviço aos clientes enquanto disponibilidade dos produtos, nível de cumprimento dos prazos de entrega;  Redução de produtos obsoletos.

3  O planejamento das estratégias de manufatura em conjunto com as estratégias de marketing, de finanças e de pesquisa e desenvolvimento devem estar alinhadas entre si e coerentes para obter vantagem competitiva.  Necessidades de venda = planos de vendas detalhados por produto.  Plano de produção = plano mestre de produção (MPS)  MPS = plano de necessidades de material (MRP)  Do MRP são feitas as “explosões” dos módulos de compras e de controle de chão de fábrica (SFC)

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5  Levantamento de Dados: levantamento de dados ocorridos no mês anterior;  Planejamento de Demanda: instrumento do plano de vendas para os próximos meses. Deve-se considerar:  Variáveis de mercado anteriores podem afetar vendas futuras;  Dados históricos de vendas;  Concorrência e seu comportamento;  Ações comerciais que afetarão a demanda futura, como promoções, campanhas de marketing;  Informações do mercado e do cliente;  Dados econômicos;  Lançamento ou reposicionamento de produtos.

6  Planejamento de Produção e Suprimentos: elaboração de alguns planos alternativos de produção que possam o plano previsto de vendas;  Reunião Preliminar de S&OP:  Quando: logo após as etapas anteriores;  Participantes: gerentes das áreas envolvidas;  Objetivo: o balanceamento entre vendas e produção;  Discussões alternativas: 1) solução consensada entre os próprios integrantes; 2) elenco de alternativas e respectivas avaliações dos impactos financeiros que serão apresentadas na reunião executiva.

7  Reunião Executiva do S&OP:  Participantes: alta gerência das áreas envolvidas;  Objetivos: construção. É uma reunião de aprovações, decisões e acompanhamento;  Quando: no terceiro dia útil para que haja tempo de as eventuais decisões de curto prazo surtirem efeito.  Desagregação para o MPS e Níveis Inferiores: o plano de produção agregado decidido na reunião executiva é transformado no plano de produção semanal de produtos acabados. Esse plano deve ser confrontado com a capacidade disponível da fábrica para confirmar sua viabilidade.

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9  Áreas integrais trabalhando de forma integrada e com comunicação inter-áreas;  Comprometimento da alta gerência da empresa;  Definição de um patrocinador pelo processo;  Planejamento das reuniões com agenda estruturada;  Dinâmica dessas reuniões;  Suporte tecnológico;  Monitoramento de desempenho.

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